24 de novembro de 2024
‘Mais Saúde’ aborda a relação entre saúde intestinal e bem-estar emocional
Nutricionista Karine Baldez, especialista em saúde intestinal, foi a convidada da edição

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
CLIQUE AQUI E ASSISTA AO PROGRAMA NA ÍNTEGRA
O programa ‘Mais Saúde’, exibido neste domingo (24), destacou a importância da saúde intestinal para o equilíbrio do organismo e a qualidade de vida. A nutricionista Karine Baldez, especialista em saúde intestinal, foi a convidada da edição e explicou como os cuidados com o intestino impactam diretamente a imunidade, o bem-estar emocional e a saúde como um todo.
Karine ressaltou que o intestino desempenha um papel essencial no sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções e inflamações. No entanto, quando não funciona adequadamente, ele pode refletir negativamente no emocional, provocando alterações como ansiedade e irritabilidade.
“Além de ser responsável pela digestão, o intestino é um dos principais produtores de serotonina, neurotransmissor que está diretamente ligado à sensação de bem-estar. Quando ele não está saudável, não apenas o corpo sente, mas também o nosso estado emocional”, afirmou.
A nutricionista destacou, ainda, a relação entre o emocional e a síndrome do intestino irritável (SII), uma condição funcional que afeta o trato gastrointestinal e a interação entre o intestino e o cérebro, conhecida como eixo intestino-cérebro. Ela explicou que o estresse, a ansiedade e a depressão podem intensificar os sintomas da SII, como dores abdominais, diarreia ou constipação, e inchaço.
“O emocional interfere no funcionamento do intestino, e o desequilíbrio intestinal pode, por sua vez, intensificar problemas emocionais. É um ciclo que precisa ser tratado de maneira integrada, tanto nos aspectos físicos quanto emocionais”, pontuou.
Além disso, ela abordou questões relacionadas a intolerâncias alimentares, como a lactose, e reforçou a importância de práticas que promovam o equilíbrio do microbioma intestinal.
A especialista orientou sobre a adoção de uma alimentação rica em fibras, probióticos e alimentos naturais, além de hábitos simples, como a hidratação adequada, que ajudam a manter a saúde intestinal.
“A saúde intestinal vai muito além da digestão. Ela reflete em várias áreas do corpo, influenciando nossa imunidade, humor e até o desempenho físico. Por isso, é fundamental buscar acompanhamento profissional e adotar uma rotina de cuidados com a saúde”, concluiu.
O programa ‘Mais Saúde’ é apresentado pela jornalista Milena Dutra e vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).
Mais notícias
‘Em Discussão’ detalha operações realizadas pela Polícia Militar do Maranhão em bairros da Grande São Luís
Comandante do Policiamento Metropolitano da Área Oeste da Grande São Luís, tenente-coronel Manoel Alves da Silva Filho destacou…
‘Café com Notícias’ destaca importância e avanço do programa Tô Conectado
Entrevista desta sexta-feira foi com a coordenadora do Núcleo de Inovação e Educação Híbrida da Plataforma Gonçalves Dias,…
Deputado Catulé Júnior destaca gestão de Fred Campos em Paço do Lumiar
O parlamentar elogiou o desempenho do gestor e apontou a administração municipal como modelo de eficiência e resultados…
Davi Brandão destaca trabalho da prefeita de Brejo de Areia
Parlamentar relacionou diversas obras entregues pela gestora
Eric Costa repercute investimentos do Governo do Estado em Davinópolis
Entre as ações, o parlamentar destacou a obra de R$ 22 milhões que prepara a cidade para receber…
Helena Duailibe destaca avanços no atendimento em saúde de alta complexidade no Maranhão
Parlamentar apresentou estatísticas sobre o avanço das ações do governador Carlos Brandão no que diz respeito à melhoria…
Ana do Gás cobra solução para crise de abastecimento d’água em Santo Antônio dos Lopes
Parlamentar criticou a falta de atuação do poder público municipal diante da crise
Coordenadora da Seduc destaca, no ‘Diário da Manhã’, a entrega, aos estudantes, dos tablets do programa Tô Conectado
De acordo com Cláudia Marques Soter, a entrega dos tablets foi iniciada no dia 27 de agosto e…