29 de maio de 2025
Encontro de Mulheres Legisladoras: Luzenice Macedo palestra sobre criação de Procuradorias da Mulher
Com mais de 20 anos de atuação na Alema, Luzenice Macedo assumiu a diretoria da Consultoria Legislativa, cargo que até então nunca havia sido ocupado por uma mulher

Agência Assembleia
Durante o I Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão, promovido nesta quinta-feira (29) pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), a diretora da Consultoria Legislativa da Casa, Luzenice Macedo, teve uma participação de destaque ao apresentar, de forma clara e técnica, o passo a passo para que as Câmaras Municipais possam instituir Procuradorias da Mulher.
Com mais de 20 anos de atuação na Alema, Luzenice Macedo é a primeira mulher a assumir a diretoria da Consultoria Legislativa. A conquista acontece em um momento importante para a Casa, que, após 190 anos, também passa a ter uma mulher na presidência.
“É simbólico e muito significativo. Hoje, a maioria das diretorias da Alema é ocupada por mulheres. Isso mostra que a nossa presença nos espaços de decisão não é mais exceção, mas construção. É resultado de um processo que vem se consolidando com esforço, qualificação e compromisso”, afirmou.
Na palestra, Luzenice detalhou os caminhos necessários para a criação de uma Procuradoria da Mulher nas casas legislativas municipais. Segundo ela, o primeiro passo é a apresentação de um Projeto de Resolução (ou de uma proposta de alteração do Regimento Interno), que institua formalmente a Procuradoria dentro da estrutura da Câmara.
Competências
Na sequência, segundo ela, é preciso definir claramente quais serão as competências do órgão, sua composição e os critérios para a escolha da Procuradora da Mulher, preferencialmente uma vereadora com atuação consolidada na defesa dos direitos das mulheres.
“Não se trata apenas de criar um setor dentro da Câmara. A Procuradoria precisa nascer com propósito e estrutura, com base legal e com pessoas preparadas para ouvir e agir. Esse é o diferencial. É assim que ela ganha legitimidade e se torna uma aliada real da rede de proteção às mulheres”, explicou.
Ainda segundo Luzenice, após ser apreciado internamente e aprovado em plenário, o projeto possibilita a nomeação da Procuradora e de suas suplentes, que devem contar com apoio institucional para o pleno exercício de suas funções. Para garantir o funcionamento adequado, o órgão precisa dispor de espaço físico apropriado, equipe de apoio e orçamento próprio.
Ela também destacou que, além da estrutura interna, a atuação da Procuradoria deve estar integrada à rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
“É essencial que esse trabalho esteja conectado com as delegacias especializadas, Defensorias Públicas, Ministério Público, centros de referência e movimentos sociais. Só assim a atuação será completa e efetiva”, concluiu.
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…