30 de novembro de 2024
‘Maranhão no Campo’ destaca crescimento da agricultura maranhense apontado pelo Imesc
De acordo com dados do Imesc, a agricultura maranhense teve um crescimento de 3,8% nos últimos dois anos

Agência Assembleia
O programa ‘Maranhão no Campo’, levado ao ar neste sábado (30), na TV Assembleia, destacou o crescimento da agricultura maranhense ao longo dos últimos anos, com base em estudos realizados pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia ligada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).
De acordo com dados do Imesc, a agricultura maranhense teve um crescimento de 3,8% nos últimos dois anos E o carro-chefe dessa produção é a soja, depois o milho e o arroz. A reportagem feita pelo jornalista João Carvalho aponta números positivos da agricultura no Maranhão.
O estudo do Imesc mostra que a produção e comercialização agrícola cresceram 3,8% Em números absolutos, a produção passou de pouco mais de 9,4 milhões de toneladas em 2022 para mais de 9,8 milhões de toneladas no ano de 2023.
Em seguida, o ‘Maranhão no Campo’ exibiu uma reportagem mostrando a entrega de alimentos para famílias atendidas pelo Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar (Procaf), criado pelo Governo do Maranhão e executado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).
Agricultura familiar
No quadro de entrevista, o apresentador Mário Porto recebeu no estúdio da TV Assembleia a presidente da Associação Mulheres do Campo em Ação, Maria Antônia Cavalcanti.
Ela explicou que a Associação nasceu com o propósito de dar visibilidade às mulheres que trabalham com agricultura familiar na Ilha de São Luís. Fundada em 2022, na comunidade Coquilho, zona rural da capital, a Associação nasceu da necessidade de dar oportunidade para as mulheres que precisavam ficar em casa para cuidar da família.
“Estas mulheres, normalmente, não têm renda, então começamos a fazer pequenas ações sociais que, com o passar do tempo, cresceram. Foi quando decidimos formalizar para buscarmos mais visibilidade”, explicou Maria Antônia.
Ela acrescentou que a maioria das associações no segmento são comandadas por homens e que isto, de alguma forma, incomodava. “Hoje já participamos de diversos projetos, vendendo nossas mercadorias, possibilitando realmente geração de renda para as mulheres e não só na agricultura, mas no artesanato e na área da cultura”.
Presença feminina
A presença feminina no setor ainda é vista, segundo Maria Antonia Cavalcante, com ressalvas. “A sociedade compreende que a agricultura é feita por homens, isto é cultural. Entende que o trabalho da mulher é menor, mas isto não é verdade, somos muito detalhistas, cuidadosas, o que é um diferencial das mulheres”, frisou.
Durante a entrevista, a presidente da Associação Mulheres do Campo em Ação falou ainda sobre a importância do trabalho em equipe, promoção de eventos para divulgar e vender os produtos da agricultura familiar, a necessidade de combater o machismo e de empoderar as mulheres, entre outros temas.
No final do programa ‘Maranhão no Campo’, no quadro ‘Arte do Mará’, foi exibida uma reportagem especial sobre a criatividade de uma talentosa família de São Luís que cria admiráveis peças artesanais, inspiradas na cultura popular maranhense.
Mais notícias
Crescimento de emprego formal no Maranhão em 2025 é tema do ‘Café com Notícias’
Segundo a coordenadora do Sine, Carla Alcântara, foram criadas 11.400 vagas de janeiro a maio deste ano no…
Pautas Femininas: Especialista destaca protagonismo das mulheres na busca por qualidade de vida
Carol Carvalho abordou a crescente presença das mulheres no universo do exercício físico, fenômeno que acompanha uma mudança…
‘Café com Notícias’ detalha o reforço na segurança de banhistas nas praias da Ilha
Trabalho realizado pelo Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar) visa prevenir acidentes, como afogamentos, por meio de orientações e…
Mutirão de Negociação retoma atendimento em shoppings, informa Procon no ‘Diário da Manhã’
Ricardo Baldez também tirou dúvidas de ouvintes do programa sobre retenção de histórico escolar em caso de inadimplência…
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda Moda Legal, projeto social que incentiva a reutilização de produtos têxteis
Realizado pela Corregedoria-Geral de Justiça do Maranhão, projeto também visa a preservação ambiental e a geração de renda…
Copa Davi Brandão de Futsal estreará em São Luís Gonzaga com mais de R$ 10 mil em premiações
A abertura ocorrerá no próximo dia 7, reunindo atletas da categoria adulto masculino; evento tem como objetivo o…
Programa desenvolvido na terra indígena Araribóia é destaque no ‘Maranhão no Campo’
Executada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Embrapa, iniciativa visa combater a fome e atenuar mudanças…
Helena Duailibe homenageia Corpo de Bombeiros pelo Dia Nacional da categoria
A deputada relembrou ações emblemáticas da corporação que, segundo ela, evidenciam o preparo e o senso de missão…