21 de junho de 2024

Iracema Vale reúne-se com secretária e trata de conflitos agrários em Urbano Santos

Encontro teve como objetivo buscar soluções imediatas para a situação crítica enfrentada pelos moradores da região

Iracema Vale reúne-se com secretária e trata de conflitos agrários em Urbano Santos

Iracema Vale conversa com a secretária de Direitos Humanos do Estado, Lília Raquel Silva de Negreiros

Agência Assembleia

Em uma ação decisiva para enfrentar os conflitos agrários na Comunidade Jussaral, localizada no município de Urbano Santos, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), reuniu-se com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Lília Raquel Silva de Negreiros. O encontro teve como objetivo buscar soluções imediatas para a situação crítica enfrentada pelos moradores da região.

Durante a reunião, Iracema Vale destacou a urgência de medidas efetivas para garantir a segurança e os direitos das famílias afetadas pelos conflitos de terra. “A situação na Comunidade Jussaral é preocupante e exige uma resposta rápida e eficaz das autoridades. Precisamos proteger os direitos dessas famílias e garantir que possam viver em paz e com dignidade”, afirmou a presidente.

A secretária de Direitos Humanos, Lília Raquel, reforçou o compromisso do governo estadual em resolver a questão e apresentou um plano de ação que inclui a fiscalização ambiental e licenciamento; abertura de processos de investigação pela Polícia Civil; levantamento fundiário; programa de proteção das lideranças em situação de ameaça; identificação de grilagem e coordenação com Ministério Público e Judiciário. “Nosso foco é assegurar que os direitos humanos sejam respeitados e que os conflitos sejam solucionados de forma pacífica e justa”, destacou a secretária.

A Comunidade Jussaral tem enfrentado crescentes tensões agrárias, resultando em confrontos e insegurança para os moradores. As lideranças comunitárias têm relatado invasões de terras, ameaças e violência, o que levou a Assembleia Legislativa a intensificar os esforços para encontrar uma solução.
Durante a reunião, a pedido da presidente da Alema, uma equipe da Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade foi enviada ao município imediatamente para verificar as denúncias e ouvir a comunidade.

Além das medidas emergenciais, Vale enfatizou a importância de um trabalho contínuo e estruturado para prevenir futuros conflitos agrários no estado. “Precisamos de uma abordagem integrada que envolva todas as esferas do governo, organizações da sociedade civil e as próprias comunidades. Só assim poderemos garantir uma paz duradoura e um desenvolvimento sustentável para todas as regiões do Maranhão”, afirmou.

A iniciativa da presidente Iracema Vale é um passo importante para a resolução dos conflitos agrários no Maranhão, demonstrando seu comprometimento com os direitos humanos e a justiça social. A Assembleia Legislativa continuará a acompanhar de perto a situação, assegurando que os interesses e direitos das comunidades sejam priorizados.

Mais notícias

Creche- Escola Sementinha realiza cerimônia de formatura de alunos da Educação Infantil

Evento marcou o fim de um ciclo e reuniu alunos, pais, professores e familiares

‘Em Discussão’ aborda atividades de extensão universitária, educação à distância e outros programas da Uema

A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da instituição, Ilka Serra, detalhou as ações do Uema Net, auxílios…

‘Diário da Manhã’ – Ocupação Barroca SLZ destaca ações culturais no Centro Histórico

Coordenadora de programação e ações educativas do projeto, Lygia Peçanha, falou sobre esta nova edição

‘Café com Notícias’ discute aumento de doenças cardiovasculares e prevenção

Conversa foi com o cardiologista Tácio Danilo Pavão, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Fred Maia repercute indicações e pede celeridade em obras para Pedreiras e Trizidela

Ele disse que algumas demandas já foram atendidas, enquanto outras ainda precisam de reforço junto ao Governo do…

Junior Cascaria celebra conquistas e anuncia novas obras para o Médio Mearim

Ele agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo atendimento de demandas históricas

Fred Maia destaca instalação de frigorífico em Pedreiras e reforça necessidade de melhorias na infraestrutura

Fred Maia afirmou que o frigorífico tem potencial para transformar a dinâmica econômica da região