19 de julho de 2024
Iracema Vale prestigia ato de assinatura de decreto do Programa Maranhão sem Queimadas
Iniciativa do governo do Estado abrange o combate e o controle de queimadas e incêndios florestais, com ações nos municípios

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), acompanhada do deputado Jota Pinto (Podemos), participou do ato de assinatura do decreto que regulamenta o Programa Maranhão Sem Queimadas, proibindo o uso de fogo no estado de 1⁰ de agosto a 30 de novembro. O evento aconteceu no Salão de Atos do Palácio dos Leões, nesta sexta-feira (19).
A presidente Iracema Vale destacou a importante iniciativa do governador Carlos Brandão (PSB) para a preservação do meio ambiente. “O governador acerta mais uma vez com o incentivo à conscientização e à prevenção das queimadas no nosso estado. É uma prática cultural que precisa ser abolida da rotina da população. Parabenizo, também, o secretário de Meio Ambiente, Pedro Chagas, pela sensibilidade em trabalhar para diminuir esse índice preocupante de focos de incêndio no Maranhão”, disse Iracema Vale.
O programa abrange o combate e o controle de queimadas e incêndios florestais, com ações de sensibilização, doação de equipamentos e formação de brigadistas nos municípios.
De acordo com o governador Carlos Brandão, a medida levou em consideração as mudanças climáticas previstas para este ano como redução das chuvas, baixos valores de umidade relativa do ar e temperaturas elevadas.
“A ideia é reduzir os impactos ambientais das queimadas e evitar a formação de incêndios florestais. O programa é uma ação estratégica do Governo do Estado, realizada por meio da Sema, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que tem por objetivo reduzir os focos de incêndio e as queimadas no interior do estado”, explicou Brandão.

O programa conta com a adesão de 66 municípios, locais com maior incidência de queimadas, que terão reforço de equipamentos e estruturas para o Corpo de Bombeiros, brigadas municipais e brigadas voluntárias.
Também durante a solenidade foi lançado o Sistema de Monitoramento Ambiental (Sima), plataforma online que monitora em tempo real o nível dos rios e o volume de chuvas no Maranhão, possibilitando a gestão prévia de enchentes e desastres ambientais no estado. O Sima pode ser acessado no endereço eletrônico https://sima.sema.ma.gov.br.
Mais notícias
Advogada explica implicações do novo acordo de cessar-fogo em Gaza
Entrevistada do programa 'Pautas Femininas' foi Jacqueline Trinta, especialista em Direito Internacional
‘Revista Maranhão’ destaca avanços da agricultura familiar no estado
Assunto foi tratado pelo secretário adjunto de Política Interna da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Joaquim…
Mais de 600 pessoas são atendidas em ação oftalmológica viabilizada por Catulé Júnior em São José de Ribamar
Bairro Parque Vitória recebeu o mutirão Cuidar dos Olhos, idealizado pelo deputado estadual Catulé Júnior, que atendeu mais…
Deputada Dra. Helena Duailibe participa do encerramento do Círio de Nazaré, no Cohatrac
Tradicional festejo, que completou 33 anos, teve procissão saindo da Cohab e celebração no Santuário, no Cohatrac, reunindo…
‘Sustentabilidade na Prática’ detalha ações de fortalecimento da Política de Educação Ambiental
Convidada foi a professora Maria Eliana Alves, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc)
Especialista do Viva Procon esclarece dúvidas sobre relações de consumo no ‘Diário da Manhã’
Ricardo Cruz explicou, por exemplo, qual o prazo para devolução de compras feitas pela internet em caso de…
Deputado Adelmo Soares promove Mutirão de Saúde e Beleza em São João do Sóter
A ação, realizada em parceria com o Governo do Estado, por meio do governador Carlos Brandão, e o…
Consultor orienta, no ‘Café com Notícias’, sobre quais cuidados tomar para evitar cair em golpes
Luís Trabulsi informou que o número de golpes tem crescido e que é necessário redobrar a atenção e…