01 de outubro de 2025
Florêncio Neto destaca avanços do Maranhão na doação e transplante de órgãos
Segundo o parlamentar, o estado vive uma verdadeira revolução silenciosa, resultado dos investimentos realizados pelo Governo do Maranhão

Agência Assembleia
Na sessão plenária desta quarta-feira (1º), o deputado Florêncio Neto (PSB) ressaltou a importância do ‘Setembro Verde’, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, e destacou os avanços que o Maranhão vem alcançando nesta área.
Segundo o parlamentar, o estado vive uma verdadeira revolução silenciosa, resultado dos investimentos realizados pelo Governo do Maranhão, que já possibilitaram a realização dos primeiros transplantes cardíaco, de fígado e de córnea em território maranhense.
Os números reforçam esse cenário de transformação. Entre 2022 e 2024, o Maranhão registrou aumento de 366% no número de doadores efetivos de órgãos, alcançando 56 doações.
“No ranking nacional, o estado subiu da última posição para a 13ª colocação. A taxa de doadores por milhão de habitantes passou de 1,7 em 2022 para 8,2 em 2024, impulsionando um crescimento de 177% no número de transplantes realizados no mesmo período”, afirmou o parlamentar. Somente em 2024, foram contabilizados 75 transplantes de órgãos, 56 captações de múltiplos órgãos e 461 transplantes de córneas, aumentos expressivos de 177%, 360% e 246%, respectivamente, em comparação com 2022.
Florêncio Neto ressaltou também que esse avanço representa mais que estatísticas, significa qualidade de vida, esperança e o direito de recomeçar para centenas de maranhenses. “Estamos falando de pessoas que recuperam a autonomia, de famílias que voltam a sorrir e de sonhos que se tornam possíveis”, afirmou.
O parlamentar lembrou que, até bem recente, o tempo de espera por um transplante de córnea no Maranhão chegava a quatro anos. Hoje, já houve redução de um ano e meio nesse período, e a expectativa é de que, até 2026, nenhum maranhense permaneça na fila de espera por esse tipo de procedimento.
Outro marco celebrado foi a realização dos primeiros transplantes cardíaco e hepático no estado. “Antes, o Maranhão ocupava a última posição nesse critério. Agora, já estamos em 11º lugar e, mantendo esse ritmo, em breve estaremos entre os dez estados que mais realizam transplantes no Brasil”, destacou.
O deputado reforçou que a doação de órgãos deve ser tema constante no dia a dia das famílias. “É fundamental conversar sobre isso, deixar claro aos nossos familiares o desejo de ser doador. Quanto mais pessoas abraçarem essa causa, mais vidas serão transformadas. O trabalho do governador Carlos Brandão tem sido decisivo para que o Maranhão viva este momento histórico”, concluiu.

Mais notícias
Osteoporose é abordada no ‘Café com Notícias’
Programa recebeu o médico ortopedista Tiago Menescal
Assembleia faz minuto de silêncio em memória de ex-prefeitos maranhenses e ex-diretor de presídio
Homenagens póstumas atenderam à solicitação de diversos deputados
Memorial do Legislativo destaca exposição de leis voltadas à saúde da mulher em alusão ao Outubro Rosa
Mostra ‘Nosso Direito em Lei’ ressalta a atuação da Assembleia Legislativa do Maranhão em prol de políticas públicas que…
Creche-Escola Sementinha promove evento comemorativo ao Dia do Professor
Ações de autocuidado, como dicas de maquiagem, e momento de confraternização e lanche marcaram a ação de comemoração…
‘Saúde e Bem-Estar’ entrevista a escritora e compositora LaurenTina Veloso
Ela falou sobre o livro “Transição”, que aborda temas de autoconhecimento, autoestima, liberdade e espiritualidade
‘Diário da Manhã’ – Secretário Júnior Marreca ressalta alcance do Programa Juros Zero
Em entrevista, titular da Seinc afirmou que medida visa a descentralização das políticas de desenvolvimento e a valorização da Região…
Deputado Davi Brandão lança a segunda edição do Preparadão ENEM Bacabal
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de terça-feira (14) a sexta-feira (17), com 500 vagas disponíveis
Osmar Filho entrega óculos do programa ‘Cuidar dos Olhos’ em São José de Ribamar
Programa tem se destacado como uma importante iniciativa social no estado