05 de dezembro de 2024
Gabriel Furtado dá detalhes sobre o Sistema Defensoria Protetiva no ‘Café com Notícias’
Lançamento do Sistema Defensoria Protetiva será nesta quinta-feira (5), no auditório do edifício-sede da DPE/MA, às 14h30
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, foi o convidado do programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (5), na TV Assembleia. Na conversa com a jornalista e apresentadora Elda Borges, ele falou sobre o lançamento do Sistema Defensoria Protetiva.
O objetivo do sistema é ser um canal seguro e eficiente com o cidadão. A ferramenta é destinada ao recebimento de solicitações de pedidos de Medida Protetiva de Urgência (MPU) decorrentes de violência doméstica e familiar.
“Esse sistema visa à proteção, o acesso à justiça, de mulheres que estão sendo vítimas de violência doméstica. Pretende ser mais uma ferramenta, mais um canal que a mulher vítima de violência pode usar e a gente tentou fazer o mais simples possível, o mais fácil de usar”, observou o defensor-geral.
O lançamento do Sistema Defensoria Protetiva será nesta quinta-feira (5), no auditório do edifício-sede da Defensoria Pública do Maranhão, no bairro do Renascença II em São Luís, às 14h30.
Enfrentamento
Coordenado pela 1ª Subdefensoria-geral do Estado, o Sistema terá a responsabilidade de monitorar o funcionamento, implementar melhorias e acompanhar dados estatísticos para o desenvolvimento de novas ações de enfrentamento à violência contra a mulher.
Sobre o funcionamento do sistema, Gabriel Furtado explicou que ele foi desenvolvido para que a vítima de violência coloque o mínimo de informações.
“Ela coloca o nome dela, o nome do agressor e onde está acontecendo a violência. Isso basta, ela não precisa preencher com RG, CPF e milhões de dados. Ultrapassado isso, tem um local de marcar um ‘x’ dizendo o tipo de violência que está sofrendo, acompanhada de expressões do cotidiano que ajude aquelas pessoas mais leigas a identificar essa violência”.
E o defensor reforçou que o sistema usa uma linguagem simples, permitindo que a pessoa entenda o que está sendo dito e consiga transmitir o direito dela. A plataforma permite que a vítima envie áudio, descrevendo a situação e esse áudio será transcrito automaticamente.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309) e está disponível no canal da emissora no YouTube.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios