19 de setembro de 2024
Jota Pinto aponta avanços alcançados pelo Maranhão no governo de Carlos Brandão
Parlamentar ressaltou seis pontos principais que, segundo ele, impactaram diretamente na economia e na qualidade de vida dos maranhenses, como geração de emprego e crescimento do PIB
Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Na sessão plenária desta quarta-feira (19), o deputado Jota Pinto (PSB) utilizou a tribuna para destacar os avanços significativos que o Maranhão alcançou sob a gestão do governador Carlos Brandão. Em seu discurso, o parlamentar ressaltou seis pontos principais que, segundo ele, impactaram diretamente na economia e na qualidade de vida dos maranhenses.
“Destaco aqui o crescimento na geração de emprego e renda no estado. O Maranhão se posiciona como o primeiro do Nordeste e o quarto no Brasil em criação de empregos formais. Até julho de 2024, já contabilizamos mais de 700 mil empregos com carteira assinada, um fato marcante para nossa economia”, afirmou o parlamentar.
O deputado também destacou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, que registrou uma evolução de 6,4%, sendo o segundo maior do Nordeste e o quinto no país. “Isso é reflexo do aumento da nossa produção e da geração de riqueza, resultando em mais emprego, renda e qualidade de vida”, pontuou.
Já na área de segurança alimentar, Jota Pinto apontou a criação da maior rede de restaurantes populares da América Latina, com 79 novas unidades inauguradas nos últimos dois anos. “O Maranhão, hoje, oferece café da manhã por R$ 0,50, além de almoço e jantar a R$ 1,00, um suporte essencial para mais de 159 municípios”, destacou.
O deputado mencionou, ainda, o resgate de quase 1 milhão de maranhenses da pobreza e extrema pobreza. “Com a combinação de geração de renda e segurança alimentar, o Maranhão tirou 979 mil pessoas da pobreza, o melhor desempenho do Nordeste”, enfatizou.
Além disso, o deputado destacou que o Maranhão superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a realização de cirurgias eletivas.
“Foram realizadas mais de 29 mil cirurgias ortopédicas e outras eletivas, além de procedimentos como catarata e pterígio, que devolveram a visão a milhares de pessoas”, pontuou.
Jota Pinto assinalou, também, o crescimento do turismo, destacando que o Maranhão se tornou um dos maiores destinos turísticos do Brasil.
“Atraímos milhares de turistas, com eventos como o maior São João do mundo e um dos quatro maiores carnavais do país, gerando emprego e renda para mais de 150 mil pessoas. Diante de todos esses feitos, não podemos deixar de vir a essa tribuna, reconhecer que o governo Brandão está no caminho certo, proporcionando desenvolvimento e melhorando a vida dos maranhenses”, concluiu.

Mais notícias
Antônio Pereira destaca inauguração da Estrada do Abacaxi, nova licitação da MA-138 e reforço na segurança em Imperatriz
Deputado destacou importantes ações do governo estadual
Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval
Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale
Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias
Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo
Cláudio Cunha e Yglésio Moisés rebatem oposição e reconhecem melhorias feitas pelo governo estadual no sistema de ferry-boat
Ambos falaram sobre ações realizadas pelo governo visando à melhoria do sistema
Carlos Lula alerta para risco de caos no sistema de ferry-boat durante Carnaval
Parlamentar afirmou que a alta demanda já é previsível nesta época do ano e defendeu planejamento prévio
Assembleia aprova projeto de Wellington do Curso que cria selo “Salão Amigo do Autismo” no Maranhão
Proposta reconhece e incentiva salões de beleza que adotem atendimento especializado
Festa das Cores promove integração e valoriza manifestações culturais na ‘Sementinha’
A proposta envolveu crianças de todas as turmas em momentos de convivência, brincadeiras e apresentações lúdicas
Projeto institui política de atenção à saúde da mulher soropositiva e prevenção da transmissão do HIV
Projeto é de autoria do deputado Wellington do Curso