21 de setembro de 2024

‘Maranhão no Campo’ destaca audiência pública sobre Parque Estadual do Mirador e avanços agrícolas nos Lençóis e Munim

Audiência foi promovida pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e do Meio Ambiente; ambientalista Carlos Marques, analista do Sebrae na Unidade Lençóis Munim, foi entrevistado

‘Maranhão no Campo’ destaca audiência pública sobre Parque Estadual do Mirador e avanços agrícolas nos Lençóis e Munim

Ambientalista Carlos Marques, analista do Sebrae na Unidade Lençóis Munim, com o apresentador Mário Porto

Agência Assembleia/ Fotos: Wesley Ramos 

Assista à entrevista na íntegra 

O programa ‘Maranhão no Campo’, levado ao ar neste sábado (21), na TV Assembleia, destacou assuntos como a audiência pública sobre o georreferenciamento do Parque Estadual do Mirador, realizada na terça-feira (17), no município de Fernando Falcão; e a capacitação e acesso às novas tecnologias para produtores rurais nas regiões dos Lençóis e Munim.

A audiência pública, promovida pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Maranhão, serviu para discutir com a população local o Projeto de Lei nº 280/2024, de autoria do deputado estadual Eric Costa (PSD), que propõe um novo georreferenciamento do Parque Estadual do Mirador.

A reunião aconteceu na Câmara Municipal da cidade, sendo conduzida pelo deputado Eric Costa e com a participação de diversos moradores de toda a região. Durante a audiência pública, foi discutida a situação das comunidades e dos donos de propriedades no município de Fernando Falcão, que tiveram suas terras afetadas com o projeto que visa atualizar o georreferenciamento do Parque Estadual do Mirador, ou seja, estabelecer novos limites para a unidade de conservação ambiental.

Apoio 

No quadro de entrevista, o apresentador Mário Porto recebeu no estúdio da TV Assembleia o ambientalista Carlos Marques, analista do Sebrae na Unidade Lençóis Munim. Na conversa, Carlos Marques discorreu sobre o apoio do Sebrae à realização da Primeira Feira Agrícola do Quilombo Santa Cruz, no interior do Maranhão.

Ele ressaltou a importância da capacitação e destacou ações que visam garantir o acesso às novas tecnologias para produtores rurais nas regiões dos Lençóis e Munim, entre outros assuntos.

Em seguida, o ‘Maranhão no Campo’ exibiu uma reportagem sobre o 5º Diálogo Brasil-Japão, realizado nesta semana em São Paulo (SP), com a presença do governador Carlos Brandão (PSB). O evento destacou a posição estratégica do Porto do Itaqui como principal canal de escoamento da produção de grãos do país, além de demonstrar a capacidade de produção de alimentos pela agricultura familiar no estado em busca de parcerias para novos investimentos no setor.

O 5º Diálogo Brasil-Japão foi organizado pelo Consulado-Geral do Japão e Ministério da Agricultura do Japão. O evento teve a participação de empresários, investidores e representantes do setor público do governo japonês e de outros estados brasileiros.

O ‘Maranhão no Campo’ exibiu também uma reportagem sobre o seminário que discutiu, no sudoeste do Maranhão, as diversas formas de fiscalização do uso dos agrotóxicos. O seminário foi realizado em Imperatriz e contou com a presença de representantes de órgãos públicos responsáveis pelo registro e pela fiscalização de agrotóxicos e insumos agrícolas.

No final do programa, no quadro ‘Arte do Mará’, foi exibida uma reportagem sobre o trabalho da artista plástica Karina Saminez, que produz caricaturas, desenhos de parede, placas personalizadas e artesanatos de madeira. 

O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.

Mais notícias

CCJ dá parecer favorável a MP que institui o Programa de Infraestrutura da Agricultura Familiar

Comissão também aprovou requerimento para audiência pública acerca dos limites territoriais entre os municípios de Arame e Grajaú

Catulé Júnior prevê avanço histórico no turismo maranhense com nova administração do aeroporto de Barreirinhas

Segundo o deputado, a concessionária deverá investir mais de R$ 58 milhões na modernização e adaptação do terminal…

Adelmo Soares destaca avanços do governo e elogia liderança da presidente Iracema Vale

Segundo ele, as ações do Governo do Estado têm promovido mudanças concretas em diferentes regiões

Florêncio Neto destaca início de obras de terminal em Olho d’Água das Cunhãs

Demanda é uma antiga reivindicação dos moradores da região

‘Café com Notícias’ debate avanços no tratamento do HIV e reforça importância da conscientização, prevenção e tratamento

Mais de 27 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença no Maranhão desde 1988, o que, segundo a…

Osmar Filho leva ações de saúde a Penalva e Viana

Ações incluíram consultas e exames oftalmológicos, encaminhamentos cirúrgicos e escolha de óculos, além de atendimentos com clínico geral…

‘Pautas Femininas’ discute impactos jurídicos e emocionais do abandono paterno

Convidada foi a advogada Renata Memória, especialista em Direito das Famílias e Sucessões

Escola do Legislativo inicia segunda edição do Curso de Inteligência Artificial Generativa Aplicada ao Poder Legislativo

O objetivo é fazer com que os participantes tenham fluência em IA e possam interagir melhor com as…