13 de setembro de 2024
‘Em Discussão’ debate políticas públicas voltadas a idosos e pessoas com deficiência
Tema foi tratado pelo promotor Alenilton Santos da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência
Agência Assembleia
Assista à entrevista na íntegra
O promotor de justiça Alenilton Santos da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência, foi o entrevistado do programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta sexta-feira (13).
Alenilton Santos da Silva Júnior fez uma explanação sobre problemas enfrentados por segmentos da população idosa e de pessoas com deficiência, explicando como funcionam atualmente as instituições e mecanismos de proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Entrevistado pelos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, o promotor de justiça explicou que o Centro de Apoio de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência é um órgão auxiliar do Ministério Público, criado em 13 de junho de 2011, pelo Colégio de Procuradores do MP do Maranhão.
“Este nosso Centro de Apoio tem como finalidade prestar auxílio a Promotorias de Justiça, através de suporte técnico-administrativo, além de colaborar com os promotores de justiça na organização, planejamento das ações e apoio ao trabalho na comarca, de forma a fortalecer o trabalho do Ministério Público, como vetor de articulação junto à sociedade para a implantação e melhoria das políticas públicas, com vistas a garantir a efetividade dos direitos das pessoas idosas e das pessoas com deficiência”, afirmou.
Alenilton Santos da Silva Júnior acrescentou que o Centro de Apoio trabalha com o propósito de garantir os direitos da pessoa idosa desde o convívio familiar e comunitário até a implantação de políticas públicas.
“Essa é a função legal do Ministério Público e dever de toda a sociedade. Muitos são os casos de desrespeito, por isso a importância da atuação do MP como defensor dos direitos do idoso para ampará-lo e protegê-lo quando há omissão dos responsáveis”, assinalou.
Preconceito
Além de discorrer sobre preconceitos e sobre a cultura de exclusão que ainda existe contra os idosos, Alenilton Santos da Silva Júnior disse também que o Ministério Público é um dos defensores legais da pessoa com deficiência.
“A nossa instituição tem a responsabilidade de coibir abusos e cobrar a implementação de políticas públicas, contribuindo para que as barreiras para a pessoa com deficiência sejam superadas”, ressaltou.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência fez, ainda, uma explanação sobre o Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.471/2003), que se destina a regular os direitos e garantias das pessoas idosas.
“É importante conceituar que o Estatuto do Idoso entende que pessoa idosa é toda aquela com idade igual ou superior a 60 anos. E o crescimento deste segmento está ocorrendo num ritmo muito rápido no Brasil, o que impõe um grande desafio: que estejamos buscando cada vez mais políticas públicas que possam contemplar a população idosa do nosso estado”, enfatizou.
Mais notícias
Etarismo é abordado pelo defensor Vinicius Goulart no programa ‘Café com Notícias’
Titular do Núcleo de Defesa do Idoso falou sobre causas e consequências do preconceito contra pessoas com base…
Em Poção de Pedras, Junior Cascaria acompanha entrega de escola na Vila Borges
Para o deputado, a entrega da Unidade Integrada Professor José Ribamar Dias representa um esforço contínuo para melhorar…
Desembargador Paulo Velten, do TRE/MA, afirma que está tudo pronto para as eleições
Vice-presidente do Tribunal Regional do Maranhão foi entrevistado no ‘Diário da Manhã', com transmissão ao vivo e simultânea…
‘Toda Mulher’ discute desafios para efetividade das cotas de gênero
Programa recebeu a advogada Sanya Aquino, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MA
Doenças relacionadas ao metabolismo e hormônios são pauta no ‘Saúde e Bem-Estar’
Programa desta quarta-feira recebeu a médica endocrinologista Roberta Maria Duailibe, na Rádio Assembleia
‘Café com Notícias’ – Delegada Wanda Moura fala sobre casos de feminicídio no Maranhão
Ela informou ações de prevenção e que já foram registrados 52 feminicídios no estado este ano, número que…
Psicopedagoga Luce Malba discute uso do celular em sala de aula no ‘Café com Notícias’
Questão ganhou destaque após o Ministério da Educação anunciar que prepara para outubro um projeto de lei que…
‘Diário da Manhã’ – Especialista ressalta importância das eleições municipais para a democracia
Advogado Carlos Sérgio Barros, mestre em Direito Eleitoral, foi o entrevistado do programa desta terça-feira, em transmissão simultânea…