01 de outubro de 2025
Florêncio Neto destaca avanços do Maranhão na doação e transplante de órgãos
Segundo o parlamentar, o estado vive uma verdadeira revolução silenciosa, resultado dos investimentos realizados pelo Governo do Maranhão
Agência Assembleia
Na sessão plenária desta quarta-feira (1º), o deputado Florêncio Neto (PSB) ressaltou a importância do ‘Setembro Verde’, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, e destacou os avanços que o Maranhão vem alcançando nesta área.
Segundo o parlamentar, o estado vive uma verdadeira revolução silenciosa, resultado dos investimentos realizados pelo Governo do Maranhão, que já possibilitaram a realização dos primeiros transplantes cardíaco, de fígado e de córnea em território maranhense.
Os números reforçam esse cenário de transformação. Entre 2022 e 2024, o Maranhão registrou aumento de 366% no número de doadores efetivos de órgãos, alcançando 56 doações.
“No ranking nacional, o estado subiu da última posição para a 13ª colocação. A taxa de doadores por milhão de habitantes passou de 1,7 em 2022 para 8,2 em 2024, impulsionando um crescimento de 177% no número de transplantes realizados no mesmo período”, afirmou o parlamentar. Somente em 2024, foram contabilizados 75 transplantes de órgãos, 56 captações de múltiplos órgãos e 461 transplantes de córneas, aumentos expressivos de 177%, 360% e 246%, respectivamente, em comparação com 2022.
Florêncio Neto ressaltou também que esse avanço representa mais que estatísticas, significa qualidade de vida, esperança e o direito de recomeçar para centenas de maranhenses. “Estamos falando de pessoas que recuperam a autonomia, de famílias que voltam a sorrir e de sonhos que se tornam possíveis”, afirmou.
O parlamentar lembrou que, até bem recente, o tempo de espera por um transplante de córnea no Maranhão chegava a quatro anos. Hoje, já houve redução de um ano e meio nesse período, e a expectativa é de que, até 2026, nenhum maranhense permaneça na fila de espera por esse tipo de procedimento.
Outro marco celebrado foi a realização dos primeiros transplantes cardíaco e hepático no estado. “Antes, o Maranhão ocupava a última posição nesse critério. Agora, já estamos em 11º lugar e, mantendo esse ritmo, em breve estaremos entre os dez estados que mais realizam transplantes no Brasil”, destacou.
O deputado reforçou que a doação de órgãos deve ser tema constante no dia a dia das famílias. “É fundamental conversar sobre isso, deixar claro aos nossos familiares o desejo de ser doador. Quanto mais pessoas abraçarem essa causa, mais vidas serão transformadas. O trabalho do governador Carlos Brandão tem sido decisivo para que o Maranhão viva este momento histórico”, concluiu.

Mais notícias
Helena Duailibe destaca agenda religiosa e ações sociais realizadas no fim de semana
Período foi marcado por momentos de intensa espiritualidade e convivência comunitária
CCJ dá parecer favorável a MP que amplia valor do benefício do ‘Maranhão Livre da Fome’
Iniciativa objetiva recompor o poder de compra das famílias beneficiárias
Aprovadas MPs que instituem programas que beneficiam gestantes e recém-nascidos e de promoção da geração de emprego e renda
Ambas as matérias foram encaminhadas à promulgação
Assembleia Legislativa faz um minuto de silêncio em memória de Maria do Amparo Fernandes
A servidora pública Maria do Amparo trabalhava como cozinheira no Batalhão de Polícia Militar de Coelho Neto
‘Café com Notícias’ destaca o projeto “Caligrafia Viva”, do Sesc, e reforça importância da leitura e escrita
A bibliotecária Lisiane Bessa explicou que o projeto é desenvolvido por meio de rodas de leitura, oficinas de…
Adelmo Soares reforça apoio a Orleans Brandão e destaca preparo de Iracema Vale
Parlamentar deixou claro que o grupo já possui definição sobre o nome que disputará o Governo do Estado
Presença da campeã mundial Ana Paula marca evento de handebol em Caxias e reforça atuação do deputado Adelmo Soares
Ana Paula participou de treinamentos, rodas de conversa, sessões de autógrafos e momentos de interação direta com os…
‘Revista Maranhão’ debate sobre dignidade menstrual e políticas públicas para mulheres
Advogada Sânya Aquino destaca desafios, avanços e a importância da informação para garantir direitos e dignidade feminina