04 de outubro de 2025
Iracema Vale participa da abertura da campanha ‘Maranhão Rosa’
Iniciativa do Governo do Estado é em alusão ao mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama.
Agência Assembleia
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na quinta-feira (2), da abertura oficial da campanha Maranhão Rosa, iniciativa do Governo do Estado em alusão ao mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama.
Durante o evento, Iracema Vale parabenizou o Governo do Estado e fez um agradecimento especial à primeira-dama do Maranhão, Larissa Brandão, pela sensibilidade e protagonismo na condução da campanha.

“Quero parabenizar o Governo do Estado e de uma forma muito especial, parabenizar a primeira-dama Larissa Brandão, que proporcionou um momento de conscientização, troca de experiências e depoimentos incríveis. Esse é um gesto que demonstra cuidado e compromisso com a saúde das mulheres do nosso estado”, destacou a parlamentar.
A programação de abertura contou com apresentações culturais, roda de conversa, corte de cabelo solidário e show com o grupo de teatro Pão com Ovo. A campanha, coordenada pelas secretarias de Estado da Mulher (Semu), da Saúde (SES) e de Governo (Segov), oferecerá ao longo de outubro uma série de ações voltadas à saúde e ao bem-estar feminino.
“O mês de outubro rosa não é só um mês de conscientização. É o mês para a gente se lembrar que todos nós somos responsáveis pela saúde de cada mulher maranhense. Para isso, preparamos uma vasta programação não só em São Luís, mas em várias regiões do Maranhão”, afirmou a primeira-dama, Larissa Brandão.
Entre os destaques está a atuação da Carreta da Mulher, unidade móvel que levará atendimentos gratuitos para mulheres em São Luís e outros municípios maranhenses. Os serviços incluem mamografia, consultas ginecológicas e com mastologista, exames preventivos, ultrassonografia, testes rápidos de ISTs, vacinação, além de ações educativas e atividades físicas.

A campanha Maranhão Rosa foi instituída por lei, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Carlos Brandão em dezembro de 2024. A norma estabelece uma campanha permanente de conscientização e acesso à informação sobre o câncer de mama e outras doenças que atingem diretamente a saúde da mulher.
Também participaram do evento o governador Carlos Brandão (PSB); a secretária de Estado da Mulher, Abgail Cunha; o deputado federal Pedro Lucas (União Brasil); os deputados estaduais Antônio Pereira (PSB) e Helena Dualibe (PP); além de outras lideranças e autoridades.
Mais notícias
Deputado Catulé Júnior tem contribuição política reconhecida e recebe Título de Cidadão Humbertuense
Honraria foi concedida pela Câmara Municipal de Humberto de Campos em retribuição à parceria do parlamentar e contribuições…
‘Mais Saúde’ destaca impacto da obesidade e das novas medicações na saúde ocular
A oftalmologista Acácia Jordão fala sobre a abordagem integrativa na oftalmologia e alerta para efeitos oculares relacionados ao…
Presidente da Fetaema destaca avanços e desafios da agricultura familiar em entrevista ao ‘Maranhão no Campo’
Ângela Silva afirma que os últimos três anos marcaram a retomada do diálogo e fortalecimento das políticas voltadas…
Creche- Escola Sementinha realiza cerimônia de formatura de alunos da Educação Infantil
Evento marcou o fim de um ciclo e reuniu alunos, pais, professores e familiares
‘Em Discussão’ aborda atividades de extensão universitária, educação à distância e outros programas da Uema
A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da instituição, Ilka Serra, detalhou as ações do Uema Net, auxílios…
‘Diário da Manhã’ – Ocupação Barroca SLZ destaca ações culturais no Centro Histórico
Coordenadora de programação e ações educativas do projeto, Lygia Peçanha, falou sobre esta nova edição
‘Café com Notícias’ discute aumento de doenças cardiovasculares e prevenção
Conversa foi com o cardiologista Tácio Danilo Pavão, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Projeto institui Dia do Tropeiro e reconhece tropeirismo como patrimônio cultural e imaterial
Projeto é de autoria do deputado estadual Kekê Teixeira