09 de janeiro de 2025
‘Janeiro Branco’ – Psicóloga alerta para cuidados com a saúde mental
Especialista disse que a campanha visa reduzir o estigma associado às doenças mentais, além de incentivar a busca por ajuda profissional e hábitos saudáveis

Agência Assembleia
A psicóloga Evelyn Lindholm alertou, em entrevista ao programa ‘Café com Notícias’, apresentado pela jornalista Elda Borges na TV Assembleia, para os cuidados que as pessoas devem ter com a saúde mental. A campanha Janeiro Branco, que trata do tema, começou no início do ano.
Na conversa com a apresentadora, a psicóloga disse que a campanha acontece há vários anos e que tem ganhado em importância, por conta de todo início de ano ser uma espécie de recomeço, uma folha em branco, justamente a cor da campanha.
“Uma folha em branco na qual a gente pode escrever qualquer coisa. O começo do ano nos possibilita essa autorreflexão. A saúde mental é uma construção. A gente geralmente precisa começar o ano fazendo um planejamento de avaliação emocional e funcional visando à percepção de questões que afetam a qualidade de vida e a saúde mental da gente”, explicou.
De acordo com a especialista, a campanha tem objetivo de reduzir o estigma associado às doenças mentais, além de incentivar a busca por ajuda profissional, fomentar hábitos saudáveis para o bem-estar emocional e combater a ansiedade, o estresse e a depressão, assim como cuidar da saúde mental infantil. Praticar atividades físicas regulares, manter uma rotina de sono saudável e alimentar-se de forma equilibrada também são aspectos que devem ser observados.
“Problema de saúde mental não representa loucura. A gente precisa desmistificar isso. Todos nós, em alguma medida, possuímos repertórios emocionais, passamos por dores, por perdas, e isso precisa ser cuidado, pois, se não fizermos, a gente acumula emoções. Por isso, a importância de procurar um profissional qualificado o quanto antes”, recomendou.
Mais notícias
Catulé Júnior anuncia retomada das obras de recuperação da rodovia MA-034
Deputado ressaltou que continuará acompanhando de perto a execução da obra
Assembleia faz um minuto de silêncio em memória do Monsenhor Mário Racca
Vigário Emérito de Carurapera, Monsenhor Mário Racca deixa um legado marcado por uma trajetória de fé, dedicação e…
‘Saúde e Bem-estar’ debate causas e consequências do transtorno de humor
Programa dessa quarta-feira, na Rádio Assembleia, recebeu o psiquiatra Gustavo Nunes, que falou sobre o assunto
Helena Duailibe destaca ações do governo na saúde e defende ampliação da doação de órgãos
Deputada estadual foi a entrevistada do programa ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira, na Rádio Assembleia
Setembro Verde é tema de entrevista do programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira
Convidada foi a presidente da Associação Maranhense de Síndrome de Down, Ladyane Barros
Escola do Legislativo promove curso sobre Inteligência Artificial aplicada ao Parlamento Estadual
Capacitação, que segue até o dia 12, das 8h às 12h, busca ampliar o uso estratégico da IA…
CCJ dá parecer favorável a MP que cria o programa Tempo de Semear
De autoria do Poder Executivo, iniciativa visa ao aprimoramento das políticas públicas de subsídio voltadas a agricultores
Assembleia faz um minuto de silêncio em homenagem ao presidente da Câmara de São Mateus
Gilvan Moreno faleceu no último domingo (7), gerando comoção na cidade e em toda a região