24 de julho de 2025

Maranhão é a quarta economia que mais cresce no país, afirma presidente do Imesc no ‘Café com Notícias’

Ele salientou que o estado tende a crescer acima da média nacional e que o setor primário teve um desenvolvimento bastante expressivo

Maranhão é a quarta economia que mais cresce no país, afirma presidente do Imesc no ‘Café com Notícias’

Na conversa com Elda Borges, Dionatan Carvalho informou que o estudo dos números da economia maranhense faz parte da agenda de trabalho do Imesc

Agência Assembleia

Nesta quinta-feira (24), o programa “Café com Notícias” abordou o crescimento econômico do Estado do Maranhão em entrevista com o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Dionatan Carvalho. Ele afirmou que, segundo  o Centro de Lideranças Públicas (CLP), o Maranhão é a quarta economia que mais cresce em âmbito nacional.

Na conversa com a jornalista Elda Borges, Carvalho informou que o estudo dos números da economia maranhense faz parte da agenda de trabalho do Imesc desde 2006, por intermédio de um convênio com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Adotamos uma metodologia que é seguida por todos os estados. É uma metodologia que se aproxima das contas regionais, considerando que as pesquisas estruturais têm uma defasagem de um ano e o PIB de dois. Enquanto o semestral é mais tempestivo e traz a informação do ano”, destacou.

Crescimento

O presidente do Imesc explicou que o Estado do Maranhão tende a crescer acima da média nacional e que o setor primário teve um desenvolvimento bastante expressivo, da ordem de 11%, neste trimestre.

“Isso faz com que o estado tenha mais ganhos de participação na economia e uma representatividade mais significativa na economia nacional. O setor primário representa 13% da economia maranhense”, afirmou Carvalho.

Ele explicou ainda que o crescimento do setor primário foi provocado pela lavoura temporária, majoritariamente pela produção de grãos, com o aumento da produtividade; e o setor secundário teve como vetor de crescimento a indústria de transformação como, por exemplo, a instalação da indústria de transformação Inpasa, em Balsas.

“Já o setor terciário (comércio e serviços), que apresenta o maior peso na nossa economia, com uma participação próxima de 70%, com destaque para o comércio e prestação de serviços. Destacamos ainda o comércio varejista, que teve um crescimento de mais de 2%”, frisou.

Rendimento

Por fim, o presidente do Imesc salientou que, por conta desse crescimento econômico, a massa de rendimento das famílias aumentou e que o Maranhão é o estado que mais cresce em nível nacional.

“Esse crescimento real faz com que as famílias tenham maior poder de compra, acessando mais bens e serviços. O Maranhão, em termos de Nordeste, é a quarta maior economia em relação ao PIB. Segundo o Centro de Liderança Pública (CLP), somos a quarta economia que mais cresce em âmbito nacional”, enfatizou.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

‘Em Discussão’ destaca projetos da Agência Marandu de Inovação e Empreendedorismo da Uema

O papel da Marandu é incentivar e gerar inovação e novas empresas a partir da universidade, ofertando estrutura,…

‘Diário da Manhã’ aborda tarifaço imposto por Donald Trump e os impactos na economia do Maranhão

Segundo Fernando Mendonça, com o anúncio do tarifaço, o empresariado pisou no freio, analisou o novo cenário da…

‘Diário da Manhã’ destaca ações da Fapema no fomento da ciência e da tecnologia no Maranhão

Entre os projetos destacados está a implantação do Parque Tecnológico, que visa fortalecer a execução de ações integradas…

Desparasitação é tema do ‘Saúde & Bem-Estar’ em conversa com enfermeira Valdilene Aroucha

A especialista explicou que parasitas podem se alojar em diversos órgãos, como intestino e fígado, comprometendo a saúde…

Superintendente da SAF destaca ações de incentivo à produção da agricultura familiar no ‘Diário da Manhã’

Segundo ela, a SAF vem ajudando a adotar novas práticas agrícolas sustentáveis, como a produção agroecologia e a…

‘Diário da Manhã’ – Supervisora destaca início do ‘Qualifica Maranhão’ em carretas-escola na capital

O programa leva capacitação profissional gratuita a jovens e adultos dos 217 municípios, por meio de carretas-escola totalmente…

Feira para valorização do afroempreendedorismo feminino é tema do ‘Revista Maranhão’

A ação reforça a importância do afroempreendedorismo e do fortalecimento econômico das comunidades negras maranhenses

Arquitetos destacam atuação do Instituto da Casa Maranhense e suas práticas socioambientais

Especialistas informaram que o Instituto trabalha em parceria com a comunidade na execução de projetos urbanísticos, em regime…