29 de maio de 2025

Encontro de Mulheres Legisladoras: Luzenice Macedo palestra sobre criação de Procuradorias da Mulher

Com mais de 20 anos de atuação na Alema, Luzenice Macedo assumiu a diretoria da Consultoria Legislativa, cargo que até então nunca havia sido ocupado por uma mulher

Encontro de Mulheres Legisladoras: Luzenice Macedo palestra sobre criação de Procuradorias da Mulher

Luzenice Macedo detalhou os caminhos necessários para a criação de uma Procuradoria da Mulher nas casas legislativas municipais

Agência Assembleia

Durante o I Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão, promovido nesta quinta-feira (29) pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), a diretora da Consultoria Legislativa da Casa, Luzenice Macedo, teve uma participação de destaque ao apresentar, de forma clara e técnica, o passo a passo para que as Câmaras Municipais possam instituir Procuradorias da Mulher.

Com mais de 20 anos de atuação na Alema, Luzenice Macedo é a primeira mulher a assumir a diretoria da Consultoria Legislativa. A conquista acontece em um momento importante para a Casa, que, após 190 anos, também passa a ter uma mulher na presidência.

“É simbólico e muito significativo. Hoje, a maioria das diretorias da Alema é ocupada por mulheres. Isso mostra que a nossa presença nos espaços de decisão não é mais exceção, mas construção. É resultado de um processo que vem se consolidando com esforço, qualificação e compromisso”, afirmou.

Na palestra, Luzenice detalhou os caminhos necessários para a criação de uma Procuradoria da Mulher nas casas legislativas municipais. Segundo ela, o primeiro passo é a apresentação de um Projeto de Resolução (ou de uma proposta de alteração do Regimento Interno), que institua formalmente a Procuradoria dentro da estrutura da Câmara.

Competências

Na sequência, segundo ela, é preciso definir claramente quais serão as competências do órgão, sua composição e os critérios para a escolha da Procuradora da Mulher, preferencialmente uma vereadora com atuação consolidada na defesa dos direitos das mulheres.

“Não se trata apenas de criar um setor dentro da Câmara. A Procuradoria precisa nascer com propósito e estrutura, com base legal e com pessoas preparadas para ouvir e agir. Esse é o diferencial. É assim que ela ganha legitimidade e se torna uma aliada real da rede de proteção às mulheres”, explicou.

Ainda segundo Luzenice, após ser apreciado internamente e aprovado em plenário, o projeto possibilita a nomeação da Procuradora e de suas suplentes, que devem contar com apoio institucional para o pleno exercício de suas funções. Para garantir o funcionamento adequado, o órgão precisa dispor de espaço físico apropriado, equipe de apoio e orçamento próprio.

Ela também destacou que, além da estrutura interna, a atuação da Procuradoria deve estar integrada à rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

 “É essencial que esse trabalho esteja conectado com as delegacias especializadas, Defensorias Públicas, Ministério Público, centros de referência e movimentos sociais. Só assim a atuação será completa e efetiva”, concluiu.


Mais notícias

Catulé Júnior prestigia final da 3ª Copa Tamarineirense e reforça apoio ao esporte em Caxias

No evento, que teve o apoio do parlamentar, Catulé Júnior destacou a importância do esporte como ferramenta de inclusão social

Adelmo Soares garante investimentos inéditos para Caxias nas áreas da cultura e segurança pública

Os investimentos serão aplicados com recursos de emendas parlamentares, reafirmando a atuação do deputado voltada ao desenvolvimento de…

Maranhão no Campo’- Diretor do Sebrae destaca ações de valorização do empreendedorismo rural 

O gestor fez um balanço das ações do órgão, destacando, entre outros, os projetos “Juntos pelo Agro” e…

‘Em Discussão’ aborda diversidade e Prêmio Luiz Alves Ferreira (Luizão) do TJ/MA

Tema foi tratado pela servidora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) e membro do Comitê de Diversidade…

Campanha Natal da APAE é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

O coordenador Gabriel Bartowski falou sobre as ações desenvolvidas pela instituição e quais as formas de as pessoas…

Aprovado PL do Poder Executivo que dispõe sobre revisão do Plano Plurianual de 2024-2027

O projeto teve parecer favorável da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle, com relatoria do deputado Neto…

Assembleia realiza última sessão de 2025 e aprova a Comissão de Recesso Parlamentar 

O grupo atuará durante o período de recesso parlamentar, iniciado nesta quinta-feira,18, e seguindo até o dia 2…

Alema aprova Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2026

A LOA é um dos instrumentos da tríade orçamentária brasileira, junto com o PPA e a LDO, que…