06 de abril de 2024
‘Maranhão no Campo’ aborda prazos para renegociação de dívidas de empreendedores com o Banco do Nordeste
Convidado do programa foi o superintendente estadual do Banco do Nordeste (BNB) no Maranhão, Isaque Nascimento, que falou sobre o tema

Agência Assembleia
Clique aqui e assista à íntegra da entrevista
O superintendente estadual do Banco do Nordeste (BNB) no Maranhão, Isaque Nascimento, foi o entrevistado do programa ‘Maranhão no Campo’, exibido neste sábado (6), na TV Assembleia. Ele falou sobre os prazos e as condições para que empreendedores rurais, urbanos, agricultores familiares e produtores do agronegócio têm para renegociar suas dívidas com o BNB, que está oferecendo a clientes com dívidas em atraso, descontos de até 90%, em caso de quitação. Já para quem optar em parcelar, o vencimento final poderá se estender até 2032. A renegociação pode ser feita até o dia 24 deste mês.
“Essas condições são oferecidas para operações enquadradas na Lei 14.554, de abril de 2023, que foi uma reedição da Lei 14.166, que trouxe inúmeros benefícios para a classe produtora. A lei prevê descontos que vão de 60% a 90%, a depender do perfil e porte do cliente, tipologia do financiamento, entre outros aspectos”, destacou Isaque Nascimento.
Segundo o superintendente, os benefícios estão sendo concedidos a pessoas físicas e jurídicas com dívidas contratadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e que enfrentaram problemas para honrar as parcelas.
“Outra condição é que a operação precisa estar inadimplente desde o dia 31 de outubro de 2021 e permanecer inadimplente até o dia da renegociação. Além disto, o crédito precisa ter sido devidamente aplicado para a finalidade para a qual o financiamento foi feito”, ressaltou Isaque Nascimento.
Sobre os investimentos feitos pelo BNB no Maranhão no ano passado, Isaque Nascimento destacou que os valores alcançaram a casa dos R$ 6.5 bilhões, sendo a maior aplicação do banco no estado do Maranhão, o que representa um crescimento de 21% em relação ao ano de 2022. “Este ano fechamos o trimestre com números espetaculares, com crescimento em relação ao ano passado e estamos com boa perspectiva para o final deste semestre e para o início do próximo”, enfatizou Isaque Nascimento.
O programa ‘Maranhão no Campo’ trouxe, ainda, nesta edição, a atuação da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, que debateu sobre a gestão de recursos hídricos do Maranhão. Também destacou o fato de o estado ter sido reconhecido pelo Governo Federal como zona livre de febre aftosa sem vacinação.
A atração, comandada pelo apresentador Mário Porto, vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2), com reprise aos domingos, no mesmo horário.

Mais notícias
Catulé Júnior participa do tradicional Café do Trabalhador em São João do Sóter e reforça compromisso com o município
Parlamentar enfatizou sua colaboração com a gestão da ex-prefeita Josa e destacou os desafios e expectativas da atual…
Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim
O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…
‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA
Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…