Início -> Discursos

Tempo dos Blocos Glalbert Cutrim

14 de agosto de 2025

Download do audio
Transcrição

O SENHOR DEPUTADO GLALBERT CUTRIM (sem revisão do orador) – Bom dia, Senhores Deputados, Senhoras Deputadas, Presidente Iracema, todos que nos acompanham pela TV Assembleia, galeria, imprensa, todo o povo do Maranhão. Ouvi atentamente o querido amigo Deputado Rodrigo Lago falando sobre a educação do nosso Estado. Primeiramente, Deputado Rodrigo, eu acredito que V. Exa. queria ser uma mosquinha para estar lá na reunião do STF, para saber o que realmente o que o Governador Carlos Brandão pautou. Já lhe dou aparte, antes de começar a discussão.

O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO (aparte) – Deputado Glalbert, eu não queria ser mosquinha. Eu acho que nós temos que compreender a importância de momentos da nossa história. E é isso que falta ao Governador Carlos Brandão. Ele ocupa a principal cadeira do Maranhão, aquela que tem o poder, que pode sim transformar a vida das pessoas, mas tem que transformar para o bem. Eu estou me baseando nos releases que o próprio governo mandou para a imprensa. Toda a imprensa alinhada ao governo divulgou a pauta da reunião. Eu não vi o governador divulgar, o mesmo governador que, na sexta-feira, solta um uma manifestação na rede social dizendo que o recurso já estava na conta do Estado e não estava. Ele mentiu. Eu repito, o governador mentiu. O recurso não estava na conta do Estado, mas ele solta essa informação, gerando ansiedade de 43.000 professores ou herdeiros de professores. Cadê a sensibilidade desse Governador? Eu não queria ser mosquinha para estar em canto algum. Eu queria ser um cidadão maranhense que pudesse bater no peito e se orgulhar do Governador que ocupa a cadeira do Palácio dos Leões. Infelizmente, esta não é a realidade. E os releases encaminhados pela Secretaria de Comunicação do Governo só tratam das vagas a serem ocupadas no Tribunal de Contas. O Governador não disse: “Estou aqui na Presidência do Supremo pedindo agilidade no pagamento dos professores”. Porque não foi isso que ele foi fazer ali, todo mundo sabe disso. Muito obrigado, Deputado Glalbert.

O SENHOR DEPUTADO GLALBERT CUTRIM – Deputado Rodrigo, nem comecei a falar e Vossa Excelência já pediu uma parte, eu já até lhe dei. Mas eu quero lhe dizer que eu tenho orgulho, eu tenho muito orgulho. Eu tenho orgulho de fazer parte de um grupo político e ser coordenado, chefiado pelo Governador Carlos Brandão, no momento que ele vai ajudar os municípios a ter transporte escolar de melhor qualidade para transportar os nossos alunos. Eu tenho orgulho de fazer parte de um grupo, de um governo onde ele as limitações de refeições que nós estavam tendo e melhorou a qualidade das refeições, está melhorando no nosso estado. Eu tenho orgulho também de saber, Deputado Rodrigo, que esse programa chamado Refeição de Verdade para Mentes Brilhantes, que está dentro do Educação de Verdade, irá atender 247.180 alunos do nosso Estado e aí incorpora educação básica da rede pública estadual, das modalidades AEE, EJA, Fundamental, Médio, Quilombolas e anexos. Eu tenho muito orgulho de fazer parte disso, ao contrário de querer jogar determinados grupos, determinados segmentos contra uma gestão que liga todos os dias para o povo do Maranhão. Eu tenho muito orgulho também, Deputado Rodrigo, de saber que só do transporte escolar serão beneficiados diretamente 56.000, em média, 56.220 alunos. São coisas que eu realmente me orgulho de fazer parte desse governo. E na verdade, na verdade, nem tudo que a gente fala em uma reunião a gente precisa expor. O governador não precisa o que ele fala com todos os prefeitos, líderes políticos, todas as pessoas que ele recebe, ele precisa ir para uma rede social e dizer. Assim como Vossa Excelência ou qualquer um de nós aqui, como tratamos com o líder político do nosso gabinete, a gente não vai dizer na rede social 100% do que a gente conversou. Então, eu quero vangloriar o que de verdade está acontecendo na educação do Maranhão. Existem escolas com problemas, existem, Deputado Júlio. Como existiu em 2015, como existiu em 2019, quando assumiu novamente o outro governo, como existiu também em 2023.

O SENHOR DEPUTADO ANTÔNIO PEREIRA – Vossa Excelência, quando possível, permite um aparte?

O SENHOR DEPUTADO GLALBERT CUTRIM – Por gentileza, Deputado Antônio Pereira.

O SENHOR DEPUTADO ANTÔNIO PEREIRA (aparte)   – Obrigado, Deputado Glalbert Cutrim, eu quero apenas fazer aqui uma colocação que julgo importante, porque, às vezes, aqui parece que há uma campanha ampla, profunda e estreita para de terra arrasada em relação ao nome do nosso governador. Eu já conheço esta história aqui na Casa da Assembleia. Isso é preparando o momento para outros momentos. Então, são palavras muito fortes: “mente”. Graças a Deus, teve um momento que se falava aqui em traidor, e eu fiz algumas colocações e retiramos essa palavra deste plenário. Bom, tudo depende do referencial, porém aqui o nosso Deputado ilustre e excelente, porque tem excelência, Rodrigo Lago, diz que o Governador mente quando diz que o recurso dos precatórios da educação estão numa conta. Estão, sim, numa conta. Depositado numa conta judicial, bloqueado, sim, mas numa conta judicial, vinculada, naturalmente, ao Estado, porque tem que ser uma conta judicial, aguardando uma decisão judicial. Se eu estiver enganado, que Vossa Excelência possa me corrigir, mas o que eu sei é que existe o recurso, está numa conta judicial bloqueado, me parece, carecendo, para que possa fazer o pagamento, de uma decisão do Supremo. Então, esta é a questão. O Governador não mente. O Governador faz uma colocação e aí vem a Oposição e faz a sua interpretação enquanto Oposição. Era esse o registro que eu queria contribuir com a discussão aqui.

O SENHOR DEPUTADO GLALBERT CUTRIM – Eu já ia tocar nesse assunto, Deputado Antônio, e era o último assunto que eu ia tocar, mas corroborando com o seu aparte, a conta, realmente o dinheiro está na conta, numa conta que é vinculada ao Estado do Maranhão, uma conta judicial que, assim que liberado, será repassado para o Governo Estadual para depois ser repassado aos professores. E eu tenho certeza de que o Governador fará da forma mais célere possível.

O SENHOR DEPUTADO LEANDRO BELLO – Deputado Glalbert, Vossa Excelência me permite um aparte, por favor?

O SENHOR DEPUTADO GLALBERT CUTRIM – Só um minutinho Deputado, já que eu lhe concedo. Só para continuar, parece também que os nossos problemas nas nossas escolas para alguns só existiu de 17 de janeiro de 2025 para cá, antes não existia, então essas escolas ficaram depredadas a partir do dia 17 de janeiro desse ano. É uma coisa engraçada. Escolas que estão há muitos anos, décadas, sem receber uma reforma, mas só agora que apareceram críticas por parte de alguns, enfim. Deputado Leandro.

