02 de novembro de 2024
‘Maranhão no Campo’ destaca 2º Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária
Presidente da Comissão Organizadora do 2º Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária, Saraiva Júnior, deu detalhes sobre o evento, que ocorre dias 7 e 8 de novembro

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
Assista ao programa na íntegra
No programa ‘Maranhão no Campo’ deste sábado (2), o presidente da Comissão Organizadora do 2º Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária (Sedagro), Saraiva Júnior, ressaltou a importância do evento, que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa.
Com o tema ‘Ética e Inovação’, o seminário visa fortalecer o trabalho dos servidores da Fiscalização Agropecuária, comprometidos com a saúde pública e a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal no Maranhão.
“A fiscalização agropecuária desempenha um papel vital para o desenvolvimento do setor primário no estado, assegurando que a produção atenda aos padrões sanitários e ambientais,” afirmou.
Saraiva Júnior destacou, ainda, que o seminário representa uma oportunidade única para discutir temas fundamentais, trocar experiências e aprimorar práticas, sempre com foco na ética e inovação.
“Durante o evento, cerca de 150 servidores terão acesso a uma programação diversificada, com palestras que abordarão desde os desafios do dia a dia da fiscalização até a adaptação às novas tecnologias aplicadas à produção agrícola”, explicou.
Além disso, Saraiva afirmou que o objetivo do seminário é capacitar esses profissionais e incentivá-los a adotar práticas inovadoras, promovendo a compatibilidade entre o conhecimento técnico e a vocação agrícola do Maranhão.
Promovido pelo Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (Sinfa/MA), o Sedagro é uma evolução do antigo Encontro Estadual dos Servidores da Fiscalização Agropecuária, que já teve cinco edições. Segundo Saraiva, o novo formato do evento reforça o compromisso da categoria com o desenvolvimento do Maranhão, evidenciando o papel dos servidores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged/MA) no fortalecimento da economia e no avanço social, sobretudo nas áreas rurais.
“Ao investir na qualificação dos nossos servidores, estamos assegurando a inspeção rigorosa dos produtos agropecuários e o manejo correto de resíduos, como as embalagens de defensivos agrícolas, essenciais para a saúde pública e a sustentabilidade no campo”, concluiu.
O programa ‘Maranhão no Campo’ é apresentado por Mário Porto e vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ mostra a força do agro em exposição na Expoema 2025
Programa especial deste sábado mostrou as atrações da exposição, que segue até este domingo (7), e celebrou os…
‘Em Discussão’ detalha operações realizadas pela Polícia Militar do Maranhão em bairros da Grande São Luís
Comandante do Policiamento Metropolitano da Área Oeste da Grande São Luís, tenente-coronel Manoel Alves da Silva Filho destacou…
‘Café com Notícias’ destaca importância e avanço do programa Tô Conectado
Entrevista desta sexta-feira foi com a coordenadora do Núcleo de Inovação e Educação Híbrida da Plataforma Gonçalves Dias,…
Deputado Catulé Júnior destaca gestão de Fred Campos em Paço do Lumiar
O parlamentar elogiou o desempenho do gestor e apontou a administração municipal como modelo de eficiência e resultados…
Davi Brandão destaca trabalho da prefeita de Brejo de Areia
Parlamentar relacionou diversas obras entregues pela gestora
Eric Costa repercute investimentos do Governo do Estado em Davinópolis
Entre as ações, o parlamentar destacou a obra de R$ 22 milhões que prepara a cidade para receber…
Helena Duailibe destaca avanços no atendimento em saúde de alta complexidade no Maranhão
Parlamentar apresentou estatísticas sobre o avanço das ações do governador Carlos Brandão no que diz respeito à melhoria…
Ana do Gás cobra solução para crise de abastecimento d’água em Santo Antônio dos Lopes
Parlamentar criticou a falta de atuação do poder público municipal diante da crise