29 de maio de 2025
Dra. Vivianne defende ampliação da Rede Estadual de Apoio à Mulher
Ela também defendeu que a Procuradoria da Mulher seja instalada em um número ainda maior de Câmara de Vereadores do interior do Maranhão

Agência Assembleia
Ao participar do I Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão, realizado nesta quinta-feira (29), no Auditório Fernando Falcão, a procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado, deputada Dra. Vivianne (PDT), defendeu a ampliação da Rede Estadual de Apoio à Mulher que, juntamente com a Alema, agrega uma ampla gama de órgãos parceiros, incluindo o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública, Patrulha Maria da Penha e Conselho Estadual da Mulher.
“Esta Rede de Apoio representa um amplo espaço de diálogo, troca de ideias e fortalecimento de laços entre mulheres de todas as idades, origens e profissões. Devo reafirmar que não se faz política pública para mulheres sem rede de proteção”, declarou a Dra. Vivianne.
Em seu discurso, ela também defendeu que a Procuradoria da Mulher seja instalada em um número ainda maior de Câmara de Vereadores do interior do Maranhão.
“Já há cerca de 80 Procuradorias nas nossas Câmaras Municipais, de modo que um dos nossos grandes desafios é ampliar, porque a mulher precisa, efetivamente, ampliar sua presença nos espaços de poder”, enfatizou a deputada.
Ela explicou que a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão nasceu com a missão de atuar como agente ativo na transformação da realidade das mulheres maranhenses, especialmente daquelas que enfrentam abandono institucional, desigualdade socioeconômica, violência doméstica e invisibilidade política.
“Uma das nossas prioridades é interiorizar este instrumento de proteção. Precisamos levar a atuação da Procuradoria para todos os nossos municípios, promovendo a criação de Procuradorias Municipais da Mulher e garantindo que todas as regiões do estado tenham acesso a canais de denúncia, acolhimento e encaminhamento”, declarou a Dra. Vivianne.
Ela acrescentou que um papel importante da Procuradoria da Mulher é exatamente o de acompanhar com rigor a execução de políticas públicas que impactam diretamente a vida das mulheres maranhenses, como saúde materna, acesso à educação, autonomia econômica e proteção em casos de violência.
“Precisamos colocar no centro do debate legislativo as pautas relacionadas à equidade de gênero, enfrentamento da violência e representatividade, buscando legislações eficazes, financiamento adequado e parcerias estratégicas”, ressaltou a deputada.
Mais notícias
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…