26 de setembro de 2025
‘Em Discussão’ recebe o jornalista Manoel Santos Neto e relembra legado do padre João Mohana
Autor da única biografia do escritor maranhense, Manoel Santos Neto tem profundo conhecimento sobre a vida de João Mohana, patrono da Feira do Livro de São Luís, que começa nesta sexta-feira, na Praça Maria Aragão

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
O programa Em Discussão, da Rádio Assembleia (96,9 FM) recebeu, na manhã desta sexta-feira (26), o jornalista e escritor Manoel Santos Neto (Manoelzinho) para uma conversa sobre a vida e a obra do padre João Mohana, patrono da 18ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS). O evento começa nesta sexta-feira (26) e segue até o dia 5 de outubro, na Praça Maria Aragão.
A edição da FeliS deste ano presta homenagem ao sacerdote, médico, escritor e pensador maranhense, reafirmando a literatura como expressão de vida, fé e cultura. A contribuição de Manoel Santos Neto é especialmente significativa, por ser autor da única biografia sobre o padre: A Ressurreição do Padre, lançada em 13 de maio de 2019 e vencedora do 36º Concurso Literário Cidade de São Luís.
“Esse livro nasceu de uma extensa e demorada pesquisa, iniciada em agosto de 1995, logo após o falecimento do padre”, explicou o jornalista aos apresentadores Álvaro Luiz e Henrique Pereira.
A obra resgata a trajetória de João Mohana (1925-1995), cuja produção inclui 43 livros e peças de teatro. “Padre Mohana foi um homem de uma cultura muito vasta e que enxergava muito à frente. Seus escritos são atualíssimos. Mohana era conferencista e articulista, escreveu durante anos uma coluna no jornal O Imparcial sobre temas do dia a dia”, destacou.
Segundo Manoel, os principais temas da produção do padre giravam em torno da família, da formação da juventude e dos valores cristãos. “Padre Mohana é considerado o escritor dono da melhor coleção brasileira de educação para o casamento. Era um orientador espiritual muito requisitado. Criou um grupo de jovens chamado Juventude Universitária Cristã (JUAC) e Pré-JUAC, de secundaristas. Fui um dos que integraram esse grupo. Formou muitas lideranças cristãs em diversas áreas. Ele é patrono de uma das cadeiras da Academia Ludovicense de Letras”, enfatizou.
Concurso literário
Ao final da entrevista, o jornalista defendeu a retomada do concurso literário que o premiou. “Esse prêmio revelou muitos talentos e incentivou a produção intelectual no Maranhão. Seria muito importante que voltasse a ser realizado, pois fortalece a literatura local e dá visibilidade a novos escritores”, concluiu.
Os livros de Manoel Santos Neto estão disponíveis na Livraria e Espaço Cultural Amei, no São Luís Shopping.
Mais notícias
Professor fala ao ‘Diário da Manhã’ sobre o crescimento do LPO no Maranhão
Dudu LPO informou que atletas maranhenses já conquistaram medalhas em competições nacionais e que tem atuado para promover…
Advogada esclarece sobre alienação parental no programa ‘Café com Notícias’
A especialista Ivane Rodrigues falou sobre o que é, como funciona e como agir diante dessa situação
Yglésio rebate e mostra contradição de oposicionistas sobre veto de ex-governador Flávio Dino
Parlamentar apresentou duas proposições que foram vetadas pelo então chefe do Executivo em 2018, nas quais foram usados…
Centro de ensino é inaugurado com articulação do deputado Catulé Júnior
Centro de Ciências da Saúde Comendador Alderico Silva foi inaugurado em Caxias
Junior Cascaria garante novas motos para reforçar segurança em Pedreiras
Iniciativa busca ampliar a mobilidade das forças policiais e garantir mais presença nas ruas
Fred Maia assume mandato na Assembleia com licença da deputada Claudia Coutinho
O parlamentar passa a exercer as funções legislativas durante todo o período de afastamento de Claudia Coutinho
Estrada que liga Guimarães à Praia de Araoca trouxe desenvolvimento para a região, diz Ana do Gás
Em seu pronunciamento, a parlamentar relatou os benefícios para o turismo e a economia com a inauguração da…
Caxias e região recebem entregas do governo com forte presença da deputada Daniella e do governador Carlos Brandão
Governo entregou 6 mil tablets para estudantes da rede estadual e foram inaugurados o Centro de Ciências da…