11 de outubro de 2024
‘Em Discussão’ – Técnico do TRE/MA faz balanço das Eleições 2024 no estado
Chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral da Capital, Victor Hugo Freitas Machado, afirmou que eleições foram um sucesso nos 217 municípios maranhenses

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu nesta sexta-feira (11) o chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral da Capital, Victor Hugo Freitas Machado Cândido. Ele fez um relato sobre o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA) para a realização das eleições de 6 de outubro no Maranhão.
Durante a entrevista, realizada pelos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luiz, Victor Hugo Machado Cândido informou que, para a Justiça Eleitoral, o primeiro turno das eleições municipais foi um absoluto sucesso nos 217 municípios maranhenses. “Os resultados das urnas foram divulgados de forma rápida, fruto de um trabalho planejado que uniu tecnologia e dedicação, somados ao empenho e profissionalismo dos servidores”, assinalou Victor Hugo.
Ele explicou que a estrutura utilizada nas juntas, postos de transmissão que funcionaram nos municípios termos das zonas eleitorais, nos PATs (postos avançados de transmissão) dos locais de difícil acesso e nos 600 pontos do JE-Connect transmitidos dos próprios locais de votação também foi um grande diferencial.
Segundo Victor Hugo, da parte de segurança, tropas federais atuaram em 50 municípios e as Polícias Federal, Militar, Civil, Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Marinha e Aeronáutica, com cerca de 10 mil homens no total, permitiram que o pleito também obtivesse essa característica de normalidade. Essas forças trabalharam na escolta, guarda de urnas, policiamento ostensivo e atividades de inteligência para prevenção de incidentes.
Durante a votação, 129 urnas foram substituídas por reservas e em algumas os problemas foram solucionados pelos profissionais de apoio às eleições. Sobre este número, o técnico do TRE disse que os problemas ocorreram em equipamentos também usados nos anos de 2013 e 2015, em São Luís e nos municípios próximos à capital.
Justificativa
Pelo aplicativo Pardal continua sendo possível registrar denúncias de crimes eleitorais e de propaganda irregular. Pelo aplicativo e-título é possível justificar a ausência até 60 dias após as eleições, mas o procedimento também pode ser feito de forma presencial ou pelo sistema Justifica, disponível nas páginas eletrônicas dos Tribunais Regionais Eleitorais. Para tanto, o eleitor deve anexar um comprovante do motivo de sua ausência para deferimento ou não por parte do juiz do pedido.
Victor Hugo frisou que Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, em 2024 alcançou mais de 200 mil eleitores aptos a votar – o que a habilitou a ter segundo turno para o cargo de prefeito pela primeira vez na história do município, caso no primeiro ninguém alcançasse a maioria dos votos – terá disputa no próximo dia 27 de outubro entre Rildo Amaral (55.149 votos – 35,57%) e Mariana Carvalho (41.172 votos – 26,56%).
Mais notícias
CCJ aprova projeto de intercâmbio para estudantes da rede pública estadual
Projeto de Lei 236/2025 é de autoria do Poder Executivo
Ana do Gás destaca avanços em Barreirinhas e celebra união por melhorias no município
Ela destacou a inauguração do novo Centro Administrativo da cidade, entre outras coisas
Eric Costa defende PL que isenta pessoas com deficiência do pagamento do IPVA
Segundo o parlamentar, a proposta busca simplificar a vida dos contribuintes
Assembleia Legislativa faz minuto de silêncio por morte de vereador
Armando da Taboca da Onça faleceu domingo (15), vítima de acidente de moto
Adelmo Soares destaca impactos dos investimentos no São João na geração de emprego e renda
O parlamentar afirmou que são impactos econômicos significativos, atraindo turistas e incrementando diversos setores da economia
Diretoria de Saúde inicia campanha de vacinação para servidores e parlamentares
Campanha oferece imunizantes contra diversas doenças
Ana do Gás parabeniza governador por reajuste salarial para Polícia Militar e Bombeiros
Ela disse que se trata de uma conquista que representa muito mais do que os números
Alunos de Direito do Cest visitam instalações da Alema e Memorial do Legislativo Maranhense
Visita teve como objetivo conhecer o trabalho da Casa e obter uma visão ampla sobre o Legislativo maranhense