25 de abril de 2025

‘Em Discussão’ aborda avanço do trabalho de investigações criminais no Maranhão

Conversa foi com o delegado Augusto Barros Neto, titular da Superintendência de Investigações Criminais da Polícia Civil do Maranhão

‘Em Discussão’ aborda avanço do trabalho de investigações criminais no Maranhão

Delegado Augusto Barros Neto com os radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira

Agência Assembleia/ Fotos: Wesley Ramos

Assista ao programa na íntegra

O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu nesta sexta-feira (25) o delegado Augusto Barros Neto, titular da Superintendência de Investigações Criminais da Polícia Civil do Maranhão. Durante entrevista aos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luiz, ele fez um balanço das operações realizadas no Maranhão pela Polícia Civil, especialmente no combate ao crime organizado e facções criminosas.

“Não há como negar a importância do trabalho da Secretaria de Segurança Pública do nosso Estado na área da investigação criminal como salvaguarda de direitos e garantias fundamentais”, declarou o delegado Augusto Barros.Ele contextualizou a missão institucional da Polícia Civil e fez uma abordagem histórica da investigação criminal.

Com uma experiência acumulada de 22 anos na Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros ingressou nos quadros da Secretaria de Segurança Pública no ano de 2003 e já atuou como titular nas delegacias de Mirinzal, Santa Helena e Regional de Pinheiro. Trabalhou também como delegado de Combate ao Roubo de Carga, chefe do Departamento de Operações Táticas Especiais (DOTE), titular da Superintendência Estadual de Investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), delegado Geral Adjunto e, durante o ano de 2015, Delegado Geral.

Investido no cargo de superintendente Estadual de Investigações Criminais (Seic), Augusto Barros fez um relato sobre operações ostensivas realizadas pelo Grupo de Operações Táticas Especiais, que agora atua sob a denominação de Grupo de Respostas Táticas (GRT).

Augusto Barros fez também uma explanação sobre operações deflagradas contra crimes cibernéticos, roubo a instituições financeiras, furto e roubo de cargas e crime de extorsão mediante sequestro.

“Além dos crimes violentos de rua, hoje um dos grandes desafios é o combate a criminosos digitais que se utilizam da internet, e especialmente de redes sociais”, frisou o delegado.

Ele também falou dos reflexos das organizações criminosas em relação a novas modalidades de crime organizado. “Não há dúvida de que, cada vez mais, precisamos fortalecer uma cultura que favoreça a honestidade e, sobretudo, o respeito à lei e à ordem”, ressaltou Augusto Barros.

Mais notícias

‘Contraplano’ debate direitos da pessoa idosa e alerta para golpes e violência

Entrevistados foram o delegado Antônio Sobrinho e o promotor Alenilton Santos

Carlos Lula denuncia novas taxas no Detran-MA e alerta para perda do caráter inclusivo do programa

Deputado denuncia novas taxas no Detran-MA e alerta para perda do caráter inclusivo do programa

Junior Cascaria destaca agenda com o governador Carlos Brandão em Açailândia

Parlamentar afirmou que foi uma semana de muito trabalho e avaliou como extremamente produtiva a série de compromissos…

Projeto Horta Escolar como Meio de Promoção da Educação é destaque no ‘Sustentabilidade na Prática’

Por meio de atividades práticas, os professores da rede estadual Raimundo Barata e Elivonete Vilhena transformam os estudantes…

‘Café com Notícias’: Procon-MA atua para coibir aumento abusivo de tarifas por aplicativos de transportes  

Prática estaria ocorrendo principalmente durante greve dos rodoviários em São Luís e o órgão já ingressou com Ação…

Revista Maranhão aborda “Operação Carnaval” com major do Corpo de Bombeiros

O militar detalhou o planejamento e a execução das medidas adotadas pelo sistema de segurança para o Carnaval…

‘Pautas Femininas’ destaca ações da Defensoria Pública voltadas para mulheres

Defensora Cristiane Marques foi a convidada do programa

Vagas oferecidas pela UFMA pelo Sisu são tema do ‘Em Discussão’

Universidade federal maranhense é a nona do Brasil em oferta de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada; são…