07 de dezembro de 2025
‘Mais Saúde’ destaca impacto da obesidade e das novas medicações na saúde ocular
A oftalmologista Acácia Jordão fala sobre a abordagem integrativa na oftalmologia e alerta para efeitos oculares relacionados ao uso de medicamentos antiobesidade
Agência Assembleia / Foto: J.R. Lisboa
A oftalmologista Acácia Jordão foi a convidada do programa ‘Mais Saúde’, exibido neste domingo (7), pela TV Assembleia. Na oportunidade, ela explicou como a oftalmologia tem ampliado sua atuação diante de novas terapias contra a obesidade e dentro de uma visão mais integrativa de cuidado.
Durante a entrevista, a médica explicou que a oftalmologia integrativa não é uma nova especialidade e sim uma mudança de postura na abordagem clínica. “A especialidade é oftalmologia. O termo integrativo significa que precisamos consultar o paciente de maneira mais integral, sem segmentar”, disse.
Segundo ela, o cuidado ocular deve considerar todos os aspectos do indivíduo. “Eu não posso examinar meu paciente como se ele tivesse apenas um par de olhos. Ele é um ser humano com questões físicas, emocionais e espirituais. Tudo isso ele traz para a consulta”, destacou.
Obesidade
Acácia Jordão afirmou que alterações outras áreas do corpo podem repercutir diretamente na visão, como é o caso da obesidade. A médica participou recentemente de um congresso nacional sobre a doença, em São Paulo no qual acompanhou os impactos oculares das novas medicações utilizadas no tratamento da doença.
“As medicações, hoje, estão tirando pacientes de uma cirurgia mutiladora, como a bariátrica. Elas estão trazendo dignidade para muitos pacientes”, relatou. Contudo, ela alerta que o tratamento medicamentoso exige atenção. “Sempre tem efeito colateral e, às vezes, podem ser muito graves, até com risco de cegueira”, afirmou.
A médica explicou que o excesso de peso é um fator de inflamação sistêmica que afeta também a retina. “As células gordurosas são as mais inflamadas do nosso corpo. E a retina é o tecido metabolicamente mais ativo que temos. Qualquer alteração hemodinâmica, metabólica ou hormonal afeta diretamente o olho”, disse.
Acácia Jordão reforça que o uso de medicamentos não exclui hábitos saudáveis. “Você pode estar fazendo um tratamento medicamentoso, mas precisa de dieta e atividade física sempre”, disse.
A médica defendeu que a consulta regular ao oftalmologista precisa ir além da prescrição de óculos. “A oftalmologia vai muito além. Identificamos glaucoma, catarata, alterações de córnea, de íris. É um universo muito grande”, concluiu.
O programa Mais Saúde é apresentado pelo jornalista Ismael Gama e vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).
Mais notícias
Catulé Júnior defende protagonismo da Alema e apoia candidatura de Iracema Vale ao Senado
Deputado destacou importância de manter o bom andamento da Casa e das ações produzidas em 2025
Carlos Lula cobra reajuste do piso salarial dos professores da rede estadual
O parlamentar afirmou ainda que o professor é pilar fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento de um Estado
Junior Cascaria destaca investimentos do Governo do Estado
Parlamentar relatou agendas recentes ao lado do governador, do secretário municipalista Orleans Brandão e da presidente da Assembleia,…
No retorno dos trabalhos, Adelmo Soares destaca ações do governo em municípios da região leste
Segundo o deputado, as atividades se estenderam também por outras cidades do leste maranhense, entre elas Aldeias Altas,…
Plenário faz minuto de silêncio em memória de ex-deputado e empresário
Homenagem foi ao ex-prefeito de Viana e ex-deputado estadual Francisco de Assis de Castro Gomes e ao empresário…
Florêncio Neto destaca serviços realizados no município de Cajapió pelo governo estadual
Segundo o deputado, Cajapió era um município esquecido pela mão do Estado
Deputada Janaína reforça compromisso com população e destaca ações de saúde e infraestrutura em Imperatriz
Parlamentar ressaltou que tem mantido presença constante na Região Tocantina
‘Sustentabilidade na Prática” aborda sistema de adoção e acolhimento para garantia do direito à convivência familiar
A advogada Cynthia Esteves falou também sobre o trabalho desenvolvido por entidades, como a ANGAAD, para o fortalecimento…