Início -> Discursos

Tempo dos Blocos Neto Evangelista

25 de abril de 2024

Download do audio
Transcrição

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA (sem revisão do orador) – Senhor Presidente Deputado Fernando, senhores deputados, senhoras deputadas, vou tratar sobre dois assuntos aqui na tribuna da Casa: um é sobre a reinauguração do Centro de Ensino João Mohana, no Vinhais, com o qual o Governador do Estado mostra mais uma vez a sensibilidade que ele tem para com as pessoas com deficiência, porque aquele centro de ensino, que funciona como um contraturno, tem a capacidade e tem a competência de trabalhar com as famílias que têm crianças com deficiência. A maioria dos alunos é de autistas, Deputado Jota Pinto, e, neste mês de abril, o mês da conscientização sobre o autismo, o Governo do Maranhão entrega um prédio completamente reformado e equipado para que essas crianças e os pais possam ter o melhor atendimento possível. Então deixo aqui esse registro parabenizando o Secretário Felipe, parabenizando o Governador Carlos Brandão pela sensibilidade em colocar como pauta principal aquelas pessoas que por muito tempo foram invisíveis aos olhos do Poder Público e de boa parte da sociedade. O Governo do Maranhão sai na frente e tem um trabalho destacado para as pessoas com deficiência. Outro ponto que venho trazer é um ponto tratado foi falado na tribuna pelo Deputado Fernando Braide a respeito da paralisação do sistema semiurbano de transporte como hoje a nossa ilha amanheceu sem o sistema funcionando. Naturalmente, cumprir com meu papel em sentar com o presidente da MOB, o Adriano Sarney, para entender inicialmente o que que estava acontecendo para essa paralisação e depois de muito diálogo, nós chegamos ao entendimento, primeiro, que a paralisação não pode utilizar como artifício um possível não repasse de subsídio do Governo do Estado. Primeiro, porque o subsídio não é pra bancar tarifa, não é para bancar passagem, o subsídio é para dar uma qualidade ao sistema de transporte, mas o Governo do Estado não se furta desta discussão, O Governo do Estado sabe o papel que tem garantia esse sistema urbano funcionando. E o Governo do Estado já chamou o STE, já chamou o Sindicato dos Rodoviários para que possa chegar numa conclusão e numa definição e o sistema possa voltar a funcionar. O subsídio está sendo repassado pelo Governo do Estado, houve um problema aí entre empresários e os rodoviários que ambos teriam que resolver na Justiça do Trabalho, mas o Governo do Maranhão se posiciona e diz à população da Grande Ilha de São Luís que estará à frente desta negociação para que, o mais breve possível, o Sistema de Transporte Semiurbano possa voltar a rodar. Sem dizer, Deputado Fernando, Deputado Jota Pinto, Deputado Arnaldo de que Deputado Yglésio, de que o Governo do Estado já vem inclusive trabalhando, para iniciar licitações para que essas empresas que não têm condições de prestar o serviço, não têm condições de segurar o serviço, de transporte na cidade, possam sair e dar espaço para quem tem condições de entregar um bom serviço para a nossa cidade.

O SENHOR DEPUTADO JOTA PINTO – Me permita um aparte.

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – Deputado Jota Pinto.

O SENHOR DEPUTADO JOTA PINTO (aparte) – Deputado Neto, primeiro, eu quero parabenizá-lo por trazer um tema importante sobre a inauguração da Escola Especial Padre João Mohana, é uma escola que é referência hoje, talvez aqui em São Luís não tenha uma escola particular hoje que esteja no nível dela, que foi entregue exatamente nesse mês em que se trabalha a conscientização do autismo, o Governo do Estado entrega uma escola para as crianças lá todas com autismo. E que passa ser uma referência, para o Estado do Maranhão e para o Brasil. Então, quero parabenizá-lo e dizer que são políticas públicas voltadas, principalmente para as pessoas com deficiência. E ontem teve a Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência e o Governador colocava com muita propriedade. E são políticas como essa que nós aqui com parlamentares, deputados, a Casa temos estar defendendo, Governo do Estado tem feito muito, principalmente para as pessoas com deficiência do Estado do Maranhão. Então, nós temos que louvar e agradecer, parabenizar o Governo do Estado do Maranhão e com detalhe importante. Esta escola é foi aqui em São Luís e já há perspectiva de ter uma referência, lá na cidade de Imperatriz. Então, quero parabenizá-lo pela sua fala e dizer que em relação à questão do transporte e semiurbano. E isso sempre vai acontecer essa discussão aos trabalhadores, empresários e sempre fica uma grande interrogação quando tem essa paralisação. Eu sempre questiono se é só a questão dos trabalhadores ou se é mais interesse na questão da classe empresarial.

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – Obrigado, Deputado Jota Pinto. E eu voltando no tema ainda da questão do transporte semiurbano, obviamente que os empresários têm que ter a responsabilidade de cumprir com o seu papel de pagamento da folha dos seus trabalhadores do sistema de transporte. É uma responsabilidade dos empresários. A população sabe disso. Mas sabe também que o gestor deste contrato do semiurbano é o Governo do Estado. E o Governo do Estado está à frente dessa mesa de negociação para garantir que o transporte semiurbano volte a funcionar o mais rápido possível. E com relação ao Centro de Ensino Padre João Mohana, eu convido todos os deputados, convido toda a sociedade para que possa ir lá conhecer esse centro de ensino, para que entendam, Deputado Davi Brandão, o que nós temos hoje aqui na cidade de São Luís feito pelo Governo do Maranhão no que diz respeito ao contraturno das crianças com deficiência. Convido a todos para conhecer e para ver o que está acontecendo nesse trabalho importante que tem sido feito pelo governo do Governador Carlos Brandão.