24 de setembro de 2024

Médico fala sobre Alzheimer e doenças cardiovasculares no ‘Diário da Manhã’

Neurologista Luciano Lobão destacou ações das campanhas ‘Setembro Vermelho’ e ‘Setembro Violeta’ em entrevista ao programa

Médico fala sobre Alzheimer e doenças cardiovasculares no ‘Diário da Manhã’

Médico Luciano Lobão foi entrevistado pelo jornalista Ronald Segundo, no ‘Diário da Manhã’

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Assista ao programa na íntegra

O neurologista Luciano Lobão falou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta terça-feira (24), sobre prevenção ao Alzheimer e doenças cardiovasculares, destacando ações das campanhas ‘Setembro Vermelho’ e ‘Setembro Violeta’.

O especialista disse, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que o mês é importante para as doenças cardiovasculares e demências. A data 21 de setembro destaca-se por ser o Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer.

Já 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração, criado em 2000 pela Federação Mundial do Coração, portanto Setembro Vermelho é uma campanha de conscientização sobre as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo e no Brasil. 

“O mês de setembro é muito importante para os neurologistas, para a neurociência, por chamar a atenção para duas condições muito presentes, mas poucos ligam, o aneurisma cerebral e o Alzheimer, que causam muita exasperação e temor à população”, disse.

Setembro Vermelho 

Segundo o médico, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a doença. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos – a maior parte deles ainda sem diagnóstico. A idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença.

“Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e não tem cura, mas pode ser controlada. Com os avanços da medicina e o tratamento adequado, os pacientes podem ter uma sobrevida maior e uma qualidade de vida melhor. Para isso, é necessário o acompanhamento com o médico especialista”, alertou.

Mais notícias

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…

Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva

Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira