21 de março de 2025
‘Em Discussão’ aborda políticas públicas para comunidades tradicionais do Maranhão
Secretária adjunta de Promoção do IDH Sedihpop, Kelly Araújo ressaltou que órgão é responsável pela articulação da estratégia dos direitos humanos e desenvolvimento no governo
Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Assista à entrevista na íntegra
A ativista social Kelly Araújo, atual secretária adjunta de Promoção do IDH da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), falou na manhã desta sexta-feira (21) sobre políticas públicas voltadas para comunidades tradicionais do Maranhão, durante entrevista no programa “Em Discussão”, da Rádio Assembleia (96,9 FM).
Kelly Araújo explicou, na entrevista aos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, que a Secretaria Adjunta de Promoção do Índice de Desenvolvimento Humano (SAPIDH) é o órgão responsável pela articulação da estratégia dos direitos humanos e desenvolvimento no Governo do Estado do Maranhão.
“Esta nossa Secretaria Adjunta nasceu com o propósito de exercer a coordenação técnica de dois importantes programas governamentais: o Plano Mais IDH, cujo foco é a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais nas cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do nosso estado; e a estratégia estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituída em dezembro de 2017”, declarou Kelly Araújo.
Oriunda de uma comunidade quilombola localizada no município de Grajaú, Kelly Araújo discorreu sobre a experiência adquirida com o Plano Mais IDH inspirado nos estudos que resultaram na assinatura do memorando de entendimento com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para adesão à Agenda 2030.
Atuação
Em sua explanação, Kelly Araújo frisou que a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) atua na formulação, articulação e implementação de políticas públicas voltadas para a promoção, defesa, proteção e garantia dos direitos humanos da população maranhense.
Kelly Araújo frisou que, desde sua criação com o nome Sedihpop, no ano de 2015, a pasta exerce suas atividades junto a outros órgãos do poder público de forma transversal, com a participação da sociedade civil.
“Nesses 10 anos, a nossa Secretaria desenvolveu diversas ações para o enfrentamento das desigualdades sociais e de questões que estão na base da formação da sociedade. Em sua atual configuração, a Sedihpop assumiu a missão de promover, defender e garantir os direitos humanos da população maranhense, em especial dos setores mais vulnerabilizados, exaltando os seguintes valores: respeito às diversidades; democracia; transversalidade e intersetorialidade; transparência, cooperação e solidariedade; universalidade; justiça social e; defesa da dignidade humana”, afirmou Kelly Araújo.
Ela também fez um relato das ações para garantia dos direitos dos povos quilombolas, destacando a realização do Cadastro dos Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão.
Mais notícias
Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato
Estudantes compreenderam o papel do Poder Legislativo no funcionamento da democracia
Mais de mil estudantes participam do “Preparadão ENEM” idealizado pelo deputado Davi Brandão em Bacabal
Participantes contaram ainda com mentorias individuais em Matemática Básica, Química, Espanhol e Inglês, além de atendimento psicológico
Cláudio Cunha propõe criação de Frente Parlamentar de Segurança Pública na Assembleia
Ele explicou que a ideia é que os integrantes do sistema de segurança pública e os parlamentares possam…
Junior Cascaria celebra obras conquistadas para Pedreiras fruto de suas indicações
Entre os investimentos mencionados, o parlamentar ressaltou a expansão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no município
Fred Maia destaca investimentos do governo para ampliar presença da UEMA em Pedreiras
Parlamentar acrescentou que, no final de semana, pôde visitar a obra de reforma do prédio, que está sendo…
Assembleia aprova projeto que institui programa de alimentação escolar
Objetivo é fortalecer a política de alimentação escolar, assegurando oferta regular de refeições nutritivas, seguras e culturalmente apropriadas
Alema faz minuto de silêncio em memória do advogado Dimas Salustiano da Silva
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso; falecimento ocorreu no domingo
Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato dentro de proposta do novo Ensino Médio
Estudantes percorreram os principais setores da Alema, como o Plenário Nagib Haickel e o Memorial do Legislativo Deputada…