O SENHOR DEPUTADO LEANDRO BELLO (aparte) – Deputado Glalbert, Vossa Excelência falando em avanços de educação parece uma piada pronta. Eu não sei se Vossa Excelência lembra, mas eu tenho certeza de que Vossa Excelência é sabedor disso, até porque era Deputado, que a prioridade do ex-governador Flávio Dino, com seu auxiliar, considerado não por mim, mas por toda a classe política e por todos os educadores que fazem a educação, que foi o melhor Secretário de Estado da história, a prioridade sempre foi a educação. Então, Deputado Glalbert, eu acho que Vossa Excelência está se equivocando lendo esse papel, lendo esses números. Vossa Excelência está falando de um programa relançado. Esse programa eu vou fazer questão de imprimir 42 papéis e dar a cada Deputado aqui na Casa para mostrar a verdade. É bom a gente debater, que a população está nos ouvindo, está nos vendo, e falarmos a verdade. V. Exa. sabe, e todos sabem que a educação deixou de avançar nos três anos atuais do Governador Brandão. Se elegeu falando e dizendo que iria dar continuidade a tudo que o Ex-Governador Flávio Dino vinha fazendo. E V. Exa. é tão sabedor disso que nem apoiou o Governador Brandão. V. Exa. dizia que ele não era o melhor para o Maranhão e agora o está pintando como um grande líder, um grande governador. Não precisa fazer isso para se dar bem em governo. Eu acho que a gente tem que ser um Deputado, ser um funcionário do povo e não um funcionário para o Governo Brandão, para a família Brandão, já que o governador não prioriza a população, e prioriza sim os seus familiares. Nepotismo nunca se viu tanto no Estado como estamos vendo nos dias atuais. É só ver a decisão do Ministro Alexandre de Moraes mandando demitir vários e vários parentes dele, do governador. E eu tenho certeza, usando as palavras do Deputado Rodrigo Lago, de que, na terça-feira, ele pedindo aquela audiência, Deputado Wellington do Curso, V. Exa. que é defensor dos professores, para tratar com o Presidente do STF, Ministro Barroso, com o qual a Presidente Iracema estava presente junto com o Senador Weverton…

O SENHOR DEPUTADO GLALBERT CUTRIM – Porque já terminou o tempo, Deputado Leandro, mas peço que conclua.

O SENHOR DEPUTADO LEANDRO BELLO – Não foi para tratar do precatório, do recurso para os avanços da educação. Eu tenho certeza de que não foi para isso. Tenho certeza de que o que eles só querem tratar e o que eles só tratam ultimamente é a indicação de dois conselheiros, como se o povo do Maranhão estivesse preocupado com isso. O povo do Maranhão quer avanços concretos, que é o que está faltando e está precisando no nosso Estado.

O SENHOR DEPUTADO GLALBERT CUTRIM – Deputado Leandro, eu acho que V. Exa. não escutou mesmo o meu pronunciamento, porque em nenhum momento eu falei de passado. Eu só falei dos avanços, programa lançado pelo governador que engloba o transporte escolar e alimentação. Em nenhum momento, eu falei, e V. Exa. veio dizer dos últimos três anos, 2023, 2024, até o início deste ano. V. Exa. sabe quem era o secretário. Então, V. Exa. quer dizer que ele retroagiu também fazendo parte, uma coisa até que eu ainda não tinha ouvido da sua boca falar, que retroagiu durante a gestão do meu professor Felipe Camarão. Eu acho que V. Exa. não quis falar isso. Mas enfim, eu estou falando de avanços, avanços que não tiveram na parte do transporte escolar durante todos esses anos. Ou V. Exa. quer dizer que está triste? Eu não. Quanto mais qualidade tiver no transporte escolar, independentemente de quem for o governador, mais feliz eu vou estar. Quanto melhor for a alimentação dos alunos do nosso Estado, mais feliz eu vou estar, independente de quem seja o governador. Eu não estou aqui traçando e nem vangloriando e nem babando o governador porque eu não preciso disso, eu estou aqui fazendo justiça a um Programa lançado que vai beneficiar milhares e milhares de jovens e adolescentes no nosso estado. E eu tenho certeza de que essa briga e essa vitória não são só do governador, não é só do Deputado Glalbert, é de todos nós. Quanto melhor for a educação, melhor para todos nós, melhor para o nosso Estado, que cada dia mais vai aumentar os nossos índices, principalmente nos índices da educação. Então eu finalizo aqui minhas palavras agradecendo o à aparte de V. Exas. e desejando ainda mais sucesso ao Governo do Governador Carlos Brandão. Muito obrigado, Presidente.