Início -> Discursos
Tempo dos Blocos Florêncio Neto
26 de agosto de 2025
Transcrição
O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO (sem revisão do orador) – Senhora Presidente Deputado Iracema, Senhores Deputados, Deputada Ana do Gás, servidores, imprensa, aqueles guerreiros que até as 1h21m lutam contra a fome, aquela fome que bate na gente. Meio-dia, o cabra do interior almoça cedo, 11h30, meio-dia está almoçando. Mas quero até parabenizar Vossas Excelências pela consideração em estar aqui conosco acompanhando essa sessão, mesmo com o adiantado da hora. Mas era necessário, Senhora Presidente, que eu viesse a essa tribuna reestabelecer verdades, porque inverdades quando ditas de maneiras reiteradas tendem a passar a falsa percepção de que aquilo é a verdade. E é nítido o incômodo que causa a iminente realidade e concretização desse Projeto “Tô Conectado”. E venho aqui, nesse momento, falar especificamente sobre os tablets. Falar sobre precificação, inclusive, de tablets. Esse preço, eu tive cuidado, preocupado com a grave denúncia trazida pelo Deputado Rodrigo Lago. Eu tive o cuidado de me dirigir ao Secretário Guilbert, que é o responsável por essa questão, por esse processo licitatório. E tive o cuidado de falar com o Secretário Guilbert, que me trouxe algumas informações que considero relevantes compartilhar com o povo do Maranhão. Primeiro que esse processo licitatório citado lá do estado do Ceará remonta ao ano, Deputado Ricardo, de 2022. E infelizmente, no Maranhão, no Brasil e no mundo há, sem dúvida nenhuma, o impacto, Deputado Ricardo, ano a ano, do fenômeno inflacionário, da inflação que certamente atinge a todos nós. Portanto, muito obviamente fazem uma dedução de que o preço de um processo licitatório feito em 2022 não poderia ser igual ao preço de um processo licitatório feito nos dias de hoje, por conta também desse fenômeno inflacionário que eu falei aqui, Deputado Ana do Gás. Outra questão que o nosso secretário me deixou muito claro quanto às suas informações é de que as especificações técnicas dos tablets do estado do Ceará são diferentes das especificações técnicas, Deputado Ricardo, dos tablets que serão entregues pelo Governo do Maranhão. Eu não tenho lugar de fala para falar como técnico dessa área de tecnologia, mas o processador e outras ferramentas que permitem uma melhor navegabilidade desses tablets aqui entregues ao Maranhão são diferentes daqueles tablets licitados no estado do Ceará.
A SENHORA DEPUTADA ANA DO GAS – Depois V. Exa. me concede um aparte.
O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Um minutinho, Deputada Ana, e já lhe concedo o aparte.
A SENHORA DEPUTADA ANA DO GAS (aparte) – Deputado Florêncio, Vossa Excelência traz, de fato, uma pauta com muito cuidado. E ao analisar o portal do Ceará também, lá eles falam de vários modelos de compra, e Vossa Excelência sabe que hoje um celular, quando ele é lançado, lança um, lançam dois, lançam três, é preciso também na informação, quando ela é repassada, ter esse cuidado. Eu sei que o Deputado Rodrigo Lago é uma pessoa que tem uma busca de alcance assim muito além, e é preciso que ele traga também aqui os valores, porque quando ele fala dos xing ling, ele classifica a qualidade dos tablets entregues, que vão ser entregues para todos os alunos da rede estadual pelo nosso Governador Carlos Brandão como a pior categoria. E eu acredito que a Multilaser é uma empresa que responde pela qualidade dos seus produtos. Todos esses produtos tecnológicos, acho que de seis em seis meses, de ano em ano, eles vão mudando de série, porque vão ficando cada vez mais avançados, e é preciso que a gente traga essa informação como V.Exa. está trazendo agora, com responsabilidade. Está no site do Ceará. Quem quiser olhar pode olhar lá a informação de vários modelos. Então isso traz a diferença de preço de 400, 500, 600, como V. Exa. está trazendo aqui que o nosso Governador buscou os tablets mais avançados para os nossos alunos, que merecem uma qualidade de ensino cada vez melhor. Eu fico feliz do seu pronunciamento poder esclarecer mais claramente, não só dizer “Ah! O do Ceará é 400; o do Maranhão é 600.” Mas dentro desse processo existem as informações cabíveis do nível de tablet, do avanço dele. Parabéns, Deputado Florêncio, porque Vossa Excelência traz mais clareza a essa informação, que pode ser distorcida para os nossos alunos e para o povo do Maranhão.
