24 de outubro de 2024
Linguagem Simples em sentença judicial é abordada no ‘Café Com Notícias’
Juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, titular da 3ª Vara Criminal de Imperatriz, afirmou que prática visa facilitar entendimento de decisões do Judiciário

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
Assista à entrevista na íntegra
O trabalho da 3ª Vara Criminal de Imperatriz de elaboração de sentenças em Linguagem Simples foi destacado no programa ‘Café Com Notícias’ desta quinta-feira (24), na TV Assembleia. A conversa foi com o juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, titular da vara, que explicou sobre a iniciativa que visa facilitar o entendimento de todas as partes do processo.
“A ideia é abolir determinados termos que o juiz emprega com tanta naturalidade, mas que o cidadão não entende. Então, intimação substituir para notificação, alvará substituir para autorização, algumas palavras que a gente já emprega no ambiente jurídico com tanta facilidade, mas que o cidadão não tem essa mesma familiaridade. A linguagem simples trabalha justamente nisso”, detalhou.
Segundo o magistrado, a decisão de adotar a linguagem simples surgiu da necessidade de “desmistificar” o processo criminal para os cidadãos, seja como vítimas, testemunhas ou réus. “Quando simplificamos a linguagem, colocamos o foco no usuário e em como ele vai compreender a mensagem”, argumentou o juiz, que é coordenador do Toada Lab.
O juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior informou, ainda, que essa postura deverá se tornar comum no Poder Judiciário. “A atual gestão do Tribunal de Justiça do Maranhão preconiza essa ação. Temos, inclusive, uma Comissão Especial para elaborar documentos numa linguagem mais simples”, destacou. O TJMA já recebeu o Selo Linguagem Simples, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por adotar a prática.
Apresentado pela jornalista Elda Borges, o programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…