Início -> Discursos

Tempo dos Blocos Ricardo Seidel

14 de maio de 2024

Download do audio
Transcrição

O SENHOR DEPUTADO RICARDO SEIDEL (sem revisão do orador) – Bom dia, senhoras e senhores deputados, desta digníssima Casa. Eu subo a esta tribuna para dar notoriedade a algumas situações que estão acontecendo em algumas cidades do Maranhão, começar pela cidade de Barreirinhas. Eu estive em Barreirinhas com a família, mas eu não vou falar na condição de parlamentar, vou falar na condição de turista. Porque todos nós, pessoas que moramos no Maranhão, que temos o Maranhão como a nossa casa, como nosso estado, com muito orgulho, nós temos algo em comum: Nós falamos bem das nossas belezas naturais do estado do Maranhão. Eu falo muito da minha região de Carolina, da região lá do Sul do Estado, das belezas naturais que tem lá, mas é claro que por onde a gente anda, em outros estados, ou em qualquer lugar desse planeta, nós falamos do nosso grande orgulho, que são os Lençóis Maranhenses. Agora, uma coisa eu falo aos senhores, às senhoras deputadas, a frustração que hoje muitos turistas estão tendo ao chegar em Barreirinhas, é uma frustração enorme. Quando você chega em Barreirinhas, as minhas filhas, que estavam comigo me acompanhando já perguntaram assim: “Papai, que lugar é esse que nós chegamos cheio de urubu?” Eu até tenho algumas fotos e fiquei assim: meu Deus, mas que condição é essa?”. Uma cidade, parece que o prefeito não tem um zelo de cuidar da cidade! Não tem o zelo ao pensar nos turistas, em pensar em dar um cartão postal, tirar os urubus da rua, botar, pelo menos, umas caixas fechadas para lixo, para que diminua o número de urubus em Barreirinhas, gente! Quando você começa a trafegar por aquelas ruas da cidade – e eu andei bastante com as minhas filhas, para levá-las na sorveteria –, umas ruas muito esburacadas, uma situação precária. Estamos aí com um orgulho internacional, que são os Lençóis Maranhenses, falando bem, mas nós não podemos frustrar expectativas do nosso grande cartão-postal, que é o Maranhão. Eu sou lá da região de Imperatriz. Mas uma coisa eu faço: por onde eu ando, a gente fala das belezas naturais do nosso estado. Mas, senhores, senhoras, é muito difícil hoje entrar em Barreirinhas e não se deparar com situações tão caóticas como está a cidade. A gente não sabe como chegou a uma situação como essa, a incompetência gestora, que não sabe gerir uma cidade. Não se sabe se é incompetência, não se sabe o que que se faz com recurso público, mas uma coisa acontece. Eu estou aqui como maranhense, preocupado com tudo aquilo que nós vemos no nosso estado. Muito diferente é quando chegamos em Carolina. Que nós encontramos uma cidade varrida, organizada, com tráfego melhor para os turistas, para as pousadas. Eu concedo a palavra para o Deputado Carlos Lula.

O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA (aparte) – Deputado Ricardo, eu agradeço o aparte que V. Exa. me concede. Apenas para fazer uma referência ao que acontece em relação à cidade de Barreirinhas, onde, nos últimos anos, sim, o Prefeito Dr. Amílcar fez um esforço grande para tentar melhorar as condições de infraestrutura da cidade, para melhorar as condições de turismo da cidade. A gente tem uma série de obras desenvolvidas, inclusive em parceria com Governo do Estado do Maranhão. A gente pode citar a ampliação do acesso da entrada da cidade, a gente pode citar o acesso ao portal da cidade, a gente pode citar um sem-número de obras. Recentemente, o Governador Carlos Brandão esteve lá com o Prefeito, Dr. Amílcar, fizeram o mercado municipal novo, amplo, moderno, que vai ser servir mais como cartão postal pra cidade.

O SENHOR DEPUTADO RICARDO SEIDEL – Verdade.

O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA – No último sábado, o Prefeito Dr. Amílcar fez referência a toda a orla, ela vai ser reurbanizada, a Beira Rio vai ser reurbanizada, em convênio com Governo Federal, e isso foi lançado. Eu tenho certeza que todos erram e acertam, mas há muito mais acertos do que erros em relação à cidade. A gente espera, obviamente, Carolina, Riachão, o Sul do estado é lindo, maravilhoso, e a gente espera que, seja Barreirinha, seja o Sul do nosso estado, a Chapada das Mesas, sirvam, sim, como referência de turismo e de boa qualidade de vida para quem quer conhecer o Maranhão e até pra quem mora no Maranhão, que, muitas vezes, não conhece essas cidades. Agradeço a V. Exa. pela preocupação e tenho certeza que Dr. Amílcar tem feito muito, fora ainda mais, para cuidar daquela cidade.

O SENHOR DEPUTADO RICARDO SEIDEL – Concedo a palavra também ao nobre Deputado Othelino.

O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO (aparte) – Eu quase declinava do aparte em razão de o deputado Lula ter falado com muita propriedade, mas é nesta linha. É óbvio que existem erros, existem falhas, mas não se pode negar o desejo de acertar. E hoje tem um agravante, diferente de ontem que o Governador Flávio Dino era um parceiro da cidade com muitos investimentos lá. Hoje essa parceria é quase nula na cidade Barreirinhas, mas o seu pronunciamento é muito interessante, porque é preciso mesmo que nós cuidemos não só dos nossos cartões-postais como do estado como um todo. A cidade de Carolina, por exemplo, também tem seus problemas, especialmente de imagem, porque eventos ocorridos recentemente abalaram a imagem da cidade. Uma cidade linda, uma cidade que beira a perfeição. Quando eu estive a última vez lá, eu fiquei mais impressionado ainda com a beleza da cidade de Carolina, mas infelizmente, Deputado Ricardo Seidel, o Maranhão e as suas MAs estão literalmente abandonadas. Não é só a sua Imperatriz que está com sérios problemas dentro da cidade e no seu entorno. Se V. Exa. perceber, e deve perceber isso nas suas redes, a gente recebe denúncias as mais diversas do abandono das nossas rodovias estaduais. Recebo lamentos, fotos, vídeos que são de dar pena. Um Estado que arrecada cada vez mais em ICMS, cada vez mais abandona as suas rodovias estaduais. Obrigado pelo aparte.

O SENHOR DEPUTADO RICARDO SEIDEL – Obrigado pelas considerações aos deputados. Se possível, eu queria só colocar uma imagem para que vocês possam ver a entrada de Barreirinhas aqui no telão.

O SENHOR DEPUTADO GLALBERT CUTRIM – Deputado Ricardo, assim que possível, conceda-me um aparte.

O SENHOR DEPUTADO RICARDO SEIDEL – Sim, pois não. Concedo o aparte, sim.

O SENHOR DEPUTADO GLALBERT CUTRIM (aparte) – Eu escutei o pronunciamento de V. Exa. assim como dos Deputados Carlos Lula e de meu amigo Deputado Othelino Neto, e muitos aqui convivem muito em Barreirinhas. Muitos têm casa em Barreirinhas e, além da parte política, tem a parte nossa de conhecer um pouco a cidade. E é inadmissível a forma como está Barreirinhas. Não adianta dizer que é por falta de parceria de Governo do Estado. Não adianta dizer que é por falta de recursos federais, porque lá tem. Lá tem recursos próprios que poderiam ser bem administrados. E o simples trânsito da região da sede ali no centro de Barreirinhas a prefeitura não consegue desenvolver uma forma de poder fazer o tráfico fluir normalmente. Então, é  um absurdo do jeito que está a cidade de Barreirinhas. Eu, em uma das vezes que fui, estava chegando na casa da minha família e parei para criticar, para conversar com uma pessoa que estava fazendo uma obra da prefeitura, querendo fazer, na verdade. E fui solicitar: “Meu amigo, tem um buraco que está entrando um carro inteirinho, parece que o rio entrou foi dentro da rua e o carro está afundando e nem uma pedra vocês colocam.” Ele me disse assim: “Quem tem que asfaltar essa rua são os condomínios que fizeram, não é a prefeitura.” Então, não tem o mínimo senso de boa vontade de querer ajudar a cidade. E a gente precisa realmente expor isso como Vossa Excelência está fazendo aqui da forma correta, que tem que ser, e mudar a realidade do que acontece em Barreirinhas no dia de hoje.

O SENHOR DEPUTADO RICARDO SEIDEL – Senhoras e Senhores, eu só digo o seguinte e digo com muita…

O SENHOR DEPUTADO OSMAR FILHO – Deputado Ricardo, após o vídeo que Vossa Excelência vai…

O SENHOR DEPUTADO RICARDO SEIDEL – É só uma foto.

O SENHOR DEPUTADO OSMAR FILHO – É só uma foto? Mas após a foto que V. Ex.ª vai mostrar, para não cortar o raciocínio de Vossa Excelência, eu gostaria também de um aparte.

O SENHOR DEPUTADO RICARDO SEIDEL – Ok. Senhores deputados, eu quero dizer que Barreirinhas é uma cidade onde o povo é acolhedor, povo muito amoroso, porém, quando a gente chega a Barreirinhas, a gente é tratado pela gestão municipal, é recebido na entrada da cidade por mato e urubu. Essa é a recepção que a gestão municipal de Barreirinhas está dando para os turistas que chegam com a expectativa dos Lençóis, e já começa um sentimento de frustração. Quando se entra um pouco mais na cidade, vem a buraqueira.

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Libera o áudio para o deputado concluir.

O SENHOR DEPUTADO RICARDO SEIDEL – É buraqueira e mato que a gente encontra na cidade. Eu estou aqui na condição daquele que propaga os Lençóis Maranhenses como o melhor lugar do mundo, a maior beleza natural que nós temos no país. Eu não quero que Barreirinhas seja prejudicada por uma gestão incompetente que vai frustrar os turistas, que representam a grande economia daquele lugar, recebendo o povo com mato, urubu e buraqueira. Merece críticas à gestão municipal, e nós estamos aqui para fazer na condição de parlamentar, mas, na condição de turista que ama aquele lugar e quer que as pessoas retornem com o sentimento de alegria para curtir os bons momentos com as suas famílias. Eu concedo a parte aqui para o Deputado Osmar.

O SENHOR DEPUTADO OSMAR FILHO (aparte) – Deputado Ricardo, inicialmente, eu quero parabenizar V. Ex.ª por trazer um tema importante não apenas para a cidade de Barreirinhas, para o nosso estado ou para o Brasil, mas para o mundo. É dessa forma que Barreirinhas é vendida. Eu, particularmente, além de um assíduo frequentador, eu sou um grande entusiasta também da cidade de Barreirinhas. Quando a gente sai do nosso estado e vai propagar o nosso estado, eu particularmente falo do nosso Centro Histórico aqui na cidade de São Luís, capital, e dos Lençóis, em Barreirinhas. Ao tempo que temos todo esse entusiasmo, nós somos frustrados por conta da forma com que a administração municipal tem tratado a cidade de Barreirinhas com total descaso. Barreirinhas é um gigante adormecido com grande potencial, mas falta um gestor com coragem, com articulação, com dedicação, com preparo e com capacidade para despertar naquela cidade esse potencial que está adormecido, que está escondido. Então, eu parabenizo V. Ex.ª e externo aqui também, até em tom de indignação, a forma como Barreirinhas tem sido tratada. Eu acredito que todos nós, cidadãos maranhenses, temos que dar uma atenção porque é um potencial a ser explorado e que potencializa a economia não só do entorno, mas de todo o nosso estado. Então, quero aqui também ser solidário ao pronunciamento de V. Ex.ª A cada dia que a gente retorna, a gente observa o descaso e não é à toa que a rejeição do prefeito está nas alturas. Mais do que V. Ex.ª. e do que eu, os cidadãos de Barreirinhas estão vivenciando na pele esse descaso e têm clamado a cada dia por dias melhores. Eu tenho certeza de que Deus vai abençoar e, com a vontade de Deus e, principalmente, com a soberania do povo, a gente há de mudar essa realidade e entregar Barreirinhas nas mãos de quem, de fato, tem compromisso e articulação para fazer de Barreirinhas um verdadeiro cartão-postal e uma das maravilhas do nosso mundo. Obrigado e parabéns e obrigado pela oportunidade de apartear a Vossa Excelência.

O SENHOR DEPUTADO RICARDO SEIDEL – Muito obrigado, senhores, e eu digo ao povo de Barreirinhas, o prefeito já destruiu a cidade, ele vai destruir o turismo se continuar com essa incompetência, dando urubu, mato e buraco para os turistas que chegam em Barreirinhas. Muito obrigado!