23 de maio de 2025
‘Em Discussão’ aborda sobre o primeiro curso de graduação presencial para pessoas do sistema prisional
Instituído pela Uema, o curso já oferecerá, neste ano, 60 vagas para o curso de Serviço Social; inscrições iniciam-se no dia 27 de junho e são gratuitas
Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), abordou, na manhã desta sexta-feira (23), os preparativos para o lançamento de uma experiência inédita no Brasil: a realização do primeiro curso de graduação para pessoas do sistema prisional.
O tema foi abordado pela pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Mônica Piccolo, e pela professora Karina Biondi. Elas fizeram uma explanação sobre o Programa de Formação Superior para Pessoas Privadas de Liberdade (ProPPL).
Com esse programa, a Uema deflagrará um projeto inovador: o primeiro curso superior presencial do Brasil para pessoas que estejam cumprindo pena no sistema prisional.
Em entrevista aos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, a pró-reitora Mônica Piccolo informou que o Programa de Formação Superior para Pessoas Privadas de Liberdade está oferecendo 60 vagas para o curso de graduação em Serviço Social.
Ela explicou que podem se inscrever no Processo Seletivo Simplificado, candidatos que tenham concluído o Ensino Médio e que estejam privados de liberdade na Unidade Prisional Feminina, de São Luís; ou que tenham cumprido pena, parcialmente ou integralmente, em regime fechado no sistema penitenciário do Maranhão.

A coordenadora do ProPPL, professora Karina Biondi, disse que as inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 27 de junho exclusivamente pelo site oficial do programa no endereço proppl.uema.br.
Com Doutorado em História, a pró-reitora Mônica Piccolo observou que o Brasil possui a terceira maior população carcerária do planeta, daí a importância da experiência pioneira que vai se iniciar no Maranhão.
“Esse nosso programa garante flexibilidade para que os alunos possam migrar entre as turmas, caso haja mudança no regime de cumprimento de pena ou na situação processual, sem prejuízo acadêmico ou perda do vínculo com a universidade”, afirmou a pró-reitora Mônica Piccolo.
A professora Karina Biondi acrescentou que o curso será gratuito, presencial, com aulas no turno noturno, e tem início previsto para 21 de julho. Serão formadas duas turmas: 30 vagas destinadas a mulheres privadas de liberdade, com aulas realizadas no Complexo Penitenciário de São Luís; e 30 vagas para egressos, com aulas no prédio do Curso de História da Uema, no Centro Histórico da capital. Para participar, é necessário ter concluído o Ensino Médio.
“Essa iniciativa visa promover a inclusão social e a reintegração por meio da educação superior, proporcionando oportunidades reais de desenvolvimento pessoal e profissional. A educação é fundamental para romper ciclos e contribuir para a reconstrução da vida dessas mulheres e egressos”, frisou a pró-reitora de Graduação da Uema, Monica Piccolo.
O processo seletivo será realizado por meio da análise de desempenho escolar em três modalidades: a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entre 2020 e 2024; a nota do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos); e, por fim, o histórico escolar do Ensino Médio do candidato.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios