27 de abril de 2025

‘Mais Saúde’ aborda campanha Abril Laranja

Entrevista sobre mês dedicado à prevenção e combate aos maus-tratos e abandono de animais foi o promotor Cláudio Rebêlo

‘Mais Saúde’ aborda campanha Abril Laranja

Programa 'Mais Saúde' recebeu o promotor Cláudio Rebêlo

Agência Assembleia

Neste domingo (27), o programa ‘Mais Saúde’, da TV Assembleia, conversou com o promotor de Justiça do Meio Ambiente Cláudio Rebêlo Alencar. Ele falou sobre a campanha Abril Laranja, dedicada à prevenção e combate aos maus-tratos e abandono de animais.

Inicialmente, Cláudio Rebêlo explicou o que a campanha Abril Laranja é um momento de reflexão sobre a conscientização da sociedade sobre o combate aos maus-tratos e abandono de animais.

“É um mês em que nós levantamos esse tema tão importante para demonstrar às pessoas que somos um dos seres que habitam a nossa terra e que nós, seres humanos, temos o dever e a obrigação de proteger também os demais seres”, acrescentou.

Atuação do MP

Cláudio Rebêlo esclareceu que o Ministério Público atua tanto na parte civil quanto penal no que se refere à questão de proteção dos animais.

“Quanto aos maus-tratos sensíveis, especificamente, é um crime, previsto no art. 32 da Lei 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais). Atuamos na repressão desse crime e também na conscientização da sociedade. Estamos, agora, elaborando um protocolo de ação interinstitucional na área de maus-tratos e abandono de animais, que vai desde o recebimento da denúncia até o julgamento do processo. O objetivo é termos todos esses órgãos alinhados na atuação aos maus-tratos e abandono de animais”, frisou.

O que é maus-tratos

Cláudio Rebêlo explicou que se considera maus-tratos aos animais não dá uma alimentação adequada, não levar o animal para ter uma convivência social, manter o animal em um cubículo ou acorrentado o dia inteiro expostos a sol e chuva, etc.

“Isso tudo são condutas que caracterizam maus-tratos. Todos os animais são protegidos pela legislação ambiental, o que diferencia é a pena. Em 2000, teve uma alteração com a chamada ‘Lei Sanção’, que majorou a pena. Com relação a maus-tratos com cão e gato, cabe prisão em flagrante, inclusive, com penas de dois a cinco anos. Todos os outros animais têm uma pena mais leve”, destacou.

Por fim, o promotor informou que a população dispõe de vários canais para denunciar os maus-tratos ou abandono de animais.

“A população pode acessar o 190 da Polícia Militar, a Delegacia Especializada em Meio Ambiente, na Promotoria de Justiça do interior ou nas especializadas de Meio Ambiente, Ouvidorias do Ministério Público e pelas redes Sociais. Temos diversos canais que podem receber denúncias, inclusive, de forma anônima, desde que apresentando provas”, finalizou.

O programa, apresentado por Ismael Gama, abordou ainda o mutirão promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que ajudou pacientes com problemas de ouvido, nariz e garganta e informou, no quadro ‘Vacina Sim’, sobre os locais para aplicação da vacina contra a gripe e os cuidados contra a lombalgia, um problema que atinge milhões de brasileiros. E, no quadro ‘Fala, Doutor’, o alerta para os cuidados com a saúde mental do trabalho.

O programa ‘Mais Saúde’ vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV). Assista abaixo:

Mais notícias

Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’

O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias

Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…

Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia,  é destaque no ‘Diário da Manhã’ 

Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…

Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do  ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…

O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia

Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…

Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’

O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…

Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores

Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…

´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos

Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…