07 de agosto de 2025
Helena Duailibe celebra o Dia Nacional da Saúde e destaca avanços na área
A parlamentar ressaltou que a data vai além de um marco no calendário, sendo um convite à reflexão sobre o bem mais precioso: a vida
Assecom / Dep. Helena Duailibe
Na volta dos trabalhos legislativos após o recesso parlamentar, a deputada estadual Helena Duailibe (PP) utilizou a tribuna para destacar a importância do Dia Nacional da Saúde, comemorado no último dia 5 de agosto. A parlamentar ressaltou que a data vai além de um marco no calendário, sendo um convite à reflexão sobre o bem mais precioso que possuímos: a vida.
Segundo Helena Duailibe, cuidar da saúde não se resume apenas à realização de consultas médicas. “É também sobre prevenção, boas escolhas e atitudes conscientes no dia a dia. É ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente e, sobretudo, cuidar da saúde mental, que ainda é muitas vezes negligenciada”, afirmou.
A deputada também destacou os avanços significativos que o Maranhão tem conquistado nos últimos meses na área da saúde pública. Segundo ela, um dos principais marcos foi o início da realização de transplantes no Hospital Carlos Macieira, unidade referência em atendimentos de alta complexidade.
Desde dezembro de 2024, o hospital foi autorizado a realizar transplantes. Até o momento, sete procedimentos já foram executados: três de fígado e quatro de rim. O primeiro transplante renal aconteceu em março deste ano e, na última semana, foram realizados quatro novos procedimentos, incluindo o primeiro transplante hepático da unidade.
Serviços
Helena Duailibe ressaltou ainda que esses avanços são reflexo de um governo que prioriza a vida e o bem-estar da população. “O Maranhão tem um governador compromissado com a saúde. Carlos Brandão tem investido em infraestrutura, em equipes qualificadas e na ampliação de serviços essenciais. Isso representa um marco histórico para a saúde pública do nosso estado. Isso é mais do que números, estamos falando de vidas salvas, de esperança renovada para famílias e de um recomeço para muitos maranhenses”, frisou.
A deputada também destacou a importância da doação de órgãos. “Não podemos deixar de lembrar o quanto é fundamental falar sobre doação de órgãos. É um gesto de amor extremo. Famílias que, mesmo em meio à dor da perda, escolhem transformar o luto em solidariedade, salvando vidas. A essas famílias, todo o nosso respeito e gratidão”, concluiu.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios