25 de agosto de 2024
‘Mais Saúde’ – Especialista aborda prevenção e tratamento de doenças nos pés e tornozelos
Conversa foi com o ortopedista Vinicius Menescal, especialista em tratamento de condições que afetam essas partes do corpo

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
Assista à entrevista na íntegra
O programa ‘Mais Saúde’, que foi ao ar neste domingo (25), na TV Assembleia, trouxe uma entrevista com o ortopedista Vinicius Menescal, especialista em tratamento de condições que afetam os pés e tornozelos. O tema central da conversa foram as doenças mais comuns nessas partes do corpo, com foco na prevenção e tratamento.
Durante a conversa com o jornalista e apresentador Ismael Gama, Vinicius Menescal abordou as principais causas das doenças nos pés, destacando fatores como uso inadequado de calçados, sobrecarga nos pés devido a atividades físicas intensas e o impacto de condições como obesidade e diabetes.
“O uso de calçados apertados ou de salto alto, aliados a longos períodos em pé, são os principais responsáveis pelo desenvolvimento de problemas como esporão no calcanhar e joanetes”, afirmou.
Para evitar lesões nos pés e tornozelos, ele enfatizou a importância de escolher calçados confortáveis e adequados à atividade, além de manter um peso saudável e realizar alongamentos regulares. O médico alertou, ainda, sobre a necessidade de buscar tratamento especializado ao menor sinal de dor ou desconforto, evitando a progressão de condições que podem se tornar crônicas.
Deformidade
Um dos temas destacados durante o programa foi o joanete, uma deformidade óssea que ocorre na base do chamado dedão do pé. “São frequentemente causados por uma combinação de predisposição genética e fatores mecânicos, como o uso prolongado de calçados inadequados”, explicou o ortopedista.
Menescal acrescentou que o tratamento pode variar desde o uso de órteses e ajustes no calçado até intervenções cirúrgicas em casos mais severos.
Outro ponto importante da entrevista foi a busca crescente por tratamentos para condições como esporão no calcanhar e lesões comuns em atletas. “Há uma preocupação crescente com a segurança e eficácia dos tratamentos, especialmente entre atletas, que exigem uma rápida recuperação para voltar às suas atividades”, ressaltou.
Por fim, Vinicius Menescal enfatizou que a prevenção é a chave para evitar muitas das doenças relacionadas aos pés e tornozelos. “Adotar práticas saudáveis, como o uso de calçados adequados, manter um peso corporal ideal e incluir exercícios de alongamento na rotina diária, podem fazer toda a diferença. Além disso, estar atento aos primeiros sinais de desconforto e procurar orientação médica precoce são passos fundamentais para manter a saúde dos pés e evitar complicações”, concluiu.
O programa ‘Mais Saúde’ vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).
Mais notícias
CCJ aprova projeto de intercâmbio para estudantes da rede pública estadual
Projeto de Lei 236/2025 é de autoria do Poder Executivo
Ana do Gás destaca avanços em Barreirinhas e celebra união por melhorias no município
Ela destacou a inauguração do novo Centro Administrativo da cidade, entre outras coisas
Eric Costa defende PL que isenta pessoas com deficiência do pagamento do IPVA
Segundo o parlamentar, a proposta busca simplificar a vida dos contribuintes
Assembleia Legislativa faz minuto de silêncio por morte de vereador
Armando da Taboca da Onça faleceu domingo (15), vítima de acidente de moto
Adelmo Soares destaca impactos dos investimentos no São João na geração de emprego e renda
O parlamentar afirmou que são impactos econômicos significativos, atraindo turistas e incrementando diversos setores da economia
Diretoria de Saúde inicia campanha de vacinação para servidores e parlamentares
Campanha oferece imunizantes contra diversas doenças
Ana do Gás parabeniza governador por reajuste salarial para Polícia Militar e Bombeiros
Ela disse que se trata de uma conquista que representa muito mais do que os números
Alunos de Direito do Cest visitam instalações da Alema e Memorial do Legislativo Maranhense
Visita teve como objetivo conhecer o trabalho da Casa e obter uma visão ampla sobre o Legislativo maranhense