06 de setembro de 2024
Historiador Euges Lima destaca os 412 anos de São Luís no ‘Café com Notícias’
Estudioso assinalou que, além de ‘ludovicense’ e ‘são-luisense’, a pessoa que nasce em São Luís também pode ser chamado de ‘Gonçalvino’

Agência Assembleia/Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
Única capital do Brasil fundada por franceses – pelo menos essa a versão contada oficialmente nos livros – São Luís completa 412 anos de história neste domingo (8). Em alusão à data, o programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (7), na TV Assembleia, recebeu o historiador e professor Euges Lima, que falou sobre a história da fundação da capital maranhense.
‘Cidade dos Azulejos’, ‘Athenas Brasileiras’, ‘Jamaica Brasileira’ e ‘Ilha do Amor’ são alguns nomes atribuídos a São Luís, cada um remetendo a um significado específico. Justamente essas diversas versões sobre a história da capital maranhense foram explicadas por Euges Lima durante a entrevista.
Ele também falou que, além de ‘ludovicense’ e ‘são-luisense’, a pessoa que nasce em São Luís também pode ser chamado de ‘Gonçalvino’, expressão essa que já não é tão conhecida e utilizada. “Essa é uma forma também de se diferenciar, de ser singular. Isso esteve muito presente em nossa cultura, sobretudo no século XX, e perdura até os dias de hoje”, explicou o professor.
Fundação da cidade
Sobre a fundação da cidade por franceses, o pesquisador também destacou que há controvérsias na temática. “Há uma controvérsia que não começou hoje, mas já tem um certo tempo. Ela se intensificou nas últimas décadas com o lançamento de um livro de uma historiadora local, a professora Maria de Lourdes Lacroix, questionando a fundação francesa. Ela faz isso com bastante fundamentação, propriedade e de forma muito convincente. Esse trabalho causou uma polêmica muito grande e abalou a certeza que os historiadores e a sociedade ludovicense tinha sobre a fundação da cidade”, disse.
Euges Lima pontuou ainda que outros historiadores e pesquisadores, em décadas passadas, também já haviam questionado a fundação francesa da capital maranhense com base em argumentos parecidos com o da professora Maria de Lourdes Lacroix.
Euges Lima é graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) com pós-graduação em Teoria e Metodologia para o Ensino da História. Historiador, pesquisador, bibliófilo, palestrante e professor da rede pública de ensino, ele foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) nos biênios 2014/2016 e 2016/2018.
O programa ‘Café com Notícias’, apresentado pela jornalista Elda Borges, é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…