27 de março de 2025
Hemetério Weba solicita Casas de Farinha para fortalecer a agricultura familiar em 12 municípios
Pedido contempla Presidente Médici, Pinheiro, São Bento, Palmeirândia, Nova Olinda, Santa Helena, Araguanã, Junco do Maranhão, Turilândia, Mirinzal, Amapá do Maranhão e São Vicente Férrer
Assecom/ Dep. Hemetério Weba
O deputado estadual Hemetério Weba (PP) apresentou indicações à Mesa Diretora da Assembleia solicitando a instalação de Casas de Farinha em 12 municípios do Maranhão. O objetivo da ação é modernizar a produção de farinha de mandioca, gerar mais renda para os pequenos agricultores e fortalecer a agricultura familiar no estado.
As cidades contempladas nas indicações são Presidente Médici, Pinheiro, São Bento, Palmeirândia, Nova Olinda do Maranhão, Santa Helena, Araguanã, Junco do Maranhão, Turilândia, Mirinzal, Amapá do Maranhão e São Vicente Férrer. As solicitações foram encaminhadas, via oficio, ao governador Carlos Brandão (PSB) e ao secretário de Estado de Agricultura Familiar, Bira do Pindaré.
A farinha de mandioca é um alimento essencial na culinária maranhense e também representa uma importante fonte de sustento para milhares de famílias de agricultores familiares. No entanto, a maioria das casas de farinha ainda carece de estrutura adequada e utiliza equipamentos ultrapassados, o que compromete tanto a qualidade quanto a quantidade da produção. A implantação de novas Casas de Farinha permitirá melhores condições de trabalho, além de possibilitar a capacitação dos produtores em boas práticas de processamento.
O deputado Hemetério Weba ressaltou a importância da iniciativa e destacou o compromisso do governador Carlos Brandão com o desenvolvimento da agricultura no Maranhão.
“Solicitei essas Casas de Farinha para melhorar as condições de trabalho e aumentar a renda dos nossos agricultores familiares. A farinha é um dos alimentos mais consumidos no Maranhão, mas ainda existem muitas dificuldades por falta de estrutura. Acredito que o governador Carlos Brandão, que sempre demonstrou apoio ao setor produtivo, atenderá essa demanda de forma a beneficiar diretamente as famílias que dependem dessa atividade”, afirmou o deputado.
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar