01 de outubro de 2024
Iracema Vale e Samuel Melo abordam desafios e responsabilidades de prefeitos e vereadores no ‘Contraplano’
Presidente da Assembleia Legislativa e procurador Legislativo da Câmara de São Luís participaram do programa em mais uma edição especial sobre as Eleições 2024
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Às vésperas das eleições do dia 6 de outubro, os desafios e responsabilidades de prefeitos e vereadores no cenário municipal foram discutidos no programa ‘Contraplano’ desta terça-feira (1º), na TV Assembleia. Participaram a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), e o procurador Legislativo da Câmara de São Luís, Samuel Melo.
Com experiências no Executivo e Legislativo municipais, Iracema Vale ressaltou as peculiaridades de cada função, com o prefeito executando as ações propostas e os vereadores fiscalizando e legislando pela garantia de direitos dos cidadãos.
“São funções bem distintas, mas ambos os poderes têm que trabalhar com muita harmonia e botando sempre o interesse e comum, o interesse do povo, acima das diferenças que existem”, afirmou.
A chefe do Legislativo Estadual assinalou que, muitas vezes, por ter o vereador mais perto e este ser o alvo das cobranças da comunidade, o eleitor acaba confundindo as competências das duas funções. “O vereador é o que mais sofre. Eu fui vereadora por dois mandatos e eu sei que ele é o que mais sofre diante de tudo isso”, declarou, reforçando que o vereador fica entre a pressão da população e o poder da execução dos anseios da comunidade, que está com Executivo.
Também assinalou que saber ouvir é primordial na área política. “A gente tem que saber trabalhar com todo mundo. Eu acho que é esse é o segredo para que você faça uma boa gestão, que tem harmonia com a Câmara, que tem harmonia com outros poderes”, observou.
Competência
O procurador Legislativo da Câmara de São Luís, Samuel Melo, assinalou que as competências das funções estão previstas na Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara Municipal e concordou que a relação entre prefeito e vereadores deve ser harmônica, visando o bem da população. “É necessário avançar nesse processo de entendimento para que nós possamos ter, em qualquer município, juntos, trabalho em prol da sociedade”, disse.
Samuel Melo também afirmou que a relação entre Executivo e Legislativo tem que se dá de forma apartidária. “Porque todos ganham. No momento em que você tem um atrito, não consegue desenvolver e dar uma satisfação à sociedade, que realmente está tá atenta ao que está acontecendo”, declarou.
“Aos poucos, a conscientização do político vai no sentido de que as oposições são de ideias”, destacou.
O programa foi mais um da série do ‘Contraplano’ sobre as Eleições 2024, buscando levar informações de relevância para o eleitor e contribuir com um voto mais consciente. A apresentação foi dos jornalistas João Carvalho e Glaucione Pedrozo, diretora adjunta de Comunicação da Assembleia.
O ‘Contraplano’ vai ao ar às terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias
‘Diário da Manhã” detalha a campanha de vacinação contra a bronquiolite no Maranhão
São alvos da ação de imunização, mulheres a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade…
“Maranhão é o terceiro estado que mais investe em Ciência e Tecnologia”, afirma presidente da Fapema à Comissão de Educação da Assembleia
Nordman Wall participou, nesta quarta-feira (10), da reunião da Comissão, que teve como tema “As políticas públicas de…
Deputado Osmar Filho realiza nova entrega de óculos do programa Cuidar dos Olhos em São José de Ribamar
A ação ocorreu no bairro Pindaí e beneficiou centenas de moradores após etapa de consultas, reforçando o alcance…
Direitos humanos nas penitenciárias são tema de entrevista no ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira
A advogada criminalista Beatriz Lago falou sobre a importância do respeito aos direitos humanos e detalhou o projeto…
Helena Duailibe destaca agenda religiosa e ações sociais realizadas no fim de semana
Período foi marcado por momentos de intensa espiritualidade e convivência comunitária
CCJ dá parecer favorável a MP que amplia valor do benefício do ‘Maranhão Livre da Fome’
Iniciativa objetiva recompor o poder de compra das famílias beneficiárias
Aprovadas MPs que instituem programas que beneficiam gestantes e recém-nascidos e de promoção da geração de emprego e renda
Ambas as matérias foram encaminhadas à promulgação
Assembleia Legislativa faz um minuto de silêncio em memória de Maria do Amparo Fernandes
A servidora pública Maria do Amparo trabalhava como cozinheira no Batalhão de Polícia Militar de Coelho Neto