25 de outubro de 2024
‘Em Discussão’ aborda estratégias do governo para ampliar emprego e renda no MA
Secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, foi o entrevistado no programa desta sexta-feira
Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
Assista à entrevista na íntegra
O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu, nesta sexta-feira (25), o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula. Ele fez uma detalhada explanação sobre estratégias do Governo do Estado para ampliar a geração de emprego e renda no Maranhão.
Durante a entrevista, concedida aos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luiz, o secretário Luiz Henrique Lula informou que o Maranhão vem registrando sucessivas quedas na taxa de desemprego.
“O Maranhão é, hoje, o Estado de maior geração de emprego no Nordeste. E o nosso programa Mutirão Rua Digna é uma das políticas públicas que se destacam na geração de oportunidades de trabalho no Maranhão”, afirmou o secretário.
Luiz Henrique Lula explicou que o Mutirão Rua Digna, criado em 2017, leva qualidade de vida à população, com a pavimentação de ruas com bloquetes, melhorando a infraestrutura e o saneamento básico das comunidades.
Além de garantir a urbanização de vias degradas, o Mutirão Rua Digna tem como um dos focos o incremento econômico. Cada obra realizada pelo programa gera renda aos comerciantes locais, com venda de materiais, e aos trabalhadores da obra, que tem mão de obra essencialmente formada por moradores das ruas recuperadas.
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária frisou que o Mutirão Rua Digna é uma das estratégias do Governo do Estado para estimular o comércio de bens e serviços, movimentar a economia e abrir oportunidades de trabalho. A ação consiste na parceria entre gestão estadual e municípios, para obter mão obra a ser utilizada na recuperação de ruas dos bairros.
“Esse programa vem se somar aos esforços do governo estadual para o estímulo da economia e a inserção de pessoas no mercado de trabalho, movimentando os negócios em regiões de grande demanda e integrando gestão e sociedade”, assinalou.
Empregos
Luiz Henrique Lula enfatizou que o Maranhão criou 2.516 empregos formais em agosto de 2024, conforme dados do Novo Caged. No mês, foram registradas 23.368 admissões e 20.852 desligamentos, o que evidencia um crescimento na geração de vagas de trabalho.
“De janeiro a agosto de 2024, o Maranhão acumulou 16.429 novos empregos, elevando o total de trabalhadores formais para 659.163, o que reforça a recuperação do mercado de trabalho no estado e indica um crescimento contínuo no emprego formal”, ressaltou o titular da Setres.
Mais notícias
Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino
Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…
Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias
O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…
‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal
Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…
‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses
A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…
Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino
O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…
Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina
A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…
Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses
A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…
Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano
Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…