25 de abril de 2025
‘Em Discussão’ aborda avanço do trabalho de investigações criminais no Maranhão
Conversa foi com o delegado Augusto Barros Neto, titular da Superintendência de Investigações Criminais da Polícia Civil do Maranhão
Agência Assembleia/ Fotos: Wesley Ramos
Assista ao programa na íntegra
O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu nesta sexta-feira (25) o delegado Augusto Barros Neto, titular da Superintendência de Investigações Criminais da Polícia Civil do Maranhão. Durante entrevista aos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luiz, ele fez um balanço das operações realizadas no Maranhão pela Polícia Civil, especialmente no combate ao crime organizado e facções criminosas.
“Não há como negar a importância do trabalho da Secretaria de Segurança Pública do nosso Estado na área da investigação criminal como salvaguarda de direitos e garantias fundamentais”, declarou o delegado Augusto Barros.Ele contextualizou a missão institucional da Polícia Civil e fez uma abordagem histórica da investigação criminal.
Com uma experiência acumulada de 22 anos na Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros ingressou nos quadros da Secretaria de Segurança Pública no ano de 2003 e já atuou como titular nas delegacias de Mirinzal, Santa Helena e Regional de Pinheiro. Trabalhou também como delegado de Combate ao Roubo de Carga, chefe do Departamento de Operações Táticas Especiais (DOTE), titular da Superintendência Estadual de Investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), delegado Geral Adjunto e, durante o ano de 2015, Delegado Geral.
Investido no cargo de superintendente Estadual de Investigações Criminais (Seic), Augusto Barros fez um relato sobre operações ostensivas realizadas pelo Grupo de Operações Táticas Especiais, que agora atua sob a denominação de Grupo de Respostas Táticas (GRT).
Augusto Barros fez também uma explanação sobre operações deflagradas contra crimes cibernéticos, roubo a instituições financeiras, furto e roubo de cargas e crime de extorsão mediante sequestro.
“Além dos crimes violentos de rua, hoje um dos grandes desafios é o combate a criminosos digitais que se utilizam da internet, e especialmente de redes sociais”, frisou o delegado.
Ele também falou dos reflexos das organizações criminosas em relação a novas modalidades de crime organizado. “Não há dúvida de que, cada vez mais, precisamos fortalecer uma cultura que favoreça a honestidade e, sobretudo, o respeito à lei e à ordem”, ressaltou Augusto Barros.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ destaca 23ª edição do Fest Flora em Paço do Lumiar
Secretária municipal de Agricultura enfatizou o papel do evento no incentivo ao empreendedorismo das mulheres floristas e agricultoras…
Davi Brandão entrega a instituições sociais cestas básicas arrecadadas na Corrida do DB
As doações foram entregues ao Lar dos Idosos, ao Projeto Madre Rosa, ao Lar de Francisca, Projeto Ninho…
‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão
Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São…
Creche-Escola Sementinha realiza 18ª Mostra Cultural com foco em sustentabilidade e empreendedorismo
Evento educativo reuniu alunos, professores, familiares e as atividades foram planejadas para despertar nas crianças o pensamento crítico…
‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão
Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico
Segurança Comunitária é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O major Raimundo Berredo Neto deu detalhes sobre o Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no qual moradores…
Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale
Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…
‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença
Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto