27 de março de 2025
Hemetério Weba solicita Casas de Farinha para fortalecer a agricultura familiar em 12 municípios
Pedido contempla Presidente Médici, Pinheiro, São Bento, Palmeirândia, Nova Olinda, Santa Helena, Araguanã, Junco do Maranhão, Turilândia, Mirinzal, Amapá do Maranhão e São Vicente Férrer

Assecom/ Dep. Hemetério Weba
O deputado estadual Hemetério Weba (PP) apresentou indicações à Mesa Diretora da Assembleia solicitando a instalação de Casas de Farinha em 12 municípios do Maranhão. O objetivo da ação é modernizar a produção de farinha de mandioca, gerar mais renda para os pequenos agricultores e fortalecer a agricultura familiar no estado.
As cidades contempladas nas indicações são Presidente Médici, Pinheiro, São Bento, Palmeirândia, Nova Olinda do Maranhão, Santa Helena, Araguanã, Junco do Maranhão, Turilândia, Mirinzal, Amapá do Maranhão e São Vicente Férrer. As solicitações foram encaminhadas, via oficio, ao governador Carlos Brandão (PSB) e ao secretário de Estado de Agricultura Familiar, Bira do Pindaré.
A farinha de mandioca é um alimento essencial na culinária maranhense e também representa uma importante fonte de sustento para milhares de famílias de agricultores familiares. No entanto, a maioria das casas de farinha ainda carece de estrutura adequada e utiliza equipamentos ultrapassados, o que compromete tanto a qualidade quanto a quantidade da produção. A implantação de novas Casas de Farinha permitirá melhores condições de trabalho, além de possibilitar a capacitação dos produtores em boas práticas de processamento.
O deputado Hemetério Weba ressaltou a importância da iniciativa e destacou o compromisso do governador Carlos Brandão com o desenvolvimento da agricultura no Maranhão.
“Solicitei essas Casas de Farinha para melhorar as condições de trabalho e aumentar a renda dos nossos agricultores familiares. A farinha é um dos alimentos mais consumidos no Maranhão, mas ainda existem muitas dificuldades por falta de estrutura. Acredito que o governador Carlos Brandão, que sempre demonstrou apoio ao setor produtivo, atenderá essa demanda de forma a beneficiar diretamente as famílias que dependem dessa atividade”, afirmou o deputado.
Mais notícias
Revista Maranhão aborda aumento de casos de síndromes gripais no Maranhão
Programa recebeu a secretária adjunta da SES, Débora Campos, que falou sobre as ações do Governo do Estado…
Guilherme Paz participa de entrega de obras em São João dos Patos
Deputado reforçou a parceria com o município e o compromisso com a população de São João dos Patos
Audiência pública discutirá melhorias para curso de Medicina em Caxias
Audiência é proposta do deputado estadual Catulé Júnior
‘Pautas Femininas’: Helena Duailibe reforça importância da representatividade feminina no Legislativo
Parlamentar também celebrou o crescimento da presença feminina no Parlamento
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda os 28 anos da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó
Entidades de proteção da área ambiental, promoverão atividades comemorativas, a partir de sábado,21, quando será realizado um mutirão…
‘Diário da Manhã’ esclarece dúvidas sobre direitos de usuários de estacionamentos de veículos
O Código do Consumidor determina, por exemplo, que a empresa é responsável por danos ou perdas e proíbe…
‘Café com Notícias’ destaca o mapeamento do Ecossistema da Inovação do Maranhão
Iniciativa estratégica da Secti visa identificar quem são, onde estão e como os agentes envolvidos com inovação podem…
‘Mais Saúde’ aborda a importância da prática de atividades físicas na terceira idade
O profissional de Educação Física Maurício Lima destacou que, com o envelhecimento, perde-se força e massa muscular, o…