26 de abril de 2025

‘Maranhão no Campo’ – Feira Emaranhadas fortalece autonomia econômica feminina

Coordenadora do projeto Cultivando Renda, Karoline Ramos, e liderança da comunidade de Tendal Mirim, Ana Lúcia Furtado, foram as entrevistadas

‘Maranhão no Campo’ – Feira Emaranhadas fortalece autonomia econômica feminina

Ana Lúcia Furtado e Karoline Ramos conversaram com o apresentador Mário Porto

Agência Assembleia/ Foto: Meiky Braga

Assista ao programa na íntegra

O programa ‘Maranhão no Campo’, exibido pela TV Assembleia neste sábado (26), recebeu a coordenadora do projeto Cultivando Renda, Karoline Ramos, além da liderança da comunidade de Tendal Mirim, Ana Lúcia Furtado, para discutir a realização da Feira Emaranhadas, que acontecerá no dia 27 de abril, no Porto do Mojó, em Paço do Lumiar.

Em entrevista ao apresentador Mário Porto, as convidadas falaram sobre a importância da iniciativa, que busca fortalecer a autonomia econômica feminina e dar visibilidade à produção agroecológica desenvolvida nos quintais das comunidades tradicionais da Grande Ilha.

“Será a quarta edição da feira, idealizada em 2022, sempre realizada em datas simbólicas. Desta vez, a inspiração veio do Dia da Terra, celebrado em 23 de abril. Queremos provocar a reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente, além de expor e comercializar a produção das nossas comunidades rurais”, afirmou Karoline Ramos.

Segundo ela, o evento incentiva a independência financeira das agricultoras por meio de oficinas e capacitações voltadas para o cultivo de mudas, práticas sustentáveis e geração de renda nos próprios quintais. “Elas têm muito a nos ensinar sobre o cultivo sustentável, sem o uso de agrotóxicos, sobre o respeito aos rios e à economia local”, completou.

Para a liderança Ana Lúcia Furtado, da comunidade Tendal Mirim, a feira representa uma chance de visibilidade para o trabalho das mulheres da região. “Mais do que isso, queremos incentivar as mulheres a olharem para seus quintais como uma oportunidade. É fundamental valorizar a economia gerada pelas mulheres do campo”, pontuou.

Ana Lúcia Furtado reforçou, ainda, o convite para a população participar do evento. “Vai ser um momento muito especial, com plantas medicinais, hortaliças, artesanato, comidas típicas e apresentações culturais. A feira mostra a riqueza do nosso território e a força das mulheres que sustentam, com seus saberes, tanto o campo quanto a cidade”, concluiu.

O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar todos os sábados, às 8h, pela TV Assembleia, com reprise aos domingos, no mesmo horário.

Mais notícias

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…

Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’

Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…