20 de abril de 2025
Doença de Parkinson é tema de entrevista no programa ‘Mais Saúde’
Neurocirurgião Jairo Angelos aborda sintomas e tratamentos da doença degenerativa que é a segunda mais frequente do sistema nervoso

Agência Assembleia
O médico neurocirurgião Jairo Angelos foi o entrevistado do programa ‘Mais Saúde’ deste domingo (20), na TV Assembleia. Na oportunidade, o profissional falou sobre a doença de Parkinson, seus sintomas e tratamentos.
Jairo Angelos explicou que o Parkinson é a segunda doença degenerativa mais frequente do sistema nervoso, ficando atrás somente do Alzheimer.
“O Parkinson é uma doença degenerativa de células que controlam os movimentos dos pacientes e que levam aos principais sintomas motores, como lentidão, rigidez, tremores, instabilidade postural”, disse o médico.
Segundo o entrevistado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam quatro milhões de pessoas no mundo com a doença. No Brasil, este número alcança cerca de 200 mil pessoas. “É uma doença que tem uma relevância clínica muito grande e um impacto na saúde pública”.
Jairo Angelos explicou que a doença não é hereditária, embora existam casos, mas são pouco frequentes. No entanto, segundo o médico, pessoas com a doença na família devem acender um alerta. “Isto não quer dizer que, se tem alguém com a doença na família, outros parentes terão, mas o risco é mais elevado”, alertou o profissional.
Diagnóstico
Sobre o diagnóstico, o neurocirurgião explicou que é principalmente clínico, baseado em sinais e sintomas do paciente, que, na maioria das vezes, são os tremores. No entanto, ressalta ele, nem todo paciente com Parkinson tem tremores. “Existem algumas formas da doença nas quais o paciente tem outros sintomas, que não os tremores”.
Entre estes demais sintomas motores, ele destaca rigidez, ou seja, dificuldade para executar movimentos; lentidão, o que reflete na falta de agilidade para execução de tarefas; alteração de postura e no equilíbrio, entre outros.
Na entrevista, Jairo Angelos destacou ainda os sintomas não motores do Parkinson. “O principal deles é a depressão. Mas há outros, com alteração no sono e no olfato, por exemplo”.
Perfil
Segundo o médico, a doença acomete mais homens do que mulheres e, principalmente idosos, embora existam casos de Parkinson precoce. O profissional frisou que não há uma forma de prevenção da doença, mas há estudos que apontam que a prática de atividade física regular, ou seja, ao menos 150 minutos, por semana, de acordo com a OMS, é benéfica.
Sobre o tratamento, Jairo Angelos explicou que é multifatorial, com o uso de medicamentos, que devem ser associados à reabilitação, como fisioterapia e suporte fonoaudiológico, e ainda cirúrgico, a depender do caso. “A cirurgia mais moderna é a estimulação cerebral profunda, que consiste no implante de eletrodos cerebrais”, disse o médico.
O programa, apresentado por Ismael Gama, abordou ainda os cuidados com a saúde bucal das crianças e exibiu reportagens sobre uma pesquisa no combate à dengue realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e sobre os oito anos de existência do Centro de Saúde Ninar.
O programa ‘Mais Saúde’ vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).
Assista ao programa na íntegra:
Mais notícias
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…
Acadêmicos de Direito visitam memorial Deputada Zuleide Bogéa e instalações da Alema
Estudantes são do Centro Universitário UNDB
Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva
Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira