15 de janeiro de 2025
Jornada Pedagógica: Creche-Escola Sementinha debate autismo na educação
A discussão tem como objetivo conhecer a legislação sobre o tema e garantir que crianças com TEA tenham acesso a uma educação de qualidade
Agência Assembleia
O segundo dia da Jornada Pedagógica realizada pela Creche-Escola Sementinha debateu o autismo na sala de aula. Na manhã desta quarta-feira (15), o corpo educacional da unidade discutiu formas de garantir a inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como as legislações que asseguram o direito desses estudantes.
Para este segundo dia de debate, foi convidado o servidor da Procuradoria da Alema e advogado Ricardo Tadeu Matos Sousa, que ministrou a palestre “Autismo e Educação: um diálogo sobre inclusão, legislação e práticas educacionais”.
De acordo com Cynthia Viera, diretora da Creche-Escola Sementinha, a escolha do tema para a jornada partiu de uma necessidade da própria instituição, tendo em vista a preocupação de dar cada vez mais suporte adequado às crianças com TEA para que elas também se sintam acolhidas e incluídas em todo o processo educacional e, dessa forma, possam crescer de maneira saudável e independente.
E essa preocupação tem razão de ser. Dados do Censo Escolar 2023 mostram que, naquele ano, havia 636 mil alunos com autismo no Brasil. Além disso, em apenas um ano, o número de matrículas de pessoas com TEA passou de 429 mil, em 2022, para 636 mil, em 2023, no país — um aumento de 48%.
Multidisciplinar
Atualmente, a Creche-Escola Sementinha, instituição educacional mantida pela Assembleia Legislativa e coordenada pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), já conta com uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, enfermeiros e outros profissionais para dar todo o suporte adequado às crianças hoje matriculadas na unidade e que foram diagnosticadas com TEA.
Ainda de acordo com Cynthia Viera, também é importante o conhecimento das atuais legislações que versam sobre a temática, com o intuito de garantir que essas crianças tenham o pleno usufruto dos seus direitos, sem qualquer tipo de discriminação.
“Nesse processo formativo, não há como pensar na ação pedagógica sem o respaldo. Nós sabemos que todas as nossas conduções perpassam por leis. O doutor Ricardo vem contribuir dentro dessa concepção jurídica, de que forma nós podemos aprimorar os nossos conhecimentos pedagógicos, fazendo reflexões e análises da nossa prática, para melhorar e atender ao nosso aluno”, pontuou a gestora.
Durante a sua explanação, Ricardo Sousa trouxe para o debate as legislações que garantem os direitos das pessoas com TEA, frisando, inclusive, que a Constituição Federal defende o acesso à educação de qualidade para as crianças com autismo nas instituições de ensino, sejam elas das redes públicas ou privadas.
“Todos têm condições e direito de ter um ambiente de trabalho, saúde, educação de forma igual, mas dentro de suas capacidades, considerando a igualdade que deve existir entre todos na sociedade”, completou o servidor.
Temáticas
Iniciada na terça-feira (14), a Jornada Pedagógica da Creche-Escola Sementinha tem o objetivo de preparar todo o corpo administrativo e pedagógico para o início do ano letivo de 2025. As aulas serão retomadas nos dias 27 de janeiro (Pré-escola e 1º ao 5°ano) e 3 de fevereiro (Maternal I e II).
O intuito também é discutir, avaliar e refletir temáticas voltadas para o âmbito educacional, trazendo mais qualificação para todo o corpo docente da unidade escolar. As atividades da jornada serão retomadas nesta sexta-feira (17), último dia do encontro.
Mais notícias
‘Café com Notícias’ destaca o projeto Praias Seguras e alerta para os cuidados em banhos de mar e rio
O tenente-coronel Marcos Bittencourt, do Corpo de Bombeiros Militar, detalhou o trabalho da corporação, falou sobre incidência e…
Neto Evangelista entrega aparelho de ultrassom ao hospital Aldenora Bello
Equipamento foi adquirido por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado à unidade e será utilizado tanto na…
‘Pautas Femininas’ aborda saúde mental e campanha Janeiro Branco
Psicóloga Rogener Almeida foi a entrevistada
“Sustentabilidade na Prática” aborda o trabalho da Cooperativa de Material Reciclável da Região Metropolitana de São Luís
Entidade recebe materiais recicláveis de catadores autônomos, faz a triagem e encaminha às empresas e instituições, e também…
Procon-MA alerta, no ‘Dário da Manhã’, sobre compras pela internet e promoções de produtos
Consumidor deve desconfiar de preços muito baixos e estar atento às regras para não entregas e falhas dos…
‘Café com Notícias’ detalha o calendário letivo de 2026 da rede estadual de ensino
Programa de aulas seguirá o calendário nacional e deverá ser iniciado no dia 5 de fevereiro; antes, haverá…
Ações da Polícia Militar na Operação Lei Seca é tema do Café com Notícias
O comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária deu mais detalhes sobre como será realizada a operação em São…
Planejamento financeiro para 2026 é tema do Diário da Manhã
O economista José Cursino deu dicas sobre como as pessoas devem se organizar financeiramente para este ano de…