03 de outubro de 2024

Etarismo é abordado pelo defensor Vinicius Goulart no programa ‘Café com Notícias’

Titular do Núcleo de Defesa do Idoso falou sobre causas e consequências do preconceito contra pessoas com base na idade

Etarismo é abordado pelo defensor Vinicius Goulart no programa ‘Café com Notícias’

Defensor Vinicius Goulart, titular do Núcleo de Defesa do Idoso, com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

No ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (3), na TV Assembleia, a jornalista e apresentadora Elda Borges conversou com o defensor público Vinicius Goulart, titular do Núcleo de Defesa do Idoso, sobre as causas e consequências do etarismo, que é o preconceito contra pessoas com base na idade.

“É uma situação que a gente vem sempre tentando combater, através até de eventos que a Defensoria promove, como o evento que está ocorrendo esta semana. São vários eventos, na verdade, em alusão ao dia 1º de outubro, que é o dia internacional, nacional, estadual e municipal também de proteção a idoso. E a data é uma reflexão exatamente com relação a essas questões. A nossa população vem envelhecendo muito rapidamente, então nada melhor do que termos um dia para poder tratar dessa matéria específica”, explicou.

Segundo o defensor, o etarismo pode se manifestar de várias formas. Entre elas, ao desconsiderar a opinião de uma pessoa idosa, ao negar vagas de emprego por causa da idade ou ao considerar atividades que proporcionam bem-estar, como matricular-se em uma academia, como não adequadas. E, em alguns casos, esse preconceito pode se manifestar de forma violenta, através de maus tratos, agressões físicas e psicológicas contra a pessoa idosa.

Vinicius Goulart explicou que, ao serem constatados casos de maus tratos, violência ou quaisquer outros crimes que estejam previstos no próprio Estatuto do Idoso, o criminoso sofre uma pena, que para alguns crimes pode ser uma menor, mas que podem gerar, em alguns casos, a prisão. Fora do Estatuto do Idoso, também há a possibilidade de prisão quando praticados crimes mais graves, como lesão corporal e em casos extremos o delito de homicídio.

De acordo com o defensor, além das sequelas físicas, o etarismo também pode causar graves sequelas psicológicas nas vítimas, como depressão e afastamento do convívio social.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Deputado Adelmo Soares é homenageado pelo Clube das Samaritanas da Loja Maçônica Duque de Caxias

Homenagem é um reconhecimento às contribuições que o parlamentar tem dado às Samaritanas, que realizam um importante papel…

‘Em Discussão’ detalha a Operação Lei Seca, que cobrirá a Grande Ilha

Blitze serão realizadas durante o Pré-Carnaval e o Carnaval, nas principais avenidas da Região Metropolitana, por equipes do…

Especialista alerta, no ‘Diário da Manhã’, sobre os males do cyberbullying

Enne Thomé afirmou que esse fenômeno é perene, acompanha a vítima 24 horas e exacerba o sofrimento, falou…

Fibromialgia e direitos dos pacientes são tema de entrevista no ‘Café com Notícias’ 

Condição complexa, a doença exige tratamento multidisciplinar e foi reconhecida legalmente como deficiência, o que garante aos pacientes,…

Carlos Lula denuncia exclusão de blocos tradicionais do Carnaval do Maranhão

O parlamentar reforçou que os blocos alternativos desempenham papel central na preservação do carnaval tradicional maranhense

Programa Rádio Podcast Esporte em Debate estreia na Rádio Alema

O novo programa é exibido toda quinta-feira, no horário das 11h às 12h, trazendo as principais informações do…

Gabinete Militar da Assembleia realiza treinamento para a abertura dos trabalhos legislativos de 2026

Participaram do momento preparatório, a Cavalaria e a Banda de Música da Polícia Militar, cadetes do Corpo de…

‘Saúde e Bem-Estar’ aborda importância do check-up cardiovascular para prevenção de doenças

Cardiologista alertou sobre os fatores que aumentam o risco de um infarto e orientou sobre os cuidados que…