13 de janeiro de 2025
Junior Cascaria protocola projeto que concede medalha ao velejador Bruno Lobo
Bruno Lobo salvou uma adolescente de 15 anos de um afogamento na praia do Olho d’Água
Assecom / Dep. Junior Cascaria
O deputado estadual Junior Cascaria (Podemos) protocolou, junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, projeto de lei que conce a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ ao velejador Bruno Lobo.
Na sexta-feira (10), o velejador Bruno Lobo salvou uma adolescente de 15 anos de um afogamento na praia do Olho d’Água. O ato de bravura imediatamente tomou conta das redes sociais e teve repercussão nacional. A Medalha ‘Manuel Beckman’ é a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Maranhão.
“A medalha será entregue a Bruno Lobo em reconhecimento ao seu ato de bravura, por não ter medido esforços para prestar socorro à jovem de 15 anos, cumprindo seu dever de cidadão e de ser humano. Ele é merecedor desta justa homenagem, além de exercer com destreza e excelência seu papel no esporte, representando o Maranhão em grandes competições mundo afora”, destacou Junior Cascaria.
Carreira
Bruno Lobo iniciou sua trajetória esportiva na natação muito novo, foi diversas vezes campeão maranhense em sua categoria, competindo em provas regionais e nacionais, além de integrar a Seleção Brasileira de Natação.
Aos 15 anos, migrou para o triathlon, no qual foi campeão brasileiro 16-17 anos, três vezes campeão maranhense e integrou a seleção brasileira na disputa para a vaga nas Olimpíadas da Juventude. Em meio algumas lesões, ingressou na faculdade de medicina e iniciou no kitesurf em 2010, conciliando os treinamentos com os estudos; foi campeão brasileiro de fórmula kite em 2016, atualmente cinco vezes Campeão Brasileiro.
Em 2017 formou-se em Medicina. Em 2019, o atleta conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, na classe Formula Kite. Ele completou a competição com 21 pontos perdidos, após 18 regatas classificatórias e três regatas da medalha, tendo vencido um total de 16 regatas.
Em 2020 terminou sua especialização em ortopedia e traumatologia, aprovado na prova da Sociedade Brasileira de Ortopedia. Em 2024, Bruno também disputou as Olimpíadas de Paris, e participou da semifinal protagonizando uma disputa acirrada com o italiano Riccardo Pianosi.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ destaca benefícios da equoterapia e o papel da Cavalaria da Polícia Militar
Major Aulino Lopes detalha como o uso de cavalos auxilia na reabilitação de pessoas com deficiência
Programa Papo Cidadão aborda o autismo e a campanha Abril Azul
A fonoaudióloga Maria de Paula explicou o que é o transtorno, sinais, cuidados e o papel da família…
‘Diário da Manhã’ detalha a programação do Maranhão Gestão 2026
Evento, promovido pelo INAED, acontecerá nos próximos dias 13 e 14, no Golden Shopping, e abordará como líderes…
Reflexões sobre o Transtorno do Espectro Autista são destaque no ‘Café com Notícias’
O presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas Autistas da OAB-MA, Wellington Beckman, falou sobre incidência, desafios enfrentados…
Com mutirão, Neto Evangelista amplia acesso ao diagnóstico de TEA na capital
Iniciativa do deputado visa garantir mais cuidado e acesso ao diagnóstico de autismo. Atividade faz parte de uma…
Escola do Legislativo inicia aulas do curso de inglês básico
Turma é formada por servidores da Assembleia Legislativa e, também, por pessoas da comunidade
Helena Duailibe participa das comemorações alusivas aos 106 anos de Coroatá
Foram inauguradas diversas obras importantes para o município
Projeto estabelece diretrizes para a campanha educativa ‘Pequeno Agricultor’
Programa tem como diretrizes incentivar e conscientizar os alunos sobre a importância da permanência do homem na zona…