15 de janeiro de 2025
Jornada Pedagógica: Creche-Escola Sementinha debate autismo na educação
A discussão tem como objetivo conhecer a legislação sobre o tema e garantir que crianças com TEA tenham acesso a uma educação de qualidade
Agência Assembleia
O segundo dia da Jornada Pedagógica realizada pela Creche-Escola Sementinha debateu o autismo na sala de aula. Na manhã desta quarta-feira (15), o corpo educacional da unidade discutiu formas de garantir a inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como as legislações que asseguram o direito desses estudantes.
Para este segundo dia de debate, foi convidado o servidor da Procuradoria da Alema e advogado Ricardo Tadeu Matos Sousa, que ministrou a palestre “Autismo e Educação: um diálogo sobre inclusão, legislação e práticas educacionais”.
De acordo com Cynthia Viera, diretora da Creche-Escola Sementinha, a escolha do tema para a jornada partiu de uma necessidade da própria instituição, tendo em vista a preocupação de dar cada vez mais suporte adequado às crianças com TEA para que elas também se sintam acolhidas e incluídas em todo o processo educacional e, dessa forma, possam crescer de maneira saudável e independente.
E essa preocupação tem razão de ser. Dados do Censo Escolar 2023 mostram que, naquele ano, havia 636 mil alunos com autismo no Brasil. Além disso, em apenas um ano, o número de matrículas de pessoas com TEA passou de 429 mil, em 2022, para 636 mil, em 2023, no país — um aumento de 48%.
Multidisciplinar
Atualmente, a Creche-Escola Sementinha, instituição educacional mantida pela Assembleia Legislativa e coordenada pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), já conta com uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, enfermeiros e outros profissionais para dar todo o suporte adequado às crianças hoje matriculadas na unidade e que foram diagnosticadas com TEA.
Ainda de acordo com Cynthia Viera, também é importante o conhecimento das atuais legislações que versam sobre a temática, com o intuito de garantir que essas crianças tenham o pleno usufruto dos seus direitos, sem qualquer tipo de discriminação.
“Nesse processo formativo, não há como pensar na ação pedagógica sem o respaldo. Nós sabemos que todas as nossas conduções perpassam por leis. O doutor Ricardo vem contribuir dentro dessa concepção jurídica, de que forma nós podemos aprimorar os nossos conhecimentos pedagógicos, fazendo reflexões e análises da nossa prática, para melhorar e atender ao nosso aluno”, pontuou a gestora.
Durante a sua explanação, Ricardo Sousa trouxe para o debate as legislações que garantem os direitos das pessoas com TEA, frisando, inclusive, que a Constituição Federal defende o acesso à educação de qualidade para as crianças com autismo nas instituições de ensino, sejam elas das redes públicas ou privadas.
“Todos têm condições e direito de ter um ambiente de trabalho, saúde, educação de forma igual, mas dentro de suas capacidades, considerando a igualdade que deve existir entre todos na sociedade”, completou o servidor.
Temáticas
Iniciada na terça-feira (14), a Jornada Pedagógica da Creche-Escola Sementinha tem o objetivo de preparar todo o corpo administrativo e pedagógico para o início do ano letivo de 2025. As aulas serão retomadas nos dias 27 de janeiro (Pré-escola e 1º ao 5°ano) e 3 de fevereiro (Maternal I e II).
O intuito também é discutir, avaliar e refletir temáticas voltadas para o âmbito educacional, trazendo mais qualificação para todo o corpo docente da unidade escolar. As atividades da jornada serão retomadas nesta sexta-feira (17), último dia do encontro.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios