03 de outubro de 2024
Etarismo é abordado pelo defensor Vinicius Goulart no programa ‘Café com Notícias’
Titular do Núcleo de Defesa do Idoso falou sobre causas e consequências do preconceito contra pessoas com base na idade
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
No ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (3), na TV Assembleia, a jornalista e apresentadora Elda Borges conversou com o defensor público Vinicius Goulart, titular do Núcleo de Defesa do Idoso, sobre as causas e consequências do etarismo, que é o preconceito contra pessoas com base na idade.
“É uma situação que a gente vem sempre tentando combater, através até de eventos que a Defensoria promove, como o evento que está ocorrendo esta semana. São vários eventos, na verdade, em alusão ao dia 1º de outubro, que é o dia internacional, nacional, estadual e municipal também de proteção a idoso. E a data é uma reflexão exatamente com relação a essas questões. A nossa população vem envelhecendo muito rapidamente, então nada melhor do que termos um dia para poder tratar dessa matéria específica”, explicou.
Segundo o defensor, o etarismo pode se manifestar de várias formas. Entre elas, ao desconsiderar a opinião de uma pessoa idosa, ao negar vagas de emprego por causa da idade ou ao considerar atividades que proporcionam bem-estar, como matricular-se em uma academia, como não adequadas. E, em alguns casos, esse preconceito pode se manifestar de forma violenta, através de maus tratos, agressões físicas e psicológicas contra a pessoa idosa.
Vinicius Goulart explicou que, ao serem constatados casos de maus tratos, violência ou quaisquer outros crimes que estejam previstos no próprio Estatuto do Idoso, o criminoso sofre uma pena, que para alguns crimes pode ser uma menor, mas que podem gerar, em alguns casos, a prisão. Fora do Estatuto do Idoso, também há a possibilidade de prisão quando praticados crimes mais graves, como lesão corporal e em casos extremos o delito de homicídio.
De acordo com o defensor, além das sequelas físicas, o etarismo também pode causar graves sequelas psicológicas nas vítimas, como depressão e afastamento do convívio social.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
‘Diário da Manhã’ destaca o jiu jitsu como instrumento de evangelização e socialização
Jadson Rodrigues explicou, no programa, que as atividades integram projeto desenvolvido em comunidades por um grupo de amigos…
Programa “Em Discussão” debate o projeto “Mãos que Transformam”
O secretário de Estado Extraordinário de Políticas para as Comunidades, Fabiano Furtado, destacou as ações desenvolvidas pelo órgão…
‘Café com Notícias’ destaca o aumento dos casos de bronquiolite no Maranhão e a nova vacina de prevenção
A neonatologista Marynea Vale explicou, no programa, que fatores como as variações climáticas, a queda das temperaturas e…
Carlos Lula critica incoerência da Câmara Federal em votações sobre cassações parlamentares
Deputado afirma que decisão que manteve mandato de Carla Zambelli afronta a Constituição
Cláudio Cunha celebra título de cidadão imperatrizense e destaca avanços na Baixada Maranhense
Parlamentar agradeceu aos vereadores do município, em especial ao vereador Elias Holanda, autor da homenagem
Júnior Cascaria propõe auxílio financeiro para artesãos maranhenses em períodos de baixa demanda
Parlamentar afirmou que a medida visa garantir a produtividade desses trabalhadores fortalecendo o emprego e renda
Adelmo Soares destaca liderança de Iracema Vale, ações do governo e avanços em Caxias
Deputado comentou o cenário político estadual em conversa no programa Ponto Final, na Rádio Mirante News
‘Café com Notícias’ debate crescimento da violência de gênero e impacto das redes sociais
Convidada foi a professora Wanessa Soares, mestra e doutoranda em Letras, cuja pesquisa acadêmica aborda a dinâmica discursiva…