15 de janeiro de 2025

Jornada Pedagógica: Creche-Escola Sementinha debate autismo na educação

A discussão tem como objetivo conhecer a legislação sobre o tema e garantir que crianças com TEA tenham acesso a uma educação de qualidade

Jornada Pedagógica:  Creche-Escola Sementinha debate autismo na educação

Professores e corpo administrativo da Creche-Escola Sementinha assistem à palestra ministrada pelo advogado Ricardo Tadeu Matos

Agência Assembleia

O segundo dia da Jornada Pedagógica realizada pela Creche-Escola Sementinha debateu o autismo na sala de aula. Na manhã desta quarta-feira (15), o corpo educacional da unidade discutiu formas de garantir a inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como as legislações que asseguram o direito desses estudantes.

Para este segundo dia de debate, foi convidado o servidor da Procuradoria da Alema e advogado Ricardo Tadeu Matos Sousa, que ministrou a palestre “Autismo e Educação: um diálogo sobre inclusão, legislação e práticas educacionais”.

De acordo com Cynthia Viera, diretora da Creche-Escola Sementinha, a escolha do tema para a jornada partiu de uma necessidade da própria instituição, tendo em vista a preocupação de dar cada vez mais suporte adequado às crianças com TEA para que elas também se sintam acolhidas e incluídas em todo o processo educacional e, dessa forma, possam crescer de maneira saudável e independente.

E essa preocupação tem razão de ser. Dados do Censo Escolar 2023 mostram que, naquele ano, havia 636 mil alunos com autismo no Brasil. Além disso, em apenas um ano, o número de matrículas de pessoas com TEA passou de 429 mil, em 2022, para 636 mil, em 2023, no país — um aumento de 48%.

Multidisciplinar

Atualmente, a Creche-Escola Sementinha, instituição educacional mantida pela Assembleia Legislativa e coordenada pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), já conta com uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, enfermeiros e outros profissionais para dar todo o suporte adequado às crianças hoje matriculadas na unidade e que foram diagnosticadas com TEA.

Ainda de acordo com Cynthia Viera, também é importante o conhecimento das atuais legislações que versam sobre a temática, com o intuito de garantir que essas crianças tenham o pleno usufruto dos seus direitos, sem qualquer tipo de discriminação.

“Nesse processo formativo, não há como pensar na ação pedagógica sem o respaldo. Nós sabemos que todas as nossas conduções perpassam por leis. O doutor Ricardo vem contribuir dentro dessa concepção jurídica, de que forma nós podemos aprimorar os nossos conhecimentos pedagógicos, fazendo reflexões e análises da nossa prática, para melhorar e atender ao nosso aluno”, pontuou a gestora.

Durante a sua explanação, Ricardo Sousa trouxe para o debate as legislações que garantem os direitos das pessoas com TEA, frisando, inclusive, que a Constituição Federal defende o acesso à educação de qualidade para as crianças com autismo nas instituições de ensino, sejam elas das redes públicas ou privadas.

“Todos têm condições e direito de ter um ambiente de trabalho, saúde, educação de forma igual, mas dentro de suas capacidades, considerando a igualdade que deve existir entre todos na sociedade”, completou o servidor.

Temáticas

Iniciada na terça-feira (14), a Jornada Pedagógica da Creche-Escola Sementinha tem o objetivo de preparar todo o corpo administrativo e pedagógico para o início do ano letivo de 2025. As aulas serão retomadas nos dias 27 de janeiro (Pré-escola e 1º ao 5°ano) e 3 de fevereiro (Maternal I e II).

O intuito também é discutir, avaliar e refletir temáticas voltadas para o âmbito educacional, trazendo mais qualificação para todo o corpo docente da unidade escolar. As atividades da jornada serão retomadas nesta sexta-feira (17), último dia do encontro.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ informa sobre inscrições para feiras e exposições do calendário agropecuário de 2026

Subsecretário da Sagrima destacou o crescimento do setor no estado e reforçou a importância de os municípios garantirem…

Deputado Adelmo Soares fortalece cultura popular com 1ª edição do ‘Caxias Folia’

Evento reuniu mais de 40 blocos e levou às ruas cerca de 5 mil foliões, promovendo integração social…

Florêncio Neto destaca visão municipalista do governador Brandão e agradece por obras em Penalva

Segundo o parlamentar, Penalva tem tido um olhar especial do governador Carlos Brandão, com a execução de diversas…

Café com Notícias’ detalha ações da Campanha Estadual de Prevenção da Gravidez na Adolescência 2026

Iniciativa busca fortalecer ações educativas, ampliar o acesso à informação e promover o planejamento familiar entre adolescentes

Diário da Manhã’ aborda trabalho da Rede de Proteção às Mulheres

Promotora explicou sobre o conjunto de serviços que oferecem acolhimento, apoio psicossocial, jurídico e de segurança a mulheres…

Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval

Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale

Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias

Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo