21 de setembro de 2024

‘Maranhão no Campo’ destaca audiência pública sobre Parque Estadual do Mirador e avanços agrícolas nos Lençóis e Munim

Audiência foi promovida pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e do Meio Ambiente; ambientalista Carlos Marques, analista do Sebrae na Unidade Lençóis Munim, foi entrevistado

‘Maranhão no Campo’ destaca audiência pública sobre Parque Estadual do Mirador e avanços agrícolas nos Lençóis e Munim

Ambientalista Carlos Marques, analista do Sebrae na Unidade Lençóis Munim, com o apresentador Mário Porto

Agência Assembleia/ Fotos: Wesley Ramos 

Assista à entrevista na íntegra 

O programa ‘Maranhão no Campo’, levado ao ar neste sábado (21), na TV Assembleia, destacou assuntos como a audiência pública sobre o georreferenciamento do Parque Estadual do Mirador, realizada na terça-feira (17), no município de Fernando Falcão; e a capacitação e acesso às novas tecnologias para produtores rurais nas regiões dos Lençóis e Munim.

A audiência pública, promovida pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Maranhão, serviu para discutir com a população local o Projeto de Lei nº 280/2024, de autoria do deputado estadual Eric Costa (PSD), que propõe um novo georreferenciamento do Parque Estadual do Mirador.

A reunião aconteceu na Câmara Municipal da cidade, sendo conduzida pelo deputado Eric Costa e com a participação de diversos moradores de toda a região. Durante a audiência pública, foi discutida a situação das comunidades e dos donos de propriedades no município de Fernando Falcão, que tiveram suas terras afetadas com o projeto que visa atualizar o georreferenciamento do Parque Estadual do Mirador, ou seja, estabelecer novos limites para a unidade de conservação ambiental.

Apoio 

No quadro de entrevista, o apresentador Mário Porto recebeu no estúdio da TV Assembleia o ambientalista Carlos Marques, analista do Sebrae na Unidade Lençóis Munim. Na conversa, Carlos Marques discorreu sobre o apoio do Sebrae à realização da Primeira Feira Agrícola do Quilombo Santa Cruz, no interior do Maranhão.

Ele ressaltou a importância da capacitação e destacou ações que visam garantir o acesso às novas tecnologias para produtores rurais nas regiões dos Lençóis e Munim, entre outros assuntos.

Em seguida, o ‘Maranhão no Campo’ exibiu uma reportagem sobre o 5º Diálogo Brasil-Japão, realizado nesta semana em São Paulo (SP), com a presença do governador Carlos Brandão (PSB). O evento destacou a posição estratégica do Porto do Itaqui como principal canal de escoamento da produção de grãos do país, além de demonstrar a capacidade de produção de alimentos pela agricultura familiar no estado em busca de parcerias para novos investimentos no setor.

O 5º Diálogo Brasil-Japão foi organizado pelo Consulado-Geral do Japão e Ministério da Agricultura do Japão. O evento teve a participação de empresários, investidores e representantes do setor público do governo japonês e de outros estados brasileiros.

O ‘Maranhão no Campo’ exibiu também uma reportagem sobre o seminário que discutiu, no sudoeste do Maranhão, as diversas formas de fiscalização do uso dos agrotóxicos. O seminário foi realizado em Imperatriz e contou com a presença de representantes de órgãos públicos responsáveis pelo registro e pela fiscalização de agrotóxicos e insumos agrícolas.

No final do programa, no quadro ‘Arte do Mará’, foi exibida uma reportagem sobre o trabalho da artista plástica Karina Saminez, que produz caricaturas, desenhos de parede, placas personalizadas e artesanatos de madeira. 

O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.

Mais notícias

Deputado Antônio Pereira solicita implantação da Patrulha Maria da Penha na Região Tocantina

A indicação prevê a criação da Patrulha na 3ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar, no município de Cidelândia

Aluízio Santos destaca festejo de Nossa Senhora das Dores em Chapadinha

Mais de 25 mil fiéis acompanharam a procissão

 Adelmo Soares destaca, no ‘Diário da Manhã’, sua atuação parlamentar e o alcance do ‘Maranhão Livre da Fome’

Deputado afirmou que tem se posicionado em defesa do Governo do Estado e de programas sociais que trazem…

Psicóloga Bianca Chaves fala sobre projeto Cuidar do Cuidador no ‘Café com Notícias’

Ação tem o objetivo de oferecer suporte psicológico e profissional as mães atípicas

Arnaldo Melo defende obra na MA-372 e atesta que oposição faz crítica vazia ao tentar diminuir impactos das ações do governo

Parlamentar ressaltou a importância e a necessidade da estrada entre os municípios de Mirador e São Domingos do…

Famílias maranhenses poderão receber até R$ 300 com novas ações do programa ‘Maranhão Livre da Fome’

Programa de iniciativa do governo estadual é voltado ao combate à pobreza e à insegurança alimentar

Aprovado projeto que altera lei que reestrutura o Programa Maranhão Solidário

Alterações visam conferir equidade nas responsabilidades das Secretarias de Políticas para as Comunidades e de Representação Social

Junior Cascaria solicita perfuração de poços artesianos para Pedreiras

Propostas foram encaminhadas ao governador Carlos Brandão e ao secretário de Estado de Governo, Márcio Machado