Início -> Discursos

Tempo dos Blocos Florêncio Neto

07 de agosto de 2025

Download do audio
Transcrição

O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO (sem revisão do orador) – Senhora Presidente, Iracema, Senhores Deputados, galeria, imprensa, aqui presente. Senhores Deputados, eu confesso que não viria, Deputado Davi, a esta tribuna tratar da temática PSB. Porque ao pensar no que falar desta tribuna sobre este tema, Deputado Aluízio, ficava a me perguntar como explicar o inexplicável. Esta talvez tenha sido, ao longo desta minha curta trajetória, verdade, uma das decisões políticas mais ininteligíveis que eu já me deparei. E digo isso, porque o partido do qual ainda faço parte, é bem verdade, não sei até quando, que tem bandeiras históricas ligadas à luta pela melhoria de vida do povo, igualdade das classes, pelo combate à pobreza, este partido histórico, importante, em todo o Brasil, ele destitui simplesmente, não governador, e aqui eu não quero falar da figura do governador, que por si só já seria algo difícil de explicar, você tirar do comando de um partido, um Governador de Estado. Mas estou falando de tirar do PSB um Governador que criou o Programa mais revolucionário no ataque direto à pobreza. O PSB, quando tira o Governador Carlos Brandão, talvez diga e sinalize, Deputado Antônio, de que o Maranhão Livre da Fome, é um Programa que não coaduna com as bandeiras socialistas que tanto reza o nosso Partido. E aí, Deputado Ricardo, isso eu acho um erro estratégico. E é por isso que eu falo que, a meu ver, é uma decisão ininteligível. Governador Carlos Brandão, responsável por construir um Partido forte, numericamente, a maior Bancada da Assembleia, a maior Bancada da principal Câmara do Estado do Maranhão, que é a Câmara Municipal de São Luís, Partido que tem Presidência da Assembleia, Presidência da Câmara Municipal de São Luís, Partido que tem o Governador, Partido que o Governador assumiu e multiplicou por algumas vezes o número de Prefeitos, e ainda assim, ainda assim é um Partido que entendia, ou sabe-se lá se é o Partido mesmo que entendia ou não, que não merecia o Governador Carlos Brandão estar à frente dessa sigla que é tão importante, que todos nós, Deputados, nos elegemos e vinham exercendo o nosso trabalho aqui no Poder Legislativo. Eu apenas para contemporizar e me lembrar de uma lição que aprendi lá na minha casa, Deputada Cláudia, ainda muito jovem, diante de uma situação que eu não entendia por que alguém havia feito aquela escolha, a minha mãe me disse: “Meu filho, não esquenta a cabeça, tem gente que gosta da casca e outros da banana. E aquela lição me pareceu, Deputado Aluízio, inteligente, porque eu já vi gente que fica raspando a casca da banana, não é? E uns gostam mais da banana. Então, aquela lição ali me ensinou que algumas decisões simplesmente talvez não devamos tentar explicar. Algumas decisões simplesmente, Deputado Antônio, alguns perdem para outros ganhar. Eu tenho absoluta certeza de que a maneira pujante que o Governador Carlos Brandão conduziu o PSB até aqui servirá e servirá muito bem…

O SENHOR DEPUTADO RICARDO ARRUDA – Deputado Florêncio, antes de V. Exa. concluir, me permite um aparte.

O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Já passo a V. Exa., Deputado Ricardo, o aparte. Essa perda e esse espírito que o Governador Carlos Brandão tem de avançar nas trincheiras políticas, eu tenho certeza de que, se não serve ao PSB, servirá muito a um outro partido. Passo a palavra, concedo aparte ao Deputado Ricardo Arruda.

O SENHOR DEPUTADO RICARDO ARRUDA (aparte) – Deputado Florêncio, na minha fala, no início desta Sessão, eu trouxe a questão do caráter antidemocrático dessa decisão do PSB, na medida em que não ouviu os Parlamentares que compõem esta Casa, assim como a grande base partidária construída em grande parte pelo próprio Governador Carlos Brandão. V. Exa. está trazendo agora outra questão, que é a incoerência, muito oportuna sua intervenção no sentido de mostrar incoerência. Mas eu queria aqui também, Deputado, com base nas falas que me sucederam, colocar também como a inverdade da narrativa que está sendo construída com relação a essa traição. O Deputado Othelino agora há pouco falou com relação a questão de o Governador Carlos Brandão não estar presente na reunião da Executiva Nacional em que foi escolhido o Presidente João Campos, mas, olhando aqui o próprio site do PSB Nacional, psb40.org.br, o próprio site dá notícia dessa viagem do Governador Carlos Brandão a Paris, falando das grandes pautas que ele tratou lá, dentre elas a questão do reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial e a questão também de busca de investimentos na área de petróleo e gás. Ou seja, ao mesmo tempo em que acontecia a reunião, a posse da Executiva Nacional, o próprio partido reconhecia a importância das agendas que o governador estava tendo na Europa. Então, veja, nós temos aqui o caráter antidemocrático da decisão, a incoerência que V. Exa. está demonstrando com muita clareza, com muita transparência. E aqui eu quero trazer esse ingrediente adicional, tentando colocar aquele que foi traído pela direção nacional do partido como se ele fosse o responsável por essa medida antidemocrática e autoritária que foi tomada não só contra o Governador Carlos Brandão, mas com a imensa maioria dos membros do partido aqui no Estado. Muito obrigado, Deputado.

O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Agradeço, Deputado Ricardo Arruda, o pronunciamento, o aparte de V. Exa. Peço que seja incorporado ao meu. E isso é compreensível, porque, como eu falei, diante de uma decisão ininteligível, que nós podemos reunir aqui os mais experientes políticos, Deputados, cientistas políticos. Se nós reuníssemos, fizéssemos, Deputado Antônio, Deputada Helena, um simpósio reunindo os principais cientistas políticos do Brasil para que eu fizesse essa discussão e entendesse qual o motivo verdadeiro da destituição do Governador Carlos Brandão do comando do PSB, muito provavelmente nós passaríamos um dia, dois dias, e duvido muito que esse dilema fosse desvendado.

O SENHOR DEPUTADO ANTÔNIO PEREIRA – V. Exa., quando possível, concede aparte?

O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Pois não, aparte concedido a V Exa.

O SENHOR DEPUTADO ANTÔNIO PEREIRA (aparte) – Obrigado, Deputado Florêncio Neto. Primeiro, dois pontos, Florêncio. Primeiro em relação à questão, eu acho que, se o atual Ministro Flávio Dino estivesse ainda Senador da República, nada mais natural de que ele continuasse sendo o presidente do PSB do Maranhão, pela história que ele tem com o partido. Mas, uma vez que o ministro não pode mais exercer tais ocupações, naturalmente se passou para o Governador do Estado, que também eu acho que é uma coisa também natural, saiu de um caminho natural para outro caminho natural, e não estaria acontecendo isso que está acontecendo hoje. Em relação ao que o Deputado Othelino, com todo respeito à sua opinião, que o governador está aparecendo agora para o Brasil, quem realmente é o Governador Brandão. Eu acho que primeiro aparece para o Maranhão quem realmente é o Governador Carlos Brandão, é só ver os índices de aprovação que o governador tem em todo o Estado do Maranhão. Eu acredito que nós estamos construindo um grande Estado, apesar de que outros acreditam que não. Eu acho importante que nós, representantes das mais diversas regiões do Estado do Maranhão, continuemos, como V. Exa. mesmo falou, divulgando aquilo que o governo faz, porque o governo faz todos os dias. E o Brasil, sim, tem descoberto que o Governador Carlos Brandão é um grande governador, e acredito que a partir de agora vai descobrir mais, porque agora nesse embate vai aparecer muita coisa, porque há um planejamento aqui que eu estou sentindo muito parecido com 2014, que você cria um grupo jurídico, você cria um grupo de imprensa e faz as coisas repercutirem aqui dentro da Casa. E nós temos que também fazer a nossa parte. Isso é política. Essa questão do PSB é importante? É uma questão importante, mas não é a questão mais importante, porque tantos partidos que hoje compõem o Governo, e que continuarão compondo o Governo, mas mais importante que os partidos, são as pessoas, as lideranças que estão junto com o Governador Carlos Brandão. Como Vossa Excelência muito bem colocou, nós vimos ali a ONU dizendo que o Brasil saiu do mapa da fome do mundo, foi assim, não foi assim? Nos dias? e eu tenho a absoluta certeza de que o Governador Carlos Brandão, ajudou a tirar o Brasil do mapa da fome, pelo programa que ele fez, e pelo que ele faz pelo Estado do Maranhão. Então há, existe, há de existir, existe a compreensão do povo do Maranhão, Deputado Othelino, que o Governador é um grande Governador, tanto a nível do Estado e há também o reconhecimento, e vai haver ainda mais o reconhecimento em nível nacional. Então, esta narrativa está sendo construída, para se desconstruir, até para fazer não sei o quê, em relação ao governador, mas esta narrativa, nós vamos combatê-la aqui e vamos colocar a narrativa de verdade, é que o governador é um grande governador para o Brasil e para o Maranhão.

O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Agradeço, Deputado Antônio, peço também que seja incorporado ao meu pronunciamento, e virei, Antônio, como realmente gostaria de vir aqui hoje falar disso, de 34.000 maranhenses atendidos só este ano em mutirões, Presidente Iracema, de 12.000 óculos já distribuídos este ano.

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Libere o som para o Deputado concluir.

O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Peço que, eu já vou concluir, mas só para que eu não, não utilize o tempo que não me é devido, peço que Vossa Excelência acrescente o Tempo da Liderança.

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Mas Vossa Excelência ainda tem tempo, é que nós ainda não estamos nos acostumando com o painel, da mesma forma que fiz com o Deputado Carlos Lula, mas vou acrescentar o Tempo na Liderança, sem nenhum problema.

O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – É porque talvez, Presidente, eu estou me preparando, porque eu não sei se no porvir, ainda vou ser líder do PSB. Então, quero aproveitar este direito que me é assistido dos cinco minutos de Liderança, Deputado Catulé, mas agradeço aqui. Agradeço aqui, já estou concluindo, mas como vinha dizendo, eu queria ocupar esta tribuna para isso, para fazer estes registros, para falar que dia nove vou estar com o governador entregando um sonho da cidade de Penalva, a estrada que liga ao povoado Jacaré, o primeiro trecho de 9 km feito em 60 dias, praticamente, tempo recorde. Da nova praia da Baixada, praia de Itapeua, Deputado Ricardo Arruda, lá na minha querida cidade de Cajapió. Eu queria falar desses avanços que todos nós temos nos orgulhado muito e que com a nossa capacidade de comunicação, certamente, tenho certeza de que será a faceta verdadeira que terá conhecimento o Brasil e o Maranhão do Governador Carlos Brandão. E para concluir a minha fala, me despedindo, quero fazer um alerta, desejar boa sorte à nova direção do PSB, ao mesmo tempo em que faço um alerta. O PCdoB, até ontem, era um partido muito robusto no Maranhão, se afastou do Governador Carlos Brandão e diminuiu. Eu desejo que a nova direção do PSB não cometa e não vá pelo mesmo caminho. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos nós!