13 de março de 2025
Em Brasília, Edna Silva debate com ministro e governador medidas urgentes para conter voçorocas em Buriticupu
Elaboração de um diagnóstico aprofundado elaborado por profissionais da Uemasul será o primeiro passo
Assecom/ Dep. Edna Silva
A deputada Edna Silva (PRD) participou de reunião, em Brasília, com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), para tratar sobre medidas emergenciais para conter as voçorocas em Buriticupu – formações resultantes da erosão acelerada do solo que já comprometem a infraestrutura urbana e colocam em risco a segurança de diversas famílias no município.
A parlamentar enfatizou a importância da união entre os governos federal, estadual e municipal para enfrentar esse desafio. “Seguimos cobrando ações concretas junto ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e à Defesa Civil. Buriticupu não está só! Estamos trabalhando para garantir soluções efetivas e proteger as famílias afetadas”, afirmou Edna Silva.
Também presentes ao encontro o deputado federal Marreca Filho, a presidente da Câmara Municipal de Buriticupu, Vanusa da Silva Sousa, e o prefeito do município, João Carlos Teixeira.
Estudo
O ministro Waldez Góes destacou que a elaboração de um diagnóstico técnico aprofundado será o primeiro passo para garantir soluções eficazes. Segundo ele, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) poderá contribuir com sua expertise em estudos hidrológicos e geológicos para a formulação de um termo de referência adequado.
“Temos recursos disponíveis para realizar as obras necessárias. No entanto, não adianta executar sem um diagnóstico preciso e sem um bom projeto. É essencial garantir um estudo técnico bem elaborado para que as intervenções sejam eficientes e duradouras”, ressaltou o ministro.
O envolvimento de técnicos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) na elaboração do diagnóstico e das soluções para as voçorocas não apenas garante uma abordagem qualificada e embasada em estudos científicos, mas também fortalece a pesquisa regional e valoriza os profissionais locais, que possuem conhecimento aprofundado sobre as características ambientais da região.

Ação conjunta
O governador Carlos Brandão reforçou o compromisso do Estado com a causa e também destacou a necessidade de uma ação conjunta para garantir que as obras sejam realizadas com qualidade e eficácia.
A mobilização das lideranças políticas e técnicas envolvidas demonstra que a resolução do problema das voçorocas de Buriticupu está no centro das prioridades, garantindo que medidas estruturantes sejam implementadas o quanto antes.

Mais notícias
Osmar Filho participa do Adora São Luís na Arena Castelão
Deputado estadual destinou emenda parlamentar para viabilizar o evento e reforçou seu compromisso com ações que valorizem a…
Catulé Júnior dá início à 13ª Caravana do Bem em Caxias
Iniciativa teve apresentação oficial no Gabinete Social do parlamentar
Adelmo Soares encerra temporada de mutirões com mais de mil atendimentos em São Luís e Rosário
Iniciativas aconteceram na Cidade Operária, em São Luís, e no município de Rosário
Dermatologista alerta sobre prevenção do câncer de pele no programa ‘Mais Saúde’
Entrevistada foi a médica dermatologista Cássia Leite
‘Diário da Manhã’ destaca o jiu jitsu como instrumento de evangelização e socialização
Jadson Rodrigues explicou, no programa, que as atividades integram projeto desenvolvido em comunidades por um grupo de amigos…
Programa “Em Discussão” debate o projeto “Mãos que Transformam”
O secretário de Estado Extraordinário de Políticas para as Comunidades, Fabiano Furtado, destacou as ações desenvolvidas pelo órgão…
‘Café com Notícias’ destaca o aumento dos casos de bronquiolite no Maranhão e a nova vacina de prevenção
A neonatologista Marynea Vale explicou, no programa, que fatores como as variações climáticas, a queda das temperaturas e…
Carlos Lula critica incoerência da Câmara Federal em votações sobre cassações parlamentares
Deputado afirma que decisão que manteve mandato de Carla Zambelli afronta a Constituição