21 de março de 2025

‘Em Discussão’ aborda políticas públicas para comunidades tradicionais do Maranhão

Secretária adjunta de Promoção do IDH Sedihpop, Kelly Araújo ressaltou que órgão é responsável pela articulação da estratégia dos direitos humanos e desenvolvimento no governo

‘Em Discussão’ aborda políticas públicas para comunidades tradicionais do Maranhão

Ativista social Kelly Araújo, secretária adjunta de Promoção do IDH Sedihpop, foi entrevistada pelos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos 

Assista à entrevista na íntegra

A ativista social Kelly Araújo, atual secretária adjunta de Promoção do IDH da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), falou na manhã desta sexta-feira (21) sobre políticas públicas voltadas para comunidades tradicionais do Maranhão, durante entrevista no programa “Em Discussão”, da Rádio Assembleia (96,9 FM).

Kelly Araújo explicou, na entrevista aos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, que a Secretaria Adjunta de Promoção do Índice de Desenvolvimento Humano (SAPIDH) é o órgão responsável pela articulação da estratégia dos direitos humanos e desenvolvimento no Governo do Estado do Maranhão.

“Esta nossa Secretaria Adjunta nasceu com o propósito de exercer a coordenação técnica de dois importantes programas governamentais: o Plano Mais IDH, cujo foco é a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais nas cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do nosso estado; e a estratégia estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituída em dezembro de 2017”, declarou Kelly Araújo.

Oriunda de uma comunidade quilombola localizada no município de Grajaú, Kelly Araújo discorreu sobre a experiência adquirida com o Plano Mais IDH inspirado nos estudos que resultaram na assinatura do memorando de entendimento com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para adesão à Agenda 2030.

Atuação

Em sua explanação, Kelly Araújo frisou que a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) atua na formulação, articulação e implementação de políticas públicas voltadas para a promoção, defesa, proteção e garantia dos direitos humanos da população maranhense. 

Kelly Araújo frisou que, desde sua criação com o nome Sedihpop, no ano de 2015, a pasta exerce suas atividades junto a outros órgãos do poder público de forma transversal, com a participação da sociedade civil.

“Nesses 10 anos, a nossa Secretaria desenvolveu diversas ações para o enfrentamento das desigualdades sociais e de questões que estão na base da formação da sociedade. Em sua atual configuração, a Sedihpop assumiu a missão de promover, defender e garantir os direitos humanos da população maranhense, em especial dos setores mais vulnerabilizados, exaltando os seguintes valores: respeito às diversidades; democracia; transversalidade e intersetorialidade; transparência, cooperação e solidariedade; universalidade; justiça social e; defesa da dignidade humana”, afirmou Kelly Araújo.

Ela também fez um relato das ações para garantia dos direitos dos povos quilombolas, destacando a realização do Cadastro dos Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão.

Mais notícias

Dr. Yglésio critica oposição por atacar o governador e família todos os dias, mas não querer ser atacada

Deputado estadual apontou incoerências do grupo de oposicionistas em discurso na sessão desta quinta-feira (18)

Deputado Antônio Pereira solicita implantação da Patrulha Maria da Penha na Região Tocantina

A indicação prevê a criação da Patrulha na 3ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar, no município de Cidelândia

Aluízio Santos destaca festejo de Nossa Senhora das Dores em Chapadinha

Mais de 25 mil fiéis acompanharam a procissão

 Adelmo Soares destaca, no ‘Diário da Manhã’, sua atuação parlamentar e o alcance do ‘Maranhão Livre da Fome’

Deputado afirmou que tem se posicionado em defesa do Governo do Estado e de programas sociais que trazem…

Psicóloga Bianca Chaves fala sobre projeto Cuidar do Cuidador no ‘Café com Notícias’

Ação tem o objetivo de oferecer suporte psicológico e profissional as mães atípicas

Arnaldo Melo defende obra na MA-372 e atesta que oposição faz crítica vazia ao tentar diminuir impactos das ações do governo

Parlamentar ressaltou a importância e a necessidade da estrada entre os municípios de Mirador e São Domingos do…

Famílias maranhenses poderão receber até R$ 300 com novas ações do programa ‘Maranhão Livre da Fome’

Programa de iniciativa do governo estadual é voltado ao combate à pobreza e à insegurança alimentar

Aprovado projeto que altera lei que reestrutura o Programa Maranhão Solidário

Alterações visam conferir equidade nas responsabilidades das Secretarias de Políticas para as Comunidades e de Representação Social