02 de novembro de 2024
‘Maranhão no Campo’ destaca 2º Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária
Presidente da Comissão Organizadora do 2º Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária, Saraiva Júnior, deu detalhes sobre o evento, que ocorre dias 7 e 8 de novembro

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
Assista ao programa na íntegra
No programa ‘Maranhão no Campo’ deste sábado (2), o presidente da Comissão Organizadora do 2º Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária (Sedagro), Saraiva Júnior, ressaltou a importância do evento, que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa.
Com o tema ‘Ética e Inovação’, o seminário visa fortalecer o trabalho dos servidores da Fiscalização Agropecuária, comprometidos com a saúde pública e a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal no Maranhão.
“A fiscalização agropecuária desempenha um papel vital para o desenvolvimento do setor primário no estado, assegurando que a produção atenda aos padrões sanitários e ambientais,” afirmou.
Saraiva Júnior destacou, ainda, que o seminário representa uma oportunidade única para discutir temas fundamentais, trocar experiências e aprimorar práticas, sempre com foco na ética e inovação.
“Durante o evento, cerca de 150 servidores terão acesso a uma programação diversificada, com palestras que abordarão desde os desafios do dia a dia da fiscalização até a adaptação às novas tecnologias aplicadas à produção agrícola”, explicou.
Além disso, Saraiva afirmou que o objetivo do seminário é capacitar esses profissionais e incentivá-los a adotar práticas inovadoras, promovendo a compatibilidade entre o conhecimento técnico e a vocação agrícola do Maranhão.
Promovido pelo Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (Sinfa/MA), o Sedagro é uma evolução do antigo Encontro Estadual dos Servidores da Fiscalização Agropecuária, que já teve cinco edições. Segundo Saraiva, o novo formato do evento reforça o compromisso da categoria com o desenvolvimento do Maranhão, evidenciando o papel dos servidores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged/MA) no fortalecimento da economia e no avanço social, sobretudo nas áreas rurais.
“Ao investir na qualificação dos nossos servidores, estamos assegurando a inspeção rigorosa dos produtos agropecuários e o manejo correto de resíduos, como as embalagens de defensivos agrícolas, essenciais para a saúde pública e a sustentabilidade no campo”, concluiu.
O programa ‘Maranhão no Campo’ é apresentado por Mário Porto e vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Mais notícias
‘Saúde e Bem-Estar’ reforça a importância de hábitos equilibrados para um emagrecimento saudável
A endocrinologista Natália Rocha enfatizou, no programa, que o emagrecimento saudável não é só a perda de peso,…
‘Café com Notícias’ detalha programação da 6ª Expo Indústria no Maranhão
Conversa foi com a coordenadora Executiva da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Roberta Tanus
Ricardo Arruda cobra solução urgente para disputa territorial entre os municípios de Grajaú e Arame
Deputado reforçou apelo para que os gestores municipais priorizem um acordo que garanta segurança jurídica, continuidade dos serviços…
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão