09 de agosto de 2024
‘Em Discussão’ aborda situação da orfandade no Brasil e ações voltadas para as crianças
Promotor de Justiça e psicóloga fizeram uma explanação sobre o agravamento do problema da orfandade no país, em razão da recente pandemia da Covid 19, entre outras questões relacionadas ao tema

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu, na manhã desta sexta-feira (9) o promotor de Justiça Márcio Thadeu Silva Marques, titular da Promotoria da Infância e Juventude de São Luís, e a professora Nelma Pereira, presidente do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão.
Durante o programa, apresentado pelo radialista Henrique Pereira, os dois entrevistados fizeram uma explanação sobre o agravamento do problema da orfandade no Brasil, em razão da recente pandemia da Covid 19. Segundo o promotor Márcio Thadeu, o Sistema de Monitoramento da Covid no Brasil, ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), atualizou informação de que, até o dia 11 de março de 2024, 710.427 pessoas haviam morrido em decorrência da Covid 19.
De acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), há mais de 113 mil crianças e adolescentes em orfandade no Brasil (somente no período entre março de 2020 e abril de 2021).
“A orfandade sempre existiu, mas com a Covid 19 esta pandemia agravou a desigualdade social. Com ela, observamos um fenômeno único na história da humanidade. Nós tivemos, pela primeira vez, uma geração de crianças e adolescentes que se tornaram órfãos ao mesmo tempo e pelo mesmo motivo. Isso foi um fenômeno global. Nem as guerras mundiais, nem a primeira geração do HIV, nem o caso do Zika Vírus com a microcefalia, chegaram a um parâmetro tão alarmante”, declarou o promotor de Justiça.
Com uma experiência acumulada de 31 anos de atuação no Ministério Público do Maranhão, Márcio Thadeu frisou que hoje a orfandade é um dos temas mais preocupantes.
“Quando a gente fala de orfandade, estamos falando da perda do direito da criança e do adolescente a um desenvolvimento integral, da perda da plenitude da sua convivência familiar, porque o lugar para que as crianças sejam criadas, o lugar do cuidado, da proteção para esse desenvolvimento, é a família”, ressaltou o promotor.
Seminário
A presidente do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão, Nelma Pereira, informou que, dada a relevância do tema, será realizado em São Luís, no próximo dia 21 deste mês, o Seminário Estadual Orfandade e Direitos. O evento acontecerá das 9 às 12 horas, no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão.
De acordo com informações de Nelma Pereira, o Seminário será promovido pela Coalizão Nacional pelos Direitos de Crianças e Adolescentes sob Orfandade, que é uma articulação de organizações da sociedade civil, autarquias, profissionais federais, movimentos sociais, pesquisadores, operadores do direito e ativistas sociais que se mobilizam desde 2021 pelo reconhecimento, visibilidade e garantia de direitos das crianças e adolescentes em orfandade e de suas famílias, em decorrência de causas diversas.
A presidente do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão explicou que o evento é destinado a profissionais e ativistas de políticas públicas de saúde, assistência social e proteção de crianças e adolescentes.
“A nossa ideia é promover a visibilidade política do fenômeno da orfandade de crianças e adolescentes e de suas famílias e identificar estratégias de proteção e produção de dados sobre a incidência de tais situações no Maranhão, além de aprofundar o conceito de orfandade, analisar as situações concretas de orfandade que ocorrem em nosso estado e indicar ações públicas e responsabilidades para cada poder”, assinalou a professora Nelma Pereira.
Mais notícias
CCJ dá parecer favorável a MP que cria o programa Tempo de Semear
De autoria do Poder Executivo, iniciativa visa ao aprimoramento das políticas públicas de subsídio voltadas a agricultores
Junior Cascaria celebra 413 anos de São Luís e elogia avanços do governo Brandão
Deutado destacou as entregas realizadas pelo governador Carlos Brandão no aniversário da cidade
Deputada Helena Duailibe destaca conquista histórica do Maranhão Atlético Clube
Parlamentar destacou sua ligação pessoal com o clube
Assembleia Legislativa faz um minuto de silêncio em memória do vereador Manoel Rodrigues
O parlamentar exerceu o mandato por cinco vezes, chegando a presidir, por quatro vezes, a Câmara de Alto…
Redução dos casos de feminicídios no Maranhão é tema de entrevista do programa ‘Café com Notícias’
De acordo com a secretária adjunta de Enfrentamento à Violência da Secretaria da Mulher, Heliane Fernandes, a redução…
‘Mais Saúde’ destaca prevenção do câncer colorretal e alerta sobre doenças intestinais
Proctologista Bruno Pereira explicou que a constipação intestinal deve ser encarada como uma doença crônica e não apenas…
‘Maranhão no Campo’ mostra a força do agro em exposição na Expoema 2025
Programa especial deste sábado mostrou as atrações da exposição, que segue até este domingo (7), e celebrou os…
‘Em Discussão’ detalha operações realizadas pela Polícia Militar em bairros da Grande São Luís
Comandante do Policiamento Metropolitano da Área Oeste da Grande São Luís, tenente-coronel Manoel Alves da Silva Filho destacou…