O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Eu agradeço.
O SENHOR DEPUTADO RICARDO ARRUDA – Deputado Florêncio, quando Vossa Excelência puder…
O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Logo em seguida, eu vou conceder aparte a Vossa Excelência. Deputada Ana, eu agradeço a participação, por colaborar com a nossa fala aqui, hoje. E ressalto que esse processo licitatório iniciado em 2022, essa ata já estava vencida para adesão ainda no ano de 2024. E, assim, só para que a gente deixe bem claro acerca da transparência, da vantajosidade, da economicidade desse processo licitatório feito aqui no Estado do Maranhão acerca da contratação desses tablets, nós já temos solicitação, Deputado Ricardo, formal, tanto do estado do Ceará quanto do estado da Bahia, solicitando a adesão a essa ata aqui no Estado do Maranhão, ou seja, dois estados. Inclusive o estado do Ceará, que já iniciou esse processo em 2022, solicita formalmente ao Estado do Maranhão, Deputado Ricardo Arruda, a adesão a esta ata vigente agora no Estado do Maranhão. Portanto, é importante a nossa vinda aqui, hoje, para que a gente possa falar de verdades e no programa que dá certo e vai dar muito certo. Eu concedo o aparte ao Deputado Ricardo.
O SENHOR DEPUTADO RICARDO ARRUDA (aparte) – Deputado Florêncio, era justamente essa informação que eu ia trazer a sua fala, mas Vossa Excelência já antecipou. É exatamente isso, quer dizer, o próprio estado do Ceará, que vem sendo citado aqui na fala do Deputado Rodrigo, dos deputados que antecederam ele, está aderindo ao processo licitatório do Maranhão. Isso também é indicativo de duas coisas: primeiro, que o preço praticado nesse certame está condizente com a realidade de mercado, senão os outros dois estados não se interessariam por ele; e segundo, que esse processo foi conduzido também de forma adequada, porque, mais uma vez, os outros estados não fariam isso caso o processo não fosse lícito, não fosse competitivo da forma como tem que ser. Eu fui Secretário de Administração da minha cidade, Grajaú, durante seis anos, e as vezes em que nós optávamos por aderir a uma ata, nós o fazíamos exatamente nessas circunstâncias, quando nós observávamos que uma licitação vigente tinha uma origem referenciada, ou seja, de um órgão governamental que trouxesse segurança para essa adesão e que o preço praticado fosse um preço compatível com a realidade de mercado. E trago uma informação adicional também, Deputado, só para complementar o meu aparte, que o processo licitatório é conduzido, em sua maioria, por servidores concursados do Estado. Então, colocar sob suspeição o processo de licitação do Estado está se também colocando sob suspeição a conduta de servidores públicos. Então, parabenizo Vossa Excelência por sua fala e por restabelecer a verdade com relação a esse assunto. Muito obrigado, Deputado.
O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Eu agradeço, Deputado Ricardo, o aparte. Deputado Rodrigo também quer fazer um aparte.
O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO (aparte) – Deputado Florêncio, Vossa Excelência disse que falou com o Secretário Guilbert. Eu fico assim espantado com o que tem ocorrido no Governo, porque eu fiz um pedido. Está aqui, eu vou dar a Vossa Excelência, um pedido feito por um sistema de acesso à informação, inclusive implementado por mim no início do Governo Flavio Dino em 2015, que funciona e está aqui, é um documento público. Eu fiz o pedido no dia 15 de maio de 2025. Eu pedira só a disponibilidade de Vossa Excelência, porque eu posso até dispensar…
A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE- Vou deixar Vossa Excelência falar, porque, inclusive, quero comunicar à Deputada Ana do Gás, que também está inscrita para o Expediente Final, que nós vamos encerrar a sessão no horário. Eu vou conceder o seu minuto.
O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO – Eu fiz um pedido, Deputado Florêncio, no dia 15 de maio de 2025, às 17 horas e 17 minutos. O prazo para a Secretaria de Administração disponibilizar essa informação que eu requeri, se encerrou no dia 4 de junho. E era até uma informação que está disponível instantaneamente para a Secretaria, porque o processo foi eletrônico. Então, bastava a Secretaria determinar: disponibilize ao cidadão que está requerendo, seja ele Deputado, seja ele de Oposição, de situação. E talvez se tivesse o governo fornecido informações, isso tudo estaria às claras, agora, não podemos impedir, Deputado Ricardo Arruda, com todo o respeito, que os atos do Governo Carlos Bandão não possam ser criticados. Eu tenho que presumir a legalidade de todos os atos, só porque foram praticados por um servidor público. Porque o que esconde o secretário Gilbert nesse processo, será que houve direcionamento da Licitação? Será que a Licitação foi encaminhada, produzida já para ser vencida por essa empresa. Aliás, eu vou trazer esse tema no que diz respeito à Secretaria de Cultura, de Licitação Dirigida. Mas vamos tratar disso num momento adequado, porque na SINFRA, por exemplo, eu tive que entrar na Justiça para conseguir uma informação. E por que o governo esconde? Porque o Governo impôs os atos secretos da EMAP, se Vossa Excelência conseguiu esse processo, eu faço um apelo à Vossa Excelência, encaminhe para mim esse processo, para que a gente faça análise. Agora o governo torna todos os seus atos secretos e ninguém pode questionar, e aqui só se pode aplaudir os erros do governador. E fica para o final só o desafio, será que os alunos da rede pública estadual estão mentindo nas redes sociais. Porque o que mais vimos ontem e anteontem foi só os vídeos rodando do tal evento no Castelão. Eram brigas, eram alunos passando fome, alunos gritando, pedindo socorro, pedindo ajuda. Eram mentirosos os vídeos, foram fabricados por inteligência artificial, acho que o governo tem que encarar a verdade, e quando o governo erra tem que pedir desculpa. É assim em toda a democracia, é assim num governo que realmente preste contas para a sociedade, e não ficar tornando os seus atos secretos para esconder a verdade do povo do Maranhão. Então é esse o apelo que eu faço à Vossa Excelência, que pegou esse processo, que compartilhe conosco aqui na oposição.
O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Deputado Florêncio.
A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Liberação para o Deputado Florêncio, por favor!
O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Agradeço o aparte do Deputado Rodrigo e concedo o aparte do Deputado Neto Evangelista.
O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA (aparte) – Deputado Florêncio, só eu queria compreender aqui um pouquinho o Deputado Rodrigo trouxe a informação de que os tablets que foram comprados no Maranhão são mais caros do que os tablets que foram comprados no Estado do Ceará, iniciado uma licitação no ano de 2022. Até aqui eu estou correto?
O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Pode dar sequência, até agora o senhor está correto.
O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – Que os tablets do Maranhão seriam os mesmos tablets do Ceará. Até aí eu estou correto também? Só que o que V.Exa. traz aqui é algumas informações, que me preocupou com o que eu ouvi do Deputado Rodrigo, é de que primeiro; os tablets não são os mesmos, exatamente não é o mesmo tablet?
O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Tem especificações técnicas diferentes, os tablets que serão fornecidos no Maranhão e que foram fornecidos e são objeto dessa licitação de 2022 no Estado do Ceará.
O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – E que na nova Ata que foi feita pelo Estado do Maranhão, o Governo do Estado do Ceará pediu já para aderir?
O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – E o estado da Bahia também.
O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – Eu não estou entendendo. Desculpa se a minha questão cognitiva não está permitindo eu entender isso. Então, tudo o que o Deputado Rodrigo colocou, então, não procede?
O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Deputado Neto.
O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – Não procede. Então é tudo mentira?
O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – V.Exa. concluiu seu aparte? E eu vou dar minha impressão sobre as suas dúvidas.
O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO – Senhora Presidente, só uma questão de ordem. Eu fui citado pejorativamente pelo Deputado Neto e eu pediria a palavra assim que V.Exa. me fornecer.
O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – Eu realmente estou sem conseguir compreender, aí o Deputado Rodrigo falou aqui fora do microfone, é porque o Estado não forneceu informação. Quer dizer, se não fornece informação, coloca uma outra informação que não é verídica? Eu estou sem conseguir compreender ou esse debate aqui, está aquele que eu falei aqui agora há pouco na tribuna no Pequeno Expediente, de que todo modo querem apenas denegrir a imagem do governador, inclusive com informações falsas. isso é preocupante, aí é preocupante, aí é preocupante. A gente dá uma informação desse nível aqui, que não procede, que é mentirosa. Aí assim realmente é muito preocupante, porque passar uma informação para a população que não procede. Eu não sei que nível de debate, que nós vamos entrar aqui na Assembleia Legislativa, mas, eu acho que eu consegui compreender e não queria entender por que não imaginei que o Deputado Rodrigo pudesse passar uma informação dessa. Mas enfim, só lamento ao tempo em que comemoro junto com os estudantes a entrega destes tablets.
O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Deputado Neto, eu agradeço o aparte de vossa excelência e ao iniciar minha fala hoje aqui na tribuna, pedi inclusive desculpa aos que, assim como eu, são acostumados a almoçar às 12h30, mas era importante a minha vinda aqui para que a gente pudesse restabelecer essas verdades. E quanto as suas dúvidas, Deputado Neto, eu sinceramente tentando também chegar a alguma conclusão, eu acho que é a obsessão em torno do Governador Carlos Brandão que tem feito até colegas que tem um nível de conhecimento admirável, que tem uma trajetória baseada em coerência, em correção, passar do ponto. O debate, o contraditório, a oposição, tudo isso é salutar e é do nosso ofício e precisa existir aqui, mas eu venho alertando, há algum tempo, para que a gente mantenha coerência, temperança, para que a gente tenha cuidado ao trazer as informações aqui. Eu quero particularmente fazer um desagravo ao Governador Carlos Brandão, que vem sendo reiteradamente, tendo a sua imagem maculada aqui dessa tribuna da Assembleia. Hoje, aconteceu um negócio que eu particularmente, a mim me incomoda muito. Deputado Rodrigo, em tom jocoso, fez piada inclusive do inglês do Governador Carlos Brandão. Onde é que a gente está chegando? Será que esse é o debate que o povo do Maranhão quer ouvir hoje aqui nessa tribuna? Se o Governador do Maranhão fez as suas aulas de inglês quando ele nasceu na década de 50, na longínqua sertaneja Colinas, lá tinha curso de inglês, Deputado Neto, e esse discurso de inglês que aparentemente envergonha alguém, para mim me salta os olhos, porque foi numa defesa lá na Unesco, onde só podia ser feito pronunciamento em inglês, Deputado Neto. E ele se desvencilhou de vaidade, ele correu o risco de cair no erro, porque ele realmente não é fluente em inglês, e até onde eu sei isso não tem problema nenhum, e ele foi lá e defendeu, e Barreirinhas ganhou o título de patrimônio, mesmo com o inglês cambaleante do Governador Carlos Brandão. E é isso que de novo peço aqui nessa tribuna, que a gente tenha os debates. Vai ser normal, mas que a gente respeite o nível adequado que pede um Parlamento e de que espera de todos nós o povo do Maranhão. Eu, da minha parte, mais uma vez reitero, esse programa é um divisor de águas. Todos nós vamos nos orgulhar muito ainda de termos participado disso tudo aqui. Todos nós vamos nos emocionar muito, Deputado Neto, porque a gente não faz política apenas aqui no Plenário, a gente faz política lá da base, Deputado Ricardo. E nós vamos nos orgulhar muito quando a gente chegar nesses povoados mais distantes do Maranhão e tiver um jovem tendo acesso à democratização do conhecimento, utilizando um tablet do Programa “Tô Conectado”. E nessa hora, dá orgulho de ser Deputado, Presidente Iracema. Nessa hora, dá orgulho de ter um governador, que se não tem a maior capacidade intelectual da história e o maior nível de doutorado da história, mas tem um dos corações, Deputado Davi, mais sensíveis que eu já vi governando esse Estado. Muito obrigado, Presidente.