13 de setembro de 2024
Educação Inclusiva: PL de Carlos Lula propõe formação continuada para professores do Maranhão
Proposta do parlamentar inclui a adoção do desenho universal e a eliminação de barreiras físicas e atitudinais que dificultam a acessibilidade
Assecom Dep. Carlos Lula
O Censo Escolar de 2023 revelou que cerca de 1,6 milhão de alunos da Educação Especial estão matriculados em classes regulares, representando 91% do total nacional. Esse dado reforça a urgência por escolas que promovam a inclusão em todas as suas vertentes. Desde 2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência reafirma a importância da inclusão no ensino brasileiro.
Para consolidar esses direitos no Maranhão, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que estabelece a Política Estadual de Formação Continuada de Professores em Educação Inclusiva. A proposta visa criar diretrizes para a capacitação dos docentes da rede estadual, garantindo uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos.
“O projeto permitirá que os professores estejam sempre atualizados quanto às melhores práticas pedagógicas em educação inclusiva. Isso é crucial para assegurar que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou necessidades especiais, tenham acesso a um currículo adaptado e participem plenamente das atividades escolares”, destacou Carlos Lula.
A proposta inclui a adoção do desenho universal e a eliminação de barreiras físicas e atitudinais que dificultam a acessibilidade, princípios essenciais para assegurar que todos os alunos tenham oportunidades de aprendizado, respeitando e valorizando suas particularidades.
Realidade atual
Elizeth Sarges, coordenadora do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) da APAE de São Luís, destacou a importância de uma política voltada para a Educação Especial. Segundo ela, a realidade atual das escolas não reflete o que está garantido pela Constituição.
“Embora os alunos com deficiência frequentem salas de aula regulares, muitos professores regentes não possuem preparo suficiente para lidar com esse público. Em muitos casos, a responsabilidade fica com o professor tutor, e o aluno acaba sendo visto como ‘do tutor’, não do regente. Essa prática, comum desde os anos 90, precisa mudar”, afirmou Elizeth.
Ela também destacou a relevância da Política Nacional de Educação (PNE) de 2008, que estabeleceu a obrigação das escolas regulares em se adaptarem para receber alunos com deficiência, e da política do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em 2009, que passou a ser ofertada no contraturno escolar.
“Embora a PNE tenha levado os alunos para as escolas comuns, muitos professores ainda carecem de formação adequada para trabalhar com esse público. A formação continuada, como a proposta no PL de Carlos Lula, será fundamental para garantir a inclusão real, a aprendizagem e o desenvolvimento desses alunos, oferecendo uma educação verdadeiramente igualitária”, concluiu Elizeth.
Mais notícias
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda preservação de recursos hídricos
Entrevistada foi a vice-coordenadora do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas, Teresa Cristina Pereira
‘Pautas Femininas’ aborda empreendedorismo e empoderamento
Idealizadora do projeto, Lou Marques, e a microempreendedora Francisca Alves foram as entrevistadas
Mutirão de Saúde realizado pelo deputado Adelmo Soares leva atendimentos gratuitos a cidade de Raposa
Ação, com apoio do governo do Estado, ofertou exames laboratoriais, consultas com clínico geral e oftalmologista, com doação…
Sementinha participa do ‘Novembrinho Azul’ com palestra sobre saúde masculina desde a infância
Na ação, voltada aos pais de alunos, urologista Rafael Campos falou sobre a importância da identificação precoce de condições que…
Procon/MA orienta sobre direitos nas promoções de fim de ano no programa ‘Diário da Manhã’
Assunto foi tratado pelo diretor de Orientação e Atendimento ao Consumidor do Viva Procon/MA, Ricardo Baldez
Atuação do Fonavid no combate à violência contra a mulher é abordada no ‘Café com Notícias’
Conversa foi com a vice-presidente do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica (Fonavid), Camila Guerin
Psicólogo Mauro Brandão fala sobre a saúde mental masculina
Programa 'Mais Saúde' destacou entrevista sobre o assunto neste domingo, além de outros temas
Parceria de Davi Brandão com governador garante investimentos para educação em Bacabal
Com entregas históricas, governo esdual e Assembleia Legislativa fortalecem a educação