02 de agosto de 2024
‘Em Discussão’ – Especialista explica pontos da nova legislação para as eleições deste ano
Segundo Carlos Sérgio, devido às novas diretrizes estabelecidas para as eleições de 2024, candidatos e eleitores devem ficar mais atentos às novas regras

Agência Assembleia
O advogado e mestre em Direito Eleitoral, Carlos Sérgio Barros, foi o entrevistado do programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta sexta-feira (2), para esclarecer alguns pontos acerca da nova legislação para as eleições deste ano.
Segundo o especialista, na conversa com os radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, com a participação do jornalista Gregório Dantas, por conta das novas regulamentações e diretrizes estabelecidas para as eleições de 2024, candidatos e eleitores devem ficar atentos às novas regras, a fim de garantir sua participação no processo eleitoral.
De acordo com o advogado, este ano, o primeiro turno das eleições será realizado no dia 6 de outubro e o segundo turno, no dia 27 de outubro. Ele explicou que os candidatos terão até o dia 15 de agosto para realizar o registro da candidatura, com as propagandas eleitorais começando no dia 16 de agosto e terminando no dia 5 de outubro.
“Os candidatos devem ficar atentos às regras para a veiculação das propagandas eleitorais, em especial na internet, onde devem ser feitas em sites próprios, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. Os candidatos deverão também respeitar as regras de veracidade e responsabilidade durante a divulgação de propagandas na internet”, disse o advogado.
Punições
O especialista alertou ainda que, este ano, os órgãos responsáveis, como Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estarão ainda mais atuantes no combate à divulgação das fake news, com aplicação de punições mais severas.
Barros informou também que a propaganda em TV’s e rádios serão permitidas a partir de 26 de agosto, seguindo as regras estabelecidas pelo TSE e respeitando o tempo de cada coligação.
“Ainda gera muita dúvida entre os candidatos questões sobre o financiamento das campanhas e os limites de gastos, que têm valores específicos para cada cargo. Quem desejar fazer uma doação de pessoa física para a campanha de determinado candidato deve ficar atento ao limite. O financiamento coletivo ou a “vaquinha virtual” também serão permitidos desde que atenda às regras específicas para essa modalidade”, afirmou Carlos Sérgio Barros.
Mais notícias
Programa ‘Mais Saúde’ aborda terapias regenerativas com especialista em ortopedia e medicina esportiva
Entrevistado foi o ortopedista e médico do esporte Thairon Medeiros
‘Maranhão no Campo’ discute desafios e soluções para pequenos e médios produtores
Entrevistado foi o gestor do 'Empório do Agro', André Paiva
‘Em Discussão’ aborda políticas sobre garantias legais para proteção da pessoa com deficiência
Entrevistado foi o promotor de justiça Alenilton Santos da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de…
‘Diário da Manhã’ – Corredor Gabriel Baptista fala sobre sua vocação para saúde e esporte
O estudante de enfermagem viralizou nas redes sociais, na semana passada, ao sair diretamente da Expoema para correr…
‘Café com Notícias’ fala sobre as inovações das alternativas e execuções penais no Brasil
O juiz Lourenço Ribeiro, de Minas Gerais, que participa de encontros da área em São Luís, destacou que…
Escola do Legislativo inicia nova turma do curso de Inglês Básico Nível 2 para servidores e comunidade
Servidores e público externo participam da capacitação com foco no aprimoramento do idioma no contexto profissional e cotidiano
Júnior Cascaria solicita pavimentação da Avenida Lourival Alves Pereira em Pedreiras
O parlamentar enfatizou que a medida é um investimento estrutural essencial, que vai garantir melhoria na qualidade de…
6ª edição da Expo Indústria Maranhão 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’
O superintendente da Fiema, César Miranda, detalhou o evento, que acontecerá de 2 a 5 de outubro, em…