29 de maio de 2025

Dra. Vivianne defende ampliação da Rede Estadual de Apoio à Mulher

Ela também defendeu que a Procuradoria da Mulher seja instalada em um número ainda maior de Câmara de Vereadores do interior do Maranhão

Dra. Vivianne defende ampliação da Rede Estadual de Apoio à Mulher

Deputada Dra. Vivianne frisou que a Procuradoria da Mulher da Assembleia nasceu com a missão de atuar como agente ativo na transformação da realidade das mulheres maranhenses

Agência Assembleia

Ao participar do I Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão, realizado nesta quinta-feira (29), no Auditório Fernando Falcão, a procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado, deputada Dra. Vivianne (PDT), defendeu a ampliação da Rede Estadual de Apoio à Mulher que, juntamente com a Alema, agrega uma ampla gama de órgãos parceiros, incluindo o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública, Patrulha Maria da Penha e Conselho Estadual da Mulher.

“Esta Rede de Apoio representa um amplo espaço de diálogo, troca de ideias e fortalecimento de laços entre mulheres de todas as idades, origens e profissões. Devo reafirmar que não se faz política pública para mulheres sem rede de proteção”, declarou a Dra. Vivianne.

Em seu discurso, ela também defendeu que a Procuradoria da Mulher seja instalada em um número ainda maior de Câmara de Vereadores do interior do Maranhão.

“Já há cerca de 80 Procuradorias nas nossas Câmaras Municipais, de modo que um dos nossos grandes desafios é ampliar, porque a mulher precisa, efetivamente, ampliar sua presença nos espaços de poder”, enfatizou a deputada.

Ela explicou que a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão nasceu com a missão de atuar como agente ativo na transformação da realidade das mulheres maranhenses, especialmente daquelas que enfrentam abandono institucional, desigualdade socioeconômica, violência doméstica e invisibilidade política.

“Uma das nossas prioridades é interiorizar este instrumento de proteção. Precisamos levar a atuação da Procuradoria para todos os nossos municípios, promovendo a criação de Procuradorias Municipais da Mulher e garantindo que todas as regiões do estado tenham acesso a canais de denúncia, acolhimento e encaminhamento”, declarou a Dra. Vivianne.

Ela acrescentou que um papel importante da Procuradoria da Mulher é exatamente o de acompanhar com rigor a execução de políticas públicas que impactam diretamente a vida das mulheres maranhenses, como saúde materna, acesso à educação, autonomia econômica e proteção em casos de violência.

“Precisamos colocar no centro do debate legislativo as pautas relacionadas à equidade de gênero, enfrentamento da violência e representatividade, buscando legislações eficazes, financiamento adequado e parcerias estratégicas”, ressaltou a deputada.

Mais notícias

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…

Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’

Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…