27 de agosto de 2025

Exposição “Vozes Silenciosas” encerra Agosto Lilás na Alema e reforça combate à violência contra as mulheres

Mostra é composta por painéis com informações e estatísticas sobre as mais variadas formas de violência contra as mulheres

Exposição “Vozes Silenciosas” encerra Agosto Lilás na Alema e reforça combate à violência contra as mulheres

Deputada Dra. Vivianne, procuradora da Mulher da Alema, conversa com visitantes da exposição

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

As diversas formas de violência contra a mulher são tema da exposição “Vozes Silenciosas”, realizada pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). A mostra, instalada no hall de entrada do Palácio Manuel Beckman, tem o objetivo de não só expor o problema, mas principalmente conscientizar a comunidade sobre a urgente necessidade de mudar essa realidade.

A exposição reúne cinco totens com informações relacionadas à violência contra a mulher em suas mais variadas formas. O público pode conferir a mostra de segunda à sexta-feira, no horário de funcionamento da Assembleia, até o final do mês de agosto.  

Os totens apresentados trazem informações e estatísticas sobre a violência psicológica, doméstica, política, patrimonial e também sobre feminicídio. Entre os dados apresentados está, por exemplo, a quantidade de feminicídios registrados no Maranhão: em 2024, foram contabilizados 68 casos, conforme o Monitor de Feminicídios do Brasil (MFB), o que faz com o que o estado seja o quinto no ranking nacional desse tipo de crime.

Vereadora Nadja Costa, procuradora da Mulher na Câmara de Carutapera, foi uma das que visitou a exposição

Ainda no Maranhão, 25% das mulheres já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por um homem. Destas, 27% vivenciaram episódios nos últimos 12 meses, sendo a grande maioria delas preta ou pardas.

Aliando ao desenvolvimento tecnológico, a exposição não se concentra apenas no espaço físico. Isso porque em cada totem há também um QR Code em que o visitante aponta o celular e é direcionado para uma página no site da Alema contendo relatos em áudio de vítimas de cada uma das formas de violência.

Agosto Lilás

A exposição está alinhada à campanha Agosto Lilás, ação nacional de conscientização e combate à violência contra as mulheres. A deputada estadual e procuradora da Mulher, Dra. Vivianne (PDT), chamou atenção para a necessidade de reconhecer previamente os sinais que alertam para as formas de violência com o intuito de prevenir que a situação se perpetue.   

“Resolvemos fazer essa exposição porque muitas vezes as pessoas entendem como violência somente a agressão física, mas existem vários tipos de violências. E, geralmente, a violência mais grave, que é a perda da vida da mulher. É preciso denunciar, a gente não pode se calar, e nós temos que nos apoiar.  E o papel da Procuradoria também é esse, defender os direitos, mas também apoiar”, pontuou.

A professora e vereadora da cidade de Carutapera, Nadja Costa, foi uma das que visitou na manhã desta terça-feira a exposição. Procuradora da Mulher na Câmara Municipal, a parlamentar elogiou a iniciativa, destacando principalmente a violência política que são alvo as mulheres nos espaços de poder e decisão.

“Quantas e quantas mulheres vereadoras, hoje, não sofrem violência política? Estar hoje na Assembleia participando desse momento, dessa exposição, em busca de parceria para os nossos municípios, é muito importante. Então, como procuradora da mulher na Câmara, hoje eu vim, além de prestigiar a exposição, conversar com a deputada Dra. Vivianne em busca de parceria, de apoio, para que nós possamos fazer um trabalho mais efetivo com as mulheres carutaperenses e, claro, buscar defender essas mulheres e lutar pelos seus direitos e igualdade”, destacou

Mostra reúne totens com informações sobre violência psicológica, doméstica, política, patrimonial e feminicídio

Mais notícias

Fred Maia destaca investimentos e valorização dos professores em Pedreiras

Nova sede da Secretaria Municipal de Educação representa um avanço importante para o setor educacional do município

‘Contraplano’ debate desafios, atualizações e importância do Estatuto da Criança e do Adolescente

Nesta edição, o programa mostrou como o Estatuto da Criança e do Adolescente continua sendo um marco essencial…

Adelmo Soares destaca mutirão de serviços realizado em São João do Sóter

Deputado criou mutirão de facetas dentárias que superou as expectativas em termos de demanda

Deputado Osmar Filho acompanha entrega de benefícios e obras em Olinda Nova do Maranhão

Parlamentar destacou a importância do programa Maranhão Livre da Fome e elogiou o Governo por movimentar a economia…

Fred Maia anuncia audiência pública com Equatorial Energia para esclarecimentos sobre serviços prestados no interior

Deputado informou que a audiência foi marcada após diversas reclamações de gestores municipais sobre quedas constantes de energia,…

Florêncio Neto parabeniza Carlos Brandão por construção de acesso a praia em Cajapió

Praia de Itapéua está garantindo geração de emprego, renda e diversão às famílias do município

Assembleia Legislativa faz um minuto de silêncio em memória de servidores da Casa

homenagem foi prestada em memória dos servidores da Casa,  Péricles Melo Oliveira e José Maria Silva Cavaignac

Alema aprova criação da Política de Conscientização das Doenças Psíquicas

Política será implementada por meio de ações coordenadas entre órgãos públicos e segmentos da sociedade civil organizada