21 de março de 2025
‘Em Discussão’ aborda políticas públicas para comunidades tradicionais do Maranhão
Secretária adjunta de Promoção do IDH Sedihpop, Kelly Araújo ressaltou que órgão é responsável pela articulação da estratégia dos direitos humanos e desenvolvimento no governo
Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Assista à entrevista na íntegra
A ativista social Kelly Araújo, atual secretária adjunta de Promoção do IDH da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), falou na manhã desta sexta-feira (21) sobre políticas públicas voltadas para comunidades tradicionais do Maranhão, durante entrevista no programa “Em Discussão”, da Rádio Assembleia (96,9 FM).
Kelly Araújo explicou, na entrevista aos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, que a Secretaria Adjunta de Promoção do Índice de Desenvolvimento Humano (SAPIDH) é o órgão responsável pela articulação da estratégia dos direitos humanos e desenvolvimento no Governo do Estado do Maranhão.
“Esta nossa Secretaria Adjunta nasceu com o propósito de exercer a coordenação técnica de dois importantes programas governamentais: o Plano Mais IDH, cujo foco é a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais nas cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do nosso estado; e a estratégia estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituída em dezembro de 2017”, declarou Kelly Araújo.
Oriunda de uma comunidade quilombola localizada no município de Grajaú, Kelly Araújo discorreu sobre a experiência adquirida com o Plano Mais IDH inspirado nos estudos que resultaram na assinatura do memorando de entendimento com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para adesão à Agenda 2030.
Atuação
Em sua explanação, Kelly Araújo frisou que a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) atua na formulação, articulação e implementação de políticas públicas voltadas para a promoção, defesa, proteção e garantia dos direitos humanos da população maranhense.
Kelly Araújo frisou que, desde sua criação com o nome Sedihpop, no ano de 2015, a pasta exerce suas atividades junto a outros órgãos do poder público de forma transversal, com a participação da sociedade civil.
“Nesses 10 anos, a nossa Secretaria desenvolveu diversas ações para o enfrentamento das desigualdades sociais e de questões que estão na base da formação da sociedade. Em sua atual configuração, a Sedihpop assumiu a missão de promover, defender e garantir os direitos humanos da população maranhense, em especial dos setores mais vulnerabilizados, exaltando os seguintes valores: respeito às diversidades; democracia; transversalidade e intersetorialidade; transparência, cooperação e solidariedade; universalidade; justiça social e; defesa da dignidade humana”, afirmou Kelly Araújo.
Ela também fez um relato das ações para garantia dos direitos dos povos quilombolas, destacando a realização do Cadastro dos Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão.
Mais notícias
Carlos Lula critica incoerência da Câmara Federal em votações sobre cassações parlamentares
Deputado afirma que decisão que manteve mandato de Carla Zambelli afronta a Constituição
Cláudio Cunha celebra título de cidadão imperatrizense e destaca avanços na Baixada Maranhense
Parlamentar agradeceu aos vereadores do município, em especial ao vereador Elias Holanda, autor da homenagem
Júnior Cascaria propõe auxílio financeiro para artesãos maranhenses em períodos de baixa demanda
Parlamentar afirmou que a medida visa garantir a produtividade desses trabalhadores fortalecendo o emprego e renda
Adelmo Soares destaca liderança de Iracema Vale, ações do governo e avanços em Caxias
Deputado comentou o cenário político estadual em conversa no programa Ponto Final, na Rádio Mirante News
‘Café com Notícias’ debate crescimento da violência de gênero e impacto das redes sociais
Convidada foi a professora Wanessa Soares, mestra e doutoranda em Letras, cuja pesquisa acadêmica aborda a dinâmica discursiva…
Ricardo Arruda repercute rejeição das contas de Mercial e denuncia perseguição política do prefeito Gilson Bonfim
Segundo o parlamentar, a decisão dos vereadores não teve base técnica nem respeito ao Regimento Interno da Câmara
Frente Parlamentar de Combate à Pobreza realiza reunião de avaliação dos trabalhos
Encontro contou com a presença do presidente do colegiado, deputado Arnaldo Melo, do deputado Ricardo Arruda e de…
‘Toda Mulher’ debate desafios enfrentados por mulheres com deficiência na luta contra a violência
Entrevistada foi a advogada, ativista e diretora de Mobilidade Inclusiva da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços…