13 de setembro de 2024

Educação Inclusiva: PL de Carlos Lula propõe formação continuada para professores do Maranhão

Proposta do parlamentar inclui a adoção do desenho universal e a eliminação de barreiras físicas e atitudinais que dificultam a acessibilidade

Educação Inclusiva: PL de Carlos Lula propõe formação continuada para professores do Maranhão

Carlos Lula afirmou que o PL permitirá que os professores estejam sempre atualizados quanto às melhores práticas pedagógicas em educação inclusiva

Assecom Dep. Carlos Lula

O Censo Escolar de 2023 revelou que cerca de 1,6 milhão de alunos da Educação Especial estão matriculados em classes regulares, representando 91% do total nacional. Esse dado reforça a urgência por escolas que promovam a inclusão em todas as suas vertentes. Desde 2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência reafirma a importância da inclusão no ensino brasileiro.

Para consolidar esses direitos no Maranhão, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que estabelece a Política Estadual de Formação Continuada de Professores em Educação Inclusiva. A proposta visa criar diretrizes para a capacitação dos docentes da rede estadual, garantindo uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos.

“O projeto permitirá que os professores estejam sempre atualizados quanto às melhores práticas pedagógicas em educação inclusiva. Isso é crucial para assegurar que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou necessidades especiais, tenham acesso a um currículo adaptado e participem plenamente das atividades escolares”, destacou Carlos Lula.

A proposta inclui a adoção do desenho universal e a eliminação de barreiras físicas e atitudinais que dificultam a acessibilidade, princípios essenciais para assegurar que todos os alunos tenham oportunidades de aprendizado, respeitando e valorizando suas particularidades.

Realidade atual

Elizeth Sarges, coordenadora do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) da APAE de São Luís, destacou a importância de uma política voltada para a Educação Especial. Segundo ela, a realidade atual das escolas não reflete o que está garantido pela Constituição.

“Embora os alunos com deficiência frequentem salas de aula regulares, muitos professores regentes não possuem preparo suficiente para lidar com esse público. Em muitos casos, a responsabilidade fica com o professor tutor, e o aluno acaba sendo visto como ‘do tutor’, não do regente. Essa prática, comum desde os anos 90, precisa mudar”, afirmou Elizeth.

Ela também destacou a relevância da Política Nacional de Educação (PNE) de 2008, que estabeleceu a obrigação das escolas regulares em se adaptarem para receber alunos com deficiência, e da política do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em 2009, que passou a ser ofertada no contraturno escolar.

“Embora a PNE tenha levado os alunos para as escolas comuns, muitos professores ainda carecem de formação adequada para trabalhar com esse público. A formação continuada, como a proposta no PL de Carlos Lula, será fundamental para garantir a inclusão real, a aprendizagem e o desenvolvimento desses alunos, oferecendo uma educação verdadeiramente igualitária”, concluiu Elizeth.

Mais notícias

Etarismo é abordado pelo defensor Vinicius Goulart no programa ‘Café com Notícias’

Titular do Núcleo de Defesa do Idoso falou sobre causas e consequências do preconceito contra pessoas com base…

Em Poção de Pedras, Junior Cascaria acompanha entrega de escola na Vila Borges

Para o deputado, a entrega da Unidade Integrada Professor José Ribamar Dias representa um esforço contínuo para melhorar…

Desembargador Paulo Velten, do TRE/MA, afirma que está tudo pronto para as eleições

Vice-presidente do Tribunal Regional do Maranhão foi entrevistado no ‘Diário da Manhã', com transmissão ao vivo e simultânea…

‘Toda Mulher’ discute desafios para efetividade das cotas de gênero

Programa recebeu a advogada Sanya Aquino, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MA

Doenças relacionadas ao metabolismo e hormônios são pauta no ‘Saúde e Bem-Estar’

Programa desta quarta-feira recebeu a médica endocrinologista Roberta Maria Duailibe, na Rádio Assembleia

‘Café com Notícias’ – Delegada Wanda Moura fala sobre casos de feminicídio no Maranhão

Ela informou ações de prevenção e que já foram registrados 52 feminicídios no estado este ano, número que…

Psicopedagoga Luce Malba discute uso do celular em sala de aula no ‘Café com Notícias’

Questão ganhou destaque após o Ministério da Educação anunciar que prepara para outubro um projeto de lei que…

‘Diário da Manhã’ – Especialista ressalta importância das eleições municipais para a democracia

Advogado Carlos Sérgio Barros, mestre em Direito Eleitoral, foi o entrevistado do programa desta terça-feira, em transmissão simultânea…