08 de fevereiro de 2026
Infectologista destaca aprendizados, desafios e fortalecimento do SUS no programa ‘Mais Saúde’
Maria dos Remédios Branco falou sobre a pandemia de Covid-19
Agência Assembleia
A médica infectologista Maria dos Remédios Branco foi entrevistada no programa ‘Mais Saúde’, exibido neste domingo (8), pela TV Assembleia. Durante a conversa, a profissional abordou as principais conquistas e desafios enfrentados ao longo dos cinco anos desde o início da pandemia de Covid-19, além de tratar de outros temas relacionados à saúde humana.
Ao falar sobre os aprendizados deixados pela pandemia, a especialista ressaltou a importância da vacinação como principal estratégia de enfrentamento às doenças infecciosas. Segundo ela, o período ampliou a atenção da sociedade para novas enfermidades e para a compreensão da mortalidade associada a vírus emergentes.
“Aprendemos a dar atenção a novas doenças, entender melhor a questão da mortalidade e, principalmente, a importância da vacinação. Nos primeiros dois anos da pandemia houve um aumento no número de casos. Já no terceiro ano, com parte da população vacinada, observamos uma queda expressiva no número de óbitos por conta da vacinação”, afirmou a infectologista.
A especialista também chama atenção para o vírus Nipah. Ele é transmitido por morcegos específicos da Ásia e Oceania, sendo considerado de alto risco pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já houve surtos registrados, como na Índia, em 2018.
A transmissão pode ocorrer por contato com secreções dos morcegos em alimentos, como frutas, e, de forma mais rara, entre pessoas próximas, por vias aéreas. “É uma doença que pode ser assintomática ou evoluir para quadros graves, como insuficiência respiratória e encefalite, com letalidade que varia de 40% a 75%”, explica. Não há registros da doença no Brasil até o momento, e o tratamento é de suporte, geralmente em unidades de terapia intensiva (UTI).
Segundo Maria dos Remédios Branco, o acompanhamento de vírus como o Nipah reforça a importância da vigilância epidemiológica e da cooperação internacional. “Essas doenças mostram que precisamos estar atentos ao que acontece no mundo, investir em pesquisa e manter sistemas de saúde preparados para responder rapidamente a possíveis emergências”, ressalta.
O programa ‘Mais Saúde’ é apresentado pelo jornalista Ismael Gama e vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).
Mais notícias
‘Maranhão Rural’ destaca reforma tributária e desafios ao produtor rural
Programa recebeu o advogado tributarista e especialista em Direito do Agronegócio Delcio Neto
Catulé Júnior pede sindicância para investigar denúncias em hospital de Caxias
Parlamentar relatou casos de assédio moral, maus-tratos e aparelhamento político
‘Papo Cidadão’ estreia com dicas de combate ao assédio no Carnaval e como o bom humor faz diferença no tratamento de crianças
A jornalista Milena Dutra recebeu a delegada Kazumi Tanaka e a pediatra Angélica Veiga na estreia do programa,…
Ginecologista esclarece dúvidas sobre métodos contraceptivos e reposição hormonal no ‘Diário da Manhã’
Médica alertou para a importância do acompanhamento de um especialista para garantir escolha adequada, personalizada e segura para…
Projeto “Eu Te Conheço Carnaval” é destaque no ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
Espetáculo estreará neste sábado, na Concha Acústica da Lagoa, e fará o público reviver o mais autêntico Carnaval…
Assembleia Legislativa do Maranhão instalará Frente Parlamentar Católica
Solenidade será realizada na próxima terça-feira, às 8h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa
SindSalem realiza evento comemorativo e define pauta de reivindicações para o ano de 2026
O ato teve como objetivo comemorar 19 anos de lutas em favor da categoria e definir a pauta…
Catulé Júnior reúne representantes de entidades para detalhar lei sobre segurança no turismo
Encontro discutiu legislação que dispõe sobre a regulamentação da segurança no turismo no Maranhão