18 de agosto de 2025
Especialistas detalham a implementação do projeto Alfabetização Ecológica no Maranhão no ‘Sustentabilidade na Prática’
Programa desta segunda-feira teve a participação do professor Roberto Mauro Gurgel e do ambientalista Marcos Silva que falaram sobre a inserção de práticas de educação ambiental nas escolas e em outros setores da sociedade maranhense
Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
O professor Roberto Mauro Gurgel Rocha, membro da Coordenação do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão (FEEA/MA), e o ambientalista Marcos Silva concederam entrevista, na manhã desta segunda-feira (18), ao programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96,9 FM).
Durante o programa, apresentado pela radialista Maria Regina Telles, os dois especialistas na área do meio ambiente fizeram uma explanação sobre o projeto “Alfabetização Ecológica”, iniciativa que busca inserir práticas de educação ambiental nas escolas e em outros setores da sociedade maranhense.
“A alfabetização ecológica é essencial para conscientizar e engajar a sociedade na preservação ambiental”, afirmou o professor Roberto Mauro Rocha, acrescentando que o Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão está engajado em difundir esse tema para que possa interagir e aprofundar o debate com diferentes segmentos da sociedade.
Ao falar sobre a preservação da natureza e o desenvolvimento de uma cultura de paz e responsabilidade ecológica, o professor Roberto Mauro Rocha disse que aborda temas como a “Cultura de Paz” e a “Ecologia Integral” alinhado à Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco.
Dignidade humana
“Precisamos refletir sobre os efeitos das mudanças climáticas em nossas vidas. Como destaca o saudoso Papa Francisco na Encíclica Laudato Deum, é um problema global que afeta a dignidade humana. No Brasil, as consequências são claras, como as queimadas em São Paulo, enchentes no Rio Grande do Sul e as vossorocas no Maranhão. É urgente que assumamos nossa responsabilidade e adotemos a ‘Alfabetização Ecológica’ para entender e enfrentar os desafios ambientais de hoje”, frisou o professor Roberto Mauro.
O ambientalista Marcos Silva, coordenador socioambiental da Companhia de Saneamento do Maranhão (Caema), informou que atualmente desenvolve na companhia o Projeto de Educação Ambiental: Alfabetização Ecológica em Recursos Hídricos e Saneamento Básico.
Ele explicou que a Coordenadoria Socioambiental da Caema realiza encontros comunitários com o objetivo de promover o conhecimento, o diálogo e a conscientização sobre o uso responsável da água e a importância do saneamento básico para a saúde pública e o meio ambiente.
Ativista social
Professor emérito da UFMA e integrante do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, o professor doutor Roberto Mauro Gurgel discorreu também, durante a entrevista, sobre sua trajetória profissional e de sua militância como ativista social.
Formado em agronomia pela Universidade Federal do Ceará, com doutorado em Estudos Comparados da América Latina, Roberto Mauro é mestre em Sociologia e, em Israel, fez o curso de Programação Agrícola e Desenvolvimento Regional. Nos anos 1960, ele começou sua caminhada pelo Maranhão, quando ministrou o Curso sobre Técnica de Pesquisa, promovido pela UFMA em 1967.
A partir daí, sua vida ficou vinculada à área de Educação em terras do Maranhão. Consagrou-se como seguidor do mestre Paulo Freire e integrou, dessa forma, a Universidade Federal do Maranhão como professor do Departamento de Sociologia e Pedagogia.
Já exerceu a presidência da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar no Estado do Maranhão, representante do Instituto Paulo Freire, membro do Fórum para o Desenvolvimento da Educação Infantil e, dentre tantas outras atividades, é um ativista dos movimentos sociais, integrando o Conselho Diretor da Sociedade Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos.
O vasto currículo de Roberto Mauro Gurgel inclui a coordenação do Programa de Educação Rural no Maranhão e de diversos seminários, elaboração de estudo sobre a Educação no Maranhão com um capítulo sobre educação infantil, publicado pelo Unicef, Banco Mundial, Fundescola MEC Undime e elaboração de estudo sobre “O papel da Educação na Construção da sociedade maranhense”.
Autor de 20 obras publicadas, além de ensaios, estudos e artigos em revistas da comunidade científica do Maranhão e do Brasil, o professor disse, ainda, que exerceu dezenas de cargos e funções em sua área, dentre as quais se destacam o de consultor do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Brasileiras, coordenador nacional de Extensão Universitária do Ministério da Educação, consultor da Associação das Universidades Amazônicas e membro do Fórum da América Latina.
Mais notícias
Antônio Pereira destaca inauguração da Estrada do Abacaxi, nova licitação da MA-138 e reforço na segurança em Imperatriz
Deputado destacou importantes ações do governo estadual
Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval
Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale
Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias
Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo
Cláudio Cunha e Yglésio Moisés rebatem oposição e reconhecem melhorias feitas pelo governo estadual no sistema de ferry-boat
Ambos falaram sobre ações realizadas pelo governo visando à melhoria do sistema
Carlos Lula alerta para risco de caos no sistema de ferry-boat durante Carnaval
Parlamentar afirmou que a alta demanda já é previsível nesta época do ano e defendeu planejamento prévio
Assembleia aprova projeto de Wellington do Curso que cria selo “Salão Amigo do Autismo” no Maranhão
Proposta reconhece e incentiva salões de beleza que adotem atendimento especializado
Festa das Cores promove integração e valoriza manifestações culturais na ‘Sementinha’
A proposta envolveu crianças de todas as turmas em momentos de convivência, brincadeiras e apresentações lúdicas
Projeto institui política de atenção à saúde da mulher soropositiva e prevenção da transmissão do HIV
Projeto é de autoria do deputado Wellington do Curso