17 de janeiro de 2025

Historiadora aborda contexto histórico de fundação da Assembleia Legislativa do Maranhão

A pesquisadora Edyen1e Moraes citou fatos importantes da vida nacional e do Maranhão, que marcaram a política à época e a fundação da Alema

Historiadora aborda contexto histórico de fundação da Assembleia Legislativa do Maranhão

Professora Edyene Santos informou que nesses 190 anos de atividades, o Parlamento maranhense teve membros de reconhecida importância histórica

Agência Assembleia

Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, a historiadora Edyene Moraes Santos discorreu, nesta sexta-feira (17), sobre o contexto histórico de fundação da Assembleia Legislativa do Maranhão. Em conversa com o jornalista Ronald Segundo, a pesquisadora fez um relato sobre episódios que culminaram com a fundação da Alema em fevereiro de 1835.

Na entrevista, a historiadora citou fatos importantes da vida nacional e do Maranhão, que marcaram a política do País, a partir do Primeiro Império até chegar à noção de democracia que se tem hoje, cujo princípio fundamental é a ideia de que o poder emana do povo e em seu nome é exercido.

Ela frisou que um dos fatos mais longínquos, atrelados ao Parlamento estadual, reporta à primeira Constituição Brasileira, de 1824, outorgada por D. Pedro I, que criou os Conselhos Gerais das Províncias (nessa época ainda não havia estados e municípios).

“Essas estruturas não tinham poderes legislativos, mas a elas competia elaborar projetos de interesse específico da região, de acordo com o grau de urgência e necessidade. Apesar de a Carta Magna ter vigorado a partir de 1824, o Conselho Geral da Província só foi instalado no Maranhão em 1º de dezembro de 1829. Este Conselho teve seis anos de existência, encerrando suas atividades em 1835, para dar lugar à Assembleia Legislativa Provincial, que se estenderia até 1889. Com ela surgiram os deputados provinciais”, explicou a historiadora.

Congressos

Com o golpe que derrubou o regime imperial e instituiu a República, a partir de 1889, os conselhos provinciais passaram a denominar-se Congressos dos Estados.

“Nessa etapa da história cabe destacar que o Congresso do Maranhão, oriundo da República, chegou a eleger, de forma indireta, o primeiro governador do Estado, José Lourenço de Sá Albuquerque, que, meses depois, seria deposto numa manobra da oposição liderada pelo deputado Benedito Leite com o apoio do Exército”, assinalou a historiadora.

A partir daí, uma sequência de acontecimentos alterou a noção de identidade nacional. Golpes e revisões constitucionais deram a tônica do século XX, determinando uma série de fechamentos e reaberturas do Legislativo maranhense, sendo que o último grande abalo verificou-se com a deposição do presidente João Goulart, em 1964, o que repercutiu fortemente na Assembleia Legislativa do Maranhão, com a cassação de mandatos, prisões e ameaças de torturas.

A professora Edyene Santos frisou que nesses 190 anos de atividades, o Parlamento maranhense teve entre seus membros personagens históricos de reconhecida importância, como João Lisboa, Sotero dos Reis, Odorico Mendes, Benedito Leite, Genésio Rego, Tarquínio Lopes, Barbosa de Godois, Viveiros de Castro, Domingos Barbosa, Dunshee de Abranches, Viriato Corrêa, Lino Machado, Rosa Castro, Zuleide Bogéa, Fernando Viana, Orlando Leite e Erasmo Dias, dentre outros.

Mais notícias

Programa Papo Cidadão aborda o autismo e a campanha Abril Azul

A fonoaudióloga Maria de Paula explicou o que é o transtorno, sinais, cuidados e o papel da família…

‘Diário da Manhã’ detalha a programação do Maranhão Gestão 2026

Evento, promovido pelo INAED, acontecerá nos próximos dias 13 e 14, no Golden Shopping, e abordará como líderes…

Reflexões sobre o Transtorno do Espectro Autista são destaque no ‘Café com Notícias’

O presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas Autistas da OAB-MA, Wellington Beckman, falou sobre incidência, desafios enfrentados…

Com mutirão, Neto Evangelista amplia acesso ao diagnóstico de TEA na capital

Iniciativa do deputado visa garantir mais cuidado e acesso ao diagnóstico de autismo. Atividade faz parte de uma…

Escola do Legislativo inicia aulas do curso de inglês básico

Turma é formada por servidores da Assembleia Legislativa e, também, por pessoas da comunidade

Helena Duailibe participa das comemorações alusivas aos 106 anos de Coroatá

Foram inauguradas diversas obras importantes para o município

Projeto estabelece diretrizes para a campanha educativa ‘Pequeno Agricultor’

Programa tem como diretrizes incentivar e conscientizar os alunos sobre a importância da permanência do homem na zona…

Avanços no combate ao sub-registro no Maranhão são tema do ‘Diário da Manhã’

Diversas ações vêm sendo realizadas pela Sedihpop para aumentar o número de registros civis no estado; em 